A mineradora Horizonte Minerals recebeu a Autorização de Comissionamento da Atividade de Extração Mineral para o projeto Araguaia Níquel. O documento foi emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas).
A autorização permite que a empresa inicie a extração de minério, com o trabalho inicial em andamento para formar estoque antes da fase de comissionamento. Ele permite a lavra, armazenamento e classificação do níquel, otimizando a consistência do minério que vai alimentar a planta, processo necessário para mitigar riscos durante o comissionamento.
Ao longo dos próximos 6 meses, os estoques serão formados, com minério suficiente para alimentar a planta nos 6 meses seguintes.
A Cava do Pequizeiro, localizada a 750 metros da planta de processamento, será a principal fonte de minério do projeto Araguaia, abastecendo os 2 primeiros anos de vida da mina e contribuindo com mais de 50% da produção nos primeiros 10 anos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Status Projeto Araguaia Níquel
Com 58% (dados de maio/2023) das obras concluídas, entre os avanços do projeto Araguaia Níquel, destaca-se a chegada das peças para a montagem dos fornos rotativos calcinador e secador.
Os equipamentos vieram de fábricas da FLSmidth, na China, até Conceição do Araguaia, no Pará, onde o projeto está sendo construído, após um processo de engenharia e construção de 10 meses e uma viagem de 135 dias.
O projeto Araguaia Níquel emprega (dados de maio/2023) cerca 3 mil pessoas, direta e indiretamente. Durante a sua operação, vai gerar 500 postos de trabalho permanentes durante os 30 anos de vida útil da mina.
Com informações e foto da Ascom Horizonte Mineral
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário