Folha de S. Paulo
O leilão do pré-sal seguiu parcialmente o roteiro esperado e apenas um consórcio apresentou proposta e obteve o direito de explorar por 35 anos o campo gigante de Libra, no pré-sal da bacia de Campos, que consumirá R$ 400 milhões em investimentos nesse período.
O consórcio vencedor é liderado por Petrobras (10%, mais os 30% obrigatórios), Shell (20%), Total (20%) e as chinesas CNPC e CNOOC (10% cada).
Leia também:
Drone é usado em comercial de hotel.
Não houve ágio em relação à oferta mínima de 41,65% de retorno para o governo do petróleo produzido.
— ARTIGOS RELACIONADOS
No leilão sob o regime de partilha, vence quem ofereceu o maior retorno em petróleo para o governo, além de pagar um bônus de R$ 15 bilhões (recursos que serão usados para chegar à meta de superávit primário, a economia para o pagamento de juros da dívida, deste ano) e se comprometer a um conteúdo local mínimo de bens e serviços.
Pela manhã, veio a notícia de que a espanhola Repsol oficializou sua decisão de não participar do leilão, apesar de ter sido uma das inscritas. A informação não gerou preocupação no governo, porque a espanhola está associada, no Brasil, à chinesa Sinopec, com quem se inscreveu para o leilão. A expectativa era que os chineses não iriam competir entre si.
Leia mais em Superconsórcio vence leilão do pré-sal.
O chato é que os mesmos que incentivaram Lula gastar bilhões com estádios inúteis para que agora não tivesse dinheiro para assumir Libra sozinho e ter o que criticar.
Distinguindo a “privataria” tucaca da entrega explicita do patrimonio nacional feita pelo “governo” petista!
1- Em todo processo de privatização das ” eficientissimas” empresas estatais como a de telefonia, setor eletrico na distribuição, vale do rio doce entre outras houve de fato leilão. Houve de fato empresas apresentando lances, houve ÁGIO! ou seja, houve lucro! A lenda mentirosa inventada pelo petismo e aceita por parte da midia alinhada diz que as empresas foram vendidas por preço de banana. Claro que numa pesquisa séria feita no google mesmo a farsa petista não se sustenta.
2-O regime de privatização adotado pelos tucanos foi o de concessâo pública, ao contrário da MENTIIRA petista que afirma que foi tudo vendido e entregue. Sabem como se dá a privatização petista??? Também atraves de concessões publicas kkkkkk! A DIFERENÇA COM A PRIVATIZAÇÃO TUCANA???
3-A privatizaçao petista das rodovias federais, aeroportos, portos e agora das reservas de petroleo são na melhor das hipoteses uma fraude! LEILÃO com apenas um grupo oferendo um lance e pelo preço minimo é lelão??????? É Claro que não!!! O nome disso é ENGANAÇAO, FRAUDE, ROUBO!!! E isso é o que vem acontecendo nas privatizações do petismo. Um verdadeiro entreguismo por falta de competência e que evidentemente só poderia resultar num fracasso de dimensãoes proporcionais ao tamanho das reservas de libra. Esse é o resultado do intervensionismo constante do estado na economia. Vale resaltar que a Petrobrás empresa na qual o petismo faz força homerica pra quebrar devido a sua ingerencia não lidera consorcio algum! Quem de fato lidera sao os chineses, na verdade a petrobrás tem apenas 30% do bolo. Não deveria ser o contrário??? A estupidez do tal sociologo e tanta que ele comemora a falta da presença de empresas americanas como se fosse algo bom. JESUS!!!!!
Nesse novo modelo de compartilhamento usado nesse consórcio, só o tempo irá dizer se foi bom ou ruim. FHC privatizou e o resultado é que quantitativamente foi bom, mas na qualidade fracassou. Esse compartilhamento não é uma privatização, está mais do que provado, mas existe tecnologia suficiente para se extrair esse petróleo em tão pouco tempo?
PARA OS NOSSOS VIRA-LATAS ATORDOADOS ENTENDER O QUE ACONTECEU
O leilão do campo de Libra foi o primeiro a ser realizado sob vigência do novo marco regulatório para a exploração petrolífera no Brasil.
Aprovado em 2010 para o desenvolvimento das reservas do pré-sal, o novo modelo substituiu o regime de concessões pelo regime de produção partilhada.
O modelo garante uma participação ampla da Petrobras na exploração dos poços, ainda que em parceria com empresas privadas.
A BBC explica em 5 pontos o que mudou com tal modelo:
1) Propriedade do petróleo
Uma diferença básica entre o regime de concessões e o de produção partilhada é que, no primeiro, as petrolíferas são donas do petróleo produzido, enquanto que no segundo o petróleo é da União.
2) Remuneração das empresas
Como consequência da diferença acima, no modelo de concessões, as empresas privadas remuneram o Estado pelo “direito” de extrair petróleo por meio de royalties, impostos e de um bônus de assinatura (pagamento feito de imediato ao assinar o contrato).
Já no novo modelo além de o Estado receber os royalties, impostos e bônus de assinatura, também “recebe” das empresas o petróleo extraído das reservas em questão.
Na prática, as petrolíferas privadas são “remuneradas” pelo Estado por seus investimentos com parte da produção.
3) Participação da Petrobras
No modelo adotado pelo Brasil em 2010, a Petrobras tem uma parcela mínima de 30% em todos os projetos do pré-sal e só os outros 70% é que vão a leilão. A Petrobras também pode se juntar a um dos consórcios competindo por esses 70% para aumentar sua parcela nos projetos.
Além disso, ela é a “operadora” dos campos, ou seja, é responsável pela administração e decisões estratégicas, o que lhe dá controle sobre todo o processo de produção – desde a tecnologia que será utilizada até o ritmo de exploração.
Em um regime de concessão, as operadoras seriam as empresas privadas.
“Na prática, no novo modelo as empresas estrangeiras são quase que simples financiadoras dos projetos”, diz Carlos Assis, especialista em gás e petróleo da consultoria EY.
4) Estatal do pré-sal
No novo modelo, também será criada uma estatal para supervisionar a exploração do petróleo do pré-sal – a chamada Pré-sal Petróleo SA, ou PPSA.
A empresa seria instalada a princípio em uma sala da Agência Nacional do Petróleo (ANP), mas poderia chegar a ter 180 funcionários. Não está claro até que ponto a PPSA interferirá nos projetos e como se relacionará com as empresas.
5) Conteúdo nacional
No novo modelo também foram incluídos requerimentos sobre o conteúdo nacional dos projetos.
O percentual mínimo de componentes brasileiros usados na operação tem de ser de 37% na fase de exploração, 55% na fase de desenvolvimento até 2021 e 59% depois desse ano.
Segundo analistas, há dúvidas sobre a capacidade da indústria nacional de conseguir suprir as necessidades de bens e serviços de alto valor agregado dos projetos nesses prazos.
O texto acima foi publicado originalmente na BBC Brasil.
Nunca mais nunca mesmo;
cuspa pra cima,
olhe para o rabo dos outros,
jogue pedra no telha de vidro dos outros, etc e etc.
Na última eleição para presidente, o PT, levantou uma bandeira
que o PSDB tinha privatizado tudo de bom do Brasil, pois bem,
o que faltou o PT privatizou, agora a Petrobrás nao nos pertence.
“…o petroléo não e mais nosso…”
Os americanos fugiram e o Consórcio liderado pela Petrobras venceu o leilão do Pré-Sal
Nossos VIRA-LATAS estão furiosos….
Nem sabem distinguir entre a Privataria (tucana) As Concessões e o Sistema de Partilhas….
O processo de Des-americanização continua…. e os VIRA-LATAS estão sendo recolhidos no zoonose
É um sapo atrás do outro !
Alguém se habilita para adoção ?
QUA…QUA…QUA…..
Tiberio Alloggio
Rss…..
A Petrobras venceu quem mesmo nesse leilão ?
Processo des-americanização ? putz … agora iniciamos a era dos “negócios da China” !!! o vantagem !!
Mudou o nome mais continua o mesmo …… a privataria petista .
A PRIVATARIA PETISTA começou ……. vão vender o Brasil …….. e da os brasileiros de troco…. TUDO pra manter o bolsa esmola até as eleições pois o dinheiro acabou e a conta está ai para ser paga ´por quem trabalha .
Venderam o nosso petróleo e soberania para a China e daqui para a frente seremos escravos dela e dessa Dilma anta que é comunista de carteirinha e fez de tudo para que o Exército, que ela odeia, obedecesse e fosse prá cima dos manifestantes. Ele obedeceu pq deve estar de conluio com o PT, não a tropa, mas algum grande lá..Se quisessem não iriam , quem sabe assim o leilão seria suspenso. Ganharia tempo para estudar bem esse negócio imposto. Adeus Brasil ! Agora o PT vai acabar com a grana que ira receber e ficaremos sem as riquezas do pré sal. Pq dar para educação ela diz que vai dar, mas roubam tudo e as escolas sempre precisando e nada se faz de verdade.
O PT tem agora, 15 bilhões para investir na campanha do ano que vem. Este é o depósito a ser feito na assinatura do contrato, antes do fim do ano. A PETROBRAS ficará devendo 4,5 bilhões aos chineses, pois não tem dinheiro e eles, candidamente, propuseram-se a pagar a parte dela. Obras do PAC serão iniciadas a rodo, mas pararão sem ser concluídas, após o resultado das eleições, quando este valor já terá se esgotado. Este é o governo do PT. E falavam mal do FHC.