Na Veja online:

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a revisão da regulamentação sobre a qualidade do Serviço Móvel Pessoal (SMP), que abrange os serviços de telefonia celular e banda larga móvel.

Com a decisão, as prestadoras de serviços relativos às redes 3G devem garantir uma velocidade mínima de 30% do valor máximo previsto no plano, tanto para download quanto para upload.

A regra é válida para os horários de maior uso.

Nos horários de menor tráfego, a velocidade exigida será de 50%. Haverá ainda o aumento gradativo dos porcentuais exigidos.

Um ano depois da implementação desses limites, as operadoras terão de garantir, no mínimo, 50% do valor máximo dos horários de maior movimento e 70% nos outros horários. Atualmente as operadoras só se comprometem a entregar o mínimo de 10% da velocidade comercializada.

A criação de metas de qualidade para a banda larga móvel é um dos maiores avanços do texto , já o que o assunto não estava previsto na regulamentação anterior, pois na época o serviço ainda não era ofertado no País.

Foram criados três indicadores para a internet 3G: a taxa de conexão ao acesso, que é o indicador relativo à disponibilidade do sistema; a taxa de queda do acesso, que vai avaliar a estabilidade da conexão, e o monitoramento da garantia de velocidade contratada, estabelecendo patamares mínimos de entrega da conexão.

O texto será encaminhado agora para consulta pública, pelo prazo 45 dias. Depois disso voltará para o conselho diretor para analisar as alterações sugeridas na consulta pública. O regulamento entrará em vigor 180 dias depois da publicação.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Anatel fixa velocidade mínima para 3G

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ronaldo Frazao disse:

    Boa noite nobres amigos … Sim sou taxativo .. NÃO COMPRE BANDA LARGA 3G. São todas umas porcarias. Minha claro não passa de 80kbps.. Cai toda hora… pra falar com atendimento tem que ligar varias vezes… eles derrubam a ligação por não terem resposta… Lhe enganam, mentem ..lhe tratam mal e creio que ainda dão boas risadas de nós… ANATEL … não se enganem é cabide de emprego dos afilhados políticos de brasilia…. gente incompetente que com certeza leva algum tipo de vantagem pra ser totalmente inoperante…. tb dar boas risadas do cidadão brasileiro… quando alguém naquela repartição vai trabalhar … está buscano maneiras de garantir o lucro das prestadoras de serviço telefonico …segundo palavras de um presidente da própria anatel…. em vez de regular o serviço ..eles regulam como melhorar o lucro das empresas… deixando que os usuários se lasquem …. Cabe lembrar que o Ministro da Justiça Tarço … foi mal atendido e ai mexeu seus palzinhos… para força as empresas a atenderem melhor… elas andaram pra ele e pra fraca justiça brasileira… e agora que ele saiu do Ministerio da Justiça .. ninguém nem lembra da resolução …. E vou dizer mais.. recorrer ao poder judiciário e terminar de ser escrachado por autoridades que tratam o povo brasileiro com desleixo, covardia, pré-conceito e quase sempre da ganho de causa para as empresas… achincalhando os usuários com obstaculos e todo tipo “boicote legal” … As empresas ganham no atacado pra perder no varejo…. e nossos politicos, promotores, juizes, guias religiosos e espirituais, donos da mídia escrita e audiovisual, assim como as demais autoridades fazem vista grossa, se omitem, ou tomam partido do mais forte em detrimento do trabalador, do usuário, do pobre de uma forma em geral …

    Ronaldo Frazao RJ. Brasil.