É tenso o clima em Juruti por conta de um novo conflito aberto essa semana entre Alcoa e Acorjuve (Associação das Comunidades de Juruti Velho).
A mineradora já avisou que não participará de reunião pública, prevista para o próximo dia 29, coordenada por um coletivo denominado “Movimento Acorda Juruti”.
Pauta: discutir problemas sociais, ambientais e econômicos do municípios, ocasionados pela Alcoa.
As digitais da Acorjuve estariam na articulação dessa reunião.
Se juruti possui a matéria prima, por que os governantes não procuram ter o poder total da produção?? ou seja estatizar toda a produção e inclusive a fabricação do alumínio, e não colocar na mão de um capitalista explorador que ganha bilhões com o minério da região, e deixa somente migalha para o povo brigar. Fui em juruti e vi tudo isso: uma cidade com ruas sem asfalto, iluminação publica precária, sem porto decente para os barcos e passageiros, sem investimento em habitação e esgoto. E enquanto isso os americanos ficam cada vez mais milionários!
penso que governo que deveria ter controle de toda produção, e todo o lucro seria investido na melhoria da cidade e das pessoas.
Foi uma equipe para juruti para fiscalizar e dar o aval para a acojurve, ou seja vão atestar que a acojurve fez as 1024 casas, mesmo sem ter feito
correto as coisa estão assim só falta alguém para de assina coisas
178 milhoes para os cofres pulicos de juruti davam pra termos uma cidade bem melhor. Vade essa dinheirama toda? Onde foi investido? Faço aqui uma proposta para o Prefeito e para a Acorjurve. Façam uma comissão e vao até Paragominas ganhar experiencia com o prefeito Adnam. Acho que ele foi reeleito e com muito menos de recursos do que isso, Paragominas é cantada em verso e prosa no Estado como modelo.
Queria ser Gedenor!!! 18 milhões!!!!!!! É dinheiro que besta não sabe contar!!! Ai como eu queria um décimo deste! E os 167 milhões? milhões, milhões! Onde está mesmo esse dinheiro? O que eu pensava que a prefeitura tinha feito… foi a ALCOA E ELA AINDA É RUIM? Nem Deus agradou, verdade! Eu acho que o povo de Juruti velho quer viver só as custas da ALCOA, ninguém quer trabalhar mais…. querem ficar só de boa!!!
José Carlos, a conquista não é do povo de Juruti, é especificamente de um grupo especifico da região de Juruti Velho, que usa o nome dessa região para tirar proveito em Beneficio próprio!!! Toda empresa, por menor que seja seu objetivo de existir é o lucro e pelo visto a Acorjuve quer todo esse lucro p eles…Fala sério!!!! e os milhões recebidos???? o que foi feito??????cadê o resultado dos envestimentos Acorjuve?????são aquelas casinhas???ou é a casa diferente das lideranças???
E as demais comunidades da região de Juruti??? Acorjuve, precisamos de transparência, prestação de contas licitas, e acima de tudo respeito com todo o povo jurutiense!!!
Jeso, Não existe conflito aberto entre a ALCOA e a ACOJURVE, o movimento “ACORDA JURUTI” não foi uma iniciativa da ACOJURVE, o movimento é o resultado da união de diversas entidades de diversos setores de nossa sociedade, cuja a finalidade é cobrar da ALCOA, o cumprimento das responsabilidade assumidas com a comunidade jurutiense como compensação pelos transtornos causados pela instalação do projeto de mineração em nosso município, o que aliás não são poucos. Marcos Tadeu e Ana, não faltam “alguns” ítens a Agenda Positiva a serem cumpridos, procurem se informar melhor com relação ao que avançou e ao que não avançou da Agenda e das condicionantes para o licenciamento de lavra do projeto. Aproveito e convido vocês para participarem da Audiência Pública no dia 29.05.2013 a partir da 14:00h no “Signus Club”, onde haverá espaço para que todos democraticamente expressem e defendam seu ponto de vista.
Impressionante como pessoas esclarecidas cedem a esses movimentos para beneficiar um gropo!!l lembrem-se que muitas empresas e empregos existem hoje em função da Alcoa em Juruti. Se a empresa recuar e procurar investir em outra região, muitos vão falir Sr Henrique Vieira. Para outra mineradora se instalar, e se quiser se instalar, sabendo desse grupinho que busca confusão, vai demandar temmmmmppooooooooooooooo!!! até lá viveremos de que?????A acorjuve vai viver de que??? os lideres da acorjuve vão viver de que??? a região de juruti velho vai viver de que????Já sei!!! todos vão voltar a viver da agricultura e da pecuaria, que hoje é mais valorizada na região.
Anônimo, sinto dificuldade de dialogar com quem não sei que é, gostaria que você se identificasse para que o seu ponto de vista possa ter alguma credibilidade, da forma como você se manifesta faz pensar que em seu entendimento as pessoas de Juruti vivem as custas da ALCOA, o que não é verdade, 90% das pessoas que trabalham ou prestam serviços para a ALCOA não são jurutienses, a ALCOA não compra praticamente nada em nosso município, algumas empresas contratadas da ALCOA compram nos comércios locais, e não pagam(não são todas) seus compromissos. Somente para exemplificar JNS e COMPACTA, e quanto a viver da agricultura e da pecuária, acrescente-se a pesca artesanal, a grade maioria maioria do povo jurutiense vive exatamente dessas atividades o que aliás são atividades dígnas, o sonho de emprego para os jovens jurutienses que a ALCOA vendeu nas audiências públicas de 2005, resumiu-se a alguns casos raros. Se você não se sente a vontade para se identificar, podemos contrapor nossos argumentos nosso argumentos por e-mail. Ou caso tenhas convicção de que seus argumentos são reais convido você a comparecer amanhã 29.05.2013 a partir da 14:00h no SIGNUS CLUB, para que você possa expressar e defender seus argumentos.
José Carlos tu é tesoureiro da ACOJURVE é? Só quero ver a Prestação de Contas! Ou não temos esse direito? Quem não deve não teme! PRESTAÇÃO DE CONTAS JÁ desta ACORJUVE. MEIO MILHÃO TODO MÊS EM CAIXA, E VAI PARA ONDE ESTE DINHEIRO? ALÔ MINISTÉRIO PUBLICO, CAMARA DE VEREADORES, POLICIA FEDERAL, PREFEITURA DE JURUTI!
Sou plenamente favorável de que a Alcoa cumpra a Agenda positiva na integra, e faltam alguns pontos ainda, mas achar que ACOJURVE deve receber dinheiro e distribuir como bem entende tá difícil de engolir. O MInisterio Publico vai ter uma surpresa com alguns saldos em cotas bancarias desviados. Quem viver verá! MEIO MILHÃO POR MÊS PARA QUE? Esse dinheiro deveria ser para desenvolvimento de Juruti Velho, que continuará sendo enganado por essa ACOJURVE. Não acredito que a igreja esteja compactuando com isso? KD A PRESTAÇÃO DE CONTAS? ACORDA JURUTI…. a ALCOA logo dirá Adeus para vcs e quero ver essa ACOJURVE continuar cantando de galo. Acima de vcs a força de Deus fará justiça!
Jeso, a Alcoa tá vendo jacaré subir em árvore. Se há tensão, esta é fruto das ações da empresa. Por que será que a Alcoa não se fará presente na audiência pública? Se é que suas práticas são sustentáveis, então deve sustentar isso perante o povo de Juruti.
Cadê os vereadores de Juruti??? estão dormindo, vamos camadas e companheiros se é que podemos chamá-los assimm, Fiscalizem, sejam nossa voz na Camara, verifiquem onde foi parar esse Dinheiro?
Ao inves desse Movimento Acorda Juruti convidar a Alcoa para essa audiencia, deveria convidar os responsáveis que receberam os 178 milhõoes que foram repassados pela Alcoa aos cofres públicos do municipio de Juruti. Pois a Alcoa tem cumprido o que havia prometido.. Agenda Positiva (Construção do Fórum, Ampliação e Reforma da Delegacia, ampliação do Hospital Municipal, Construção do 9 de Abril, onde 60% de atendimento é destinado ao SUS e 40% a Unimed, drenagem no Palmeiras e Rui Barbosa, Construção de Micro Sistema em comunidades. Assim como os pagamentos de impostos IPTU, ISS etc.. Sem contar os repasses a Acorjuve, que deveria ter investido na comunidade, hoje ao ver Juruti velho, vemos pessoas amarradas e humilhadas por essa Associação pois se revindicarem seus direitos são excluidos e ameaçados pelo presidente e diretores dessa Associação. Voltando a Juruti onde estão esses milhões arrecadados já que o que se foi construído foi com investimento da Agenda Positiva/ALCOA. Sem contar o Aterro Sanitário que ainda não foi construido pq necessita de projetos e até hoje a PMJ não fez projeto algum, se fez está engavetado. Minha Opnião!
Cuidado povo se já está Ruim com a Alcoa Pior será sem Ela…
O comercio local fechará as portas, muitas empresas sairão de Juruti, Muitas familias estarão desempregadas .. Cuidado!!!!
Ana, você é uma pessoa de visão.
Parabéns.
Na verdade, tem muita gente que vive (no sentido de tirar algum tipo de proveito, benefício) de fazer conflitos. Na administração esse tipo de pessoa é chamada de Stakeholder “agente de terceiros”, esse tipo de gente não tem NENHUM interesse que o conflito acabe.
Não consigo mais imaginar essa cidadezinha sem a Alcoa! Eu lembro, era de dar dó. De que adianta a dita “riqueza”, sem nos trazer nenhum benefício? A Alcoa tem um programa de sustentabilidade brilhante.
Ana, mais uma vez, parabéns pela sua visão de vanguarda!
500 mil!! eu ja queria saber o que a alcoa faz com os bilhoes de dolares que ganha anualmente. Se liga Marco Tadeu.
Mais preocupado em fazer caixa, ou lutar para defender e conquistar o que é do povo de Juruti?…
Tadeu, vc está vendo a realidade invertida, quem está fazendo caixa é a ALCOA e deixando o povo a ver navios… KD O DINHEIRO QUE A ALCOA TEM GANHO COM A RIQUEZA DAQUI? O movimento ACORDA JURUTI (MAJUR) reune dezenas de organizações urbanas e rurais de Juruti, inclusive a ACORJUVE que já vem lutando e defendendo seus direitos. O dinheiro da ACORJUVE é do povo de Juruti Velho e é distribuído para as famílias do PAE JURUTI VELHO a cada 3 meses. E o dinheiro da ALCOA PRA ONDE VAI? Por que vc só se preocupa com a migalha que empresa paga para as 1900 famílias tradicionais do PAE e esquece o bolao que ALCOA se apropria?
TODOS SABEM QUE ACOJURVE DESVIOU 13 MILHOES QUE RECEBEU DO INCRA PARA CONSTRUIR 1024 CASAS, QUEREMOS SABER SE A IRMA BRUNILDA E O PADRE DE JURUTI ESTAO NO MEIO DESTA FALCATRUA
Essa tal de ACORJUVE não tem credibilidade porque o responsável está mais preocupado em fazer caixa, na audiência pública o MP já está de olho e vai cobrar a prestação de contas de meio milhão recebido mensalmente pela entidade. KD O DINHEIRO?