por Sidney Canto
Dia 2 de dezembro de 1970
Neste dia, marcado para ser o “dia oficial” do início das obras da construção da BR-163 (Santarém-Cuiabá), acontece o inusitado fato do trator principal não funcionar, fazendo com que as obras iniciem de fato somente no mês seguinte.
Leia também:
Escravos em Santarém.
Henri Condreau chega a São Manuel.
Rei enquadra secretários.
Governador escreve ao vigário.
Expedição chega a Santarém.
Paróquia de S. Francisco, 17 anos.
Em Alter do Chão, a língua geral.
ESSE JULIO FERREIRA PAREÇE NÃO ESTAR SATISFEITO COM AS POSTAGENS DO Pe. Sidney sobre a história da igreja e do Cirío de Santarém… SE ISSO TI ENCOMODA, PQ VC LÊ ENTÃO? Continue postando Pe Sidiney que esses fatos históricos me interesam e muito!
Felizmente foram apenas os rolamentos do escape do trator. A história da BR 163 junta-se a do povo hebreu em seu êxodo, concluído em 40 anos de caminhada. Já ultrapassou-se a duração da saga de Moisés. Do mesmo modo nenhum dos que iniciaram a BR 163 transitou nela pavimentada. Vou parar, senão vão incluir este meu escrito no cânon sagrado como apócrifo.
Ufa, finalmente um assunto que realmente agrada a todos os públicos, pois os anteriores, especialmente sobre o círio, só contemplam um público: o católico. Seria bom que o padre historiador também escrevesse também sobre temas como: a Cabanagem em Santarém, os Confederados, sobre os ciclos da borracha, da juta e do ouro, a saga nordestina em Santarém, Belterra de Ford, bem como sobre temas da igreja da qual ele faz parte.
Caro Júlio Ferreira,
Agradeço suas sugestões.
Só para lembrar, já saíram nas pílulas diárias deste blog, os assuntos que você sugere. E mais ainda irão sair… Aguarde!!!
O TRATOR CONTINUA COM PROBLEMAS ATÉ HOJE………..
Puxa vida em dezembro de 2010 o 8* BEC nem comemorou os 40 anos de início da BR 163.
Por que será?
Mais um exemplo do “empenho” dos governadores de Belém com a região oeste.