O Globo repercute suposta 'apropriação' do Festival de Cinema de Alter do Chão

Jornalista do jornal O Globo, Ancelmo Gois repercutiu em sua coluna a carta aberta assinada por artistas, produtores e associações culturais com críticas à suposta tentativa de “apropriação” arquitetada pela empresa Krioca Comunicações em relação Festival de Cinema de Alter do Chão, em Santarém (PA).

O documento foi publicado na íntegra pelo Blog do Jeso na semana passada.

 

Leia a nota publicada em O Globo sobre o caso:

“Em carta aberta, artistas, produtores e lideranças do Pará acusam a Krioca Comunicações, do Rio, de tentar se apropriar do Festival de Cinema de Alter do Chão.

De acordo com o documento, a empresa, do cineasta Locca Faria, que entrou no projeto como produtora, estaria tomando decisões “arbitrariamente”, excluindo os grupos locais.

A turma “exige que projeto volte a ser conduzido de forma coletiva” e que “a organização respeite o protagonismo local e regional”.

Sobre a nota acima, a Krioca Comunicações enviou à coluna os seguintes esclarecimentos

A Krioca Comunicação é a empresa que produz e realiza o Festival de Cinema de Alter do Chão.

Nossa principal missão é levar o cinema gratuito para a comunidade de Alter do Chão. Um dos nossos objetivos é viabilizar a integração de grandes nomes da cultura e do cinema nacional, que participaram colaborativamente e gratuitamente, nas duas edições do evento a convite do diretor Locca Faria.

 

Criando assim, visibilidade e espaços de fala com diversos grupos artísticos, lideranças indígenas, quilombolas e universitárias. Todos comprometidos com a preservação cultural e ambiental da Amazônia.

A empresa Krioca em parceria com a Prefeitura vem trabalhando para expandir as participações regionais. Em 2021 toda a seleção de artistas, associações e representações locais será feita pela Secult, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santarém, dando cada vez mais protagonismo local e democratização ao evento.

LEIA também: Alter do Chão terá virada cultural após a pandemia, promete novo Cidadão Santareno


📹 Assine o canal do Blog do Jeso no Youtube, e assista a dezenas e dezenas de vídeos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *