Lei cria Dia da Emancipação do Tapajós

Publicado em por em Oeste do Pará, Política

Alexandre Von, prefeito de Santarém, sancionou ontem (11) a lei que institui o Dia Municipal da Luta pela Emancipação Política da Região Oeste do Pará.

A data escolhida foi o dia 11 de dezembro, quando foi realizado o plebiscito, e a emancipação político-administrativa do Tapajós foi derrotada pelo “não” há dois anos.

Pela lei, neste dia será declarado ponto facultativo nas repartições públicas municipais.

Leia também:
MinC habilita projeto sobre a “Mendonça Furtado”.


Publicado por:

13 Responses to Lei cria Dia da Emancipação do Tapajós

  • Demagogia do Von para livrar a cara de Jatene, que foi abertamente contra a divisão do Pará. E agora precisa de voto para se reeleger.

  • Pensando no Estado do Tapajós, bem que o município, que não possui mais terra disponível, poderia pensar em desapropriar o malfadado loteamento Buriti para construir novos equipamentos sociais. Afinal, Santarém cresce exponencialmente e o governo precisa se preparar para o desenvolvimento que virá, se pretende sediar a nova unidade federativa..

    1. Putz…. Professor….

      O dia disso…o dia daquilo…. são as medidas ‘separatistas” para “Inglês Ver”

      e a Buriti tem muito a ver com o Parazinho…

      … e infelizmente seu empreendimento vai vingar sem pagar um tusta para reparar o desastre que proporcionou aos santarenos

      É mais fácil que naquela área apareça algum “monumento” em homenagem ao Simão Jatene….

      Afinal não é por acaso que na nossa terrinha recebeu 90 Mil votos …

      Por isso que eu torço que a sede do futuro estado não seja Santarém.

      Tiberio Alloggio

  • ô povinho insistente !!!! não sabem administrar a própria c= várzea city !!! e querem se emancipar !!! só faltam combinar com os russos Ops ! com os altamirenses !!!! vão morrer abanando !!! o próximo0 estado será o xingú e a a prómixa metrópole da amazonia depois de Belém será Altamira !!! a várzea city e os mocorongos tem e terão o mesmo destino dos argentinos um povo melancólico revoltado e metidos a bestas !!!

  • Não conseguimos a emancipação na época, pelo fato de junto, a região de Carajás também pleitear a mesma emancipação.
    Espero que o comitê pró-Estado do Tapajós não cometa o mesmo erro. Cada região deve lutar separadamente, até por que a luta pelo Estado do Tapajós é mais antiga e histórica, com mais de cem anos, e o Parazinho jamais permitirá a separação de seu território em três partes de uma só vez.
    Cada uma em seu devido espaço e na sua devida linha do tempo…
    Mas é louvável a iniciativa. Essa data histórica deve realmente ser registrada oficialmente, pois esse desejo continua latente no peito de cada cidadão do Oeste do Pará, nosso futuro próximo Estado do Tapajós!
    Vamos apoiar!!!

  • Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha! Quanto Besterol, e ainda declarar ponto facultativo é muita sacanagem com o dinheiro público. Os derrotados comemorando o dia da derrota HAHAHAHAHAHAHAHA! E ainda vem esse Benerson com essa historinha de PEC disso PEC daquilo, ah! faça-me o favor, ESTADO DO TAPAJÓS NUNCA IRÁ EXISTIR.

    1. Covarde do parazinho! Tu ri de nós, porque somos colonizados de vocês, seu bando de sugadores, falam dos políticos que gastam e sugam dinheiro do povo, e o que dizer, de receberem nossos impostos pra sustentar infraestrutura e luxo dos parasitas com os nossos impostos, que apenas migalhas em forma de esmola voltam pra cá. Se não gostam de nós à exemplo do teu governador “pescador boêmio”, deixem seguirmos nosso destino…Opressores e covardes como você, nos instigam a lutar com mais força. Você lembra quando vocês diziam que o plebiscito nunca saíria, poisé seo “robert” nós fomos lá e aprovamos…Perdemos para as regras compradas no supremo pelo teu governador…Mas tenha certeza de uma coisa. esseestado nascerá sim, e se vc estiver vivo ainda, reconhecerá que é a maior estratégia de crescimento, como disse o lider do teu governador, o Fernando Henrique na inauguração do aeroporto de palmas quando presidente..Você é um egoísta e não olha senão pra ponta do teu pé…Olha os necessitados das periferias de Belém e os miseráveis do Marajó e vê se tu te sensibiliza seu egoísta prepotente. TAPAJÓS SEMPRE!!!

  • O patrão do estado diz não! Seu secretário em Santarém diz sim! Infelizmente mais uma bandeira “jogada política” dos tucanalhas para inglês ver.

    Será que cola mais uma vez?

  • Bela iniciativa, não devemos deixar essa data passar em branco, uma vez que em 11 de dezembro de 2011 tivemos a chance de realizar o sonho de criarmos nosso estado de direito, pois de fato ele ja existe pela expressiva votação que mostrou a vontade do povo de ver criado o Estado do Tapajós, mas tivemos este sonho interrompido por conta da elite dominante de Belém que mamam nas tetas do governo e sugam nossos impostos e nos devolvem migalhas feito esmola, mas a luta continua e ja conseguimos semana passada um bom avanço, pois foi aprovado o requerimento extra pauta, para a votação do parecer do Deputado Federal Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) favorável à PEC 297/2013, de autoria do dep. Giovanni Correa Queiroz, que muda a redação de área diretamente interessada.
    Obtivemos as assinaturas necessárias, de modo que na semana que vem a proposta será votada na Comissão de Constituição e Justiça. È isso ae companheiros sigamos em frente, nosso estado é apenas uma questão de tempo. ESTADO DO TAPAJÓS JÁ

  • Sacanagem.. deveria ser feriado municipal, para que toda a cidade lembre o grande momento histórico de luta, assim pararíamos e mostraríamos nossa revelia ao Parazinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *