Projeto de níquel no PA recebe autorização da Semas para extração

Publicado em por em Mineração, Pará

Projeto de níquel no Pará recebe autorização da Semas para extração
Forno da mineradora Horizonte Minerals em Conceição do Araguaia (PA)

A mineradora Horizonte Minerals recebeu a Autorização de Comissionamento da Atividade de Extração Mineral para o projeto Araguaia Níquel. O documento foi emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas).

A autorização permite que a empresa inicie a extração de minério, com o trabalho inicial em andamento para formar estoque antes da fase de comissionamento. Ele permite a lavra, armazenamento e classificação do níquel, otimizando a consistência do minério que vai alimentar a planta, processo necessário para mitigar riscos durante o comissionamento.

Ao longo dos próximos 6 meses, os estoques serão formados, com minério suficiente para alimentar a planta nos 6 meses seguintes.

A Cava do Pequizeiro, localizada a 750 metros da planta de processamento, será a principal fonte de minério do projeto Araguaia, abastecendo os 2 primeiros anos de vida da mina e contribuindo com mais de 50% da produção nos primeiros 10 anos.

Status Projeto Araguaia Níquel

Com 58% (dados de maio/2023) das obras concluídas, entre os avanços do projeto Araguaia Níquel, destaca-se a chegada das peças para a montagem dos fornos rotativos calcinador e secador.

Os equipamentos vieram de fábricas da FLSmidth, na China, até Conceição do Araguaia, no Pará,  onde o projeto está sendo construído, após um processo de engenharia e construção de 10 meses e uma viagem de 135 dias.

O projeto Araguaia Níquel emprega (dados de maio/2023) cerca 3 mil pessoas, direta e indiretamente. Durante a sua operação, vai gerar 500 postos de trabalho permanentes durante os 30 anos de vida útil da mina.

Com informações e foto da Ascom Horizonte Mineral

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *