Uma reivindicação antiga do sindicato que reúne engenheiros e arquitetos no oeste do Pará, o Senarq, parece que agora, finalmente, deve virar realidade: a criação da Gerência de Desenvolvimento Urbano (GIDUR), da CEF (Caixa Econômica Federal), em Santarém.
Com essa gerência funcionando a plenos pulmões na cidade, o impacto positivo no setor de construção civil em toda região será imediato.
– Só há GIDUR em Belém, em decorrência disso, empreendimentos ficam paralisados à espera de providências simples, como avaliações e aferições do andamento de obras. Decorrendo daí elevados custos financeiros e sociais aos empreendedores que trabalham neste segmento – explica o arquiteto Ney Imbiriba, do Senarq.
Segundo ele, há muito tempo a categoria vem reivindicando essa gerência para Santarém, seja para a própria Caixa Econômica, ou via Aces (Associação Comercial e Empresarial de Santarém) ou ainda via junto aos políticos eleitos na região, sem, no entanto, consegui sensibilizá-los.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Há cerca de 4 meses esse desinteresse tomou outro rumo quando o deputado federal Zequinha Marinho (PSC) foi informado sobre o pleito.
Imediatamente o parlamentar conseguiu uma audiência com o presidente da Caixa Econômica, Jorge Hereda, e o colocou a par do problema, pedindo que duas novas GIDUrs fosses instaladas no Pará – Santarém e Marabá.
No início deste mês, Zequinha Marinho, em reunião com a superintendente nacional de Gestão de Área da CEF, Bernadete Coury, foi informado que, por ordem de Hereda, a instituição já estaria articulando a implantação das duas GIDURs até o final de 2011.
Leia também:
TCU pune ex-número 1 do Incra.
Essa era uma luta de muitos anos dos arquitetos de Santarém. Parabéns Comendador.