Dia 22 de fevereiro
Amazônia
1956 – Revoltosos deixam Santarém
Santarém continuava sob a posse dos “Rebeldes de Jacareacanga”. Na tarde deste dia, Lameirão, sobrevoando o rio Amazonas no “Beechcraft” avistou uma embarcação que confundiu com o “Presidente Vargas”, de transporte de tropas; na verdade era o “Lobo D’Almada”, que conduzia centenas de civis. Lameirão, muito nervoso, tão logo pousou foi relatar a Haroldo Veloso a necessidade de bombardeá-lo, que preferiu outra alternativa, realizando uma retirada estratégica que, certamente, poupou a vida de centenas de inocentes.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Brasil
1998 – “Central do Brasil” ganha Urso de Ouro
O filme Central do Brasil, de Walter Salles, recebeu o prêmio Urso de Ouro no 48º Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha. Fernanda Montenegro, que no longa fez o papel de uma professora aposentada que escreve cartas na maior estação de trens carioca em troca de um Real, levou a estatueta de melhor atriz. Reconhecido também pelo Júri Ecumênico, Central do Brasil foi o filme que mais acumulou prêmios no balanço da festa.
Leia também:
FEP vence batalha de Monte Castelo, na Itália.
Sepultamento de Café Filho no RJ.
Há 48 anos, Castelo Branco assinava o AI-3.
Instalada em Belém a Santa Casa.
Missão muda para o “berço” de Alenquer.
Bispo de Santarém é nomeado para Bahia.
Sagrada Família é instalada em Aveiro.
Jeso, seria interessante que o S. Canto escrevesse ao blog, contando essa história, que tem a ver com essa estampa da Folha do Norte. Já li um pouco sobre isso, em texto do jornalista Lúcio Flávio Pinto.