por Sidney Canto
Dia 12 de maio de 2001
Em tempos de corrupção que assolava o país (que, infelizmente, ainda hoje continua), foi realizada durante toda noite e madrugada do dia seguinte, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, a Vigília de Oração contra a Corrupção. Na ocasião, foi feito um abaixo-assinado sendo recolhidas 1.037 assinaturas de pessoas que participaram desde às 20h30 do sábado até as 6h de domingo, e encaminhado ao Congresso Nacional.
Leia também:
TV Nazaré completa 10 anos.
Missionária escreve biografia de dom Amando.
Jornal “O Comércio” entra em circulação.
Marques de Pombal: 230 anos de sua morte.
Governo do Pará cria 6 novas comarcas.
Essa ‘glamourização” da origem do Lula é piada e jargão para venda de imagem.Outros presidentes brasileiros vieram do Nordeste. Deodoro da Fonseca naceu em Alagoas, hoje, Marechal Deodoro, Alagoas;Floriano Peixoto, Ipioca,Alagoas;Manuel Vitorino, Salvador, Bahia;Epitácio Pessoa, Umbuzeiro, Paraíba; Café Filho, Natal, Rio Grande do Norte; Castelo Branco, Fortaleza, Ceará; José Sarney, Pinheiro, Maranhão; Itamar Franco, Bahia. O Lula veio para São Paulo na infância e, com com relação à naturalidade, podemos compará-lo ao Collor que nasceu no Rio de Janeiro e depois entrou na política em Alagoas. Quanto a não ter estudado, em São Paulo quem não estuda ou é porque não quer ou porque prioriza outra atividade, caso do Lula.
Caro Padre,
O senhor tem certeza que esse ato contra a corrupção aconteceu no dia 12 DE MAIO DE 2001?
Acho que há um engano nesse data, porque segundo os ENSINAMENTOS, DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS, pregados pela Globo, Veja, Época, O Liberal, SBT, BAND, etc, etc, etc, QUEM INVENTOU A CORRUPÇÃO NO BRASIL FOI O LULA.
Uma vez que o LULA ASSUMIU A PRESIDÊNCIA EM 2003, AINDA NÃO HAVIA CORRUPÇÃO EM 2001, NÃO É MESMO?
Por favo,r Padre, corrija a data do ato ou me diga: SERÁ SE ESSES VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO TENTAM NOS ENGANAR HÁ DEZ ANOS? Será possível isso?
Acho que não, porque quem INVENTOU A CORRUPÇÃO NO BRASIL FOI O LULA!!!
Caro Antonio Slva…
Os fatos relatados diariamente neste blog são retirados dos registros históricos existentes.
Ainda dentro da lógica histórica dos “Fatos”, ouso dizer que a existência histórica da corrupção não é (como você diz) uma “INVENÇÃO” nem do Lula nem de FHC, mas a corrupção no Brasil historicamente acontece desde a época colonial, sendo registrada por diversas fontes históricas…
Algum historiador, algum dia ainda poderá escrever uma “História da Corrupção no Brasil” (se é que algo assim já não existe e não é muito divulgado) e aí teríamos, com certeza, algumas DES(AGRADAVEIS) surpresas…
Caro Padre Sidney,
Sou leitor de suas matérias postadas aqui no blog. Acho-as excelentes. Parabéns! Imagino o esforço na compilação para trazê-las até nós.
Quanto ao tema, somente quis enfatizar a forma despudorada como a grande mídia tenta insistentemente depreciar o Lula, pregando que antes dele não havia corrupção no País, a meu ver, por não não admitir que uma pessoa “fora dos padrões” de líder político sonhada por essa gente, no que se refere, particularmente, à classe social e à Região das quais Lula é oriundo; somado ao indisfarçável incômodo que essa gente sente ao ver tantos brasileiros das classes sociais mais baixas melhorarem suas vidas, frequentarem as mesmas faculdades dos do andar de cima, usarem o mesmo avião, irem aos mesmos restaurantes, escolherem onde trabalhar…
Quem sabe se a primeira Vigília Contra a Corrupção no Brasil, houvesse acontecido em 1500, no litoral da Bahia, o nosso País não estaria bem melhor hoje… Naquela época também deveria ter sido instituído o Dia da Vigília Nacional Contra a Corrupção, para fazer pequeno contraponto ao dia da corrupção, que são todos os dias, pois me parece que a corrupçao, em qualquer de suas formas, é mera manifestação da miséria humana. E creio que o remédio para as nossas misérias se encontra na Graça e na Misericórdia Divina.
Para encerrar, transcrevo uma frase do Millôr Fernandes que também se aplica à corrupção, que li, precisamente em 1978:
“A ocasião NÃO FAZ o ladrão, REVELA”.
Um abraço e obrigado pelas matérias.