
A outorga de grau, agendada para amanhã, 8, marca o fim da trajetória acadêmica de 3 anos da turma de graduação em Estética e Cosmética do Iespes (Instituto Esperança de Ensino Superior), e o início de uma carreira promissora para as novas profissionais.
A primeira turma de Santarém e do oeste do Pará tem 25 formandas, capacitadas para desenvolver tratamentos estéticos corporais, capilares e faciais em clínicas de estética em geral, empreender e gerenciar empreendimentos em todo o país.
Gleiciane Galvão, 42 anos, moradora de Belterra, faz planos.
“Quero ampliar o espaço de estética facial que construí dentro da minha loja de confecções e, além de conciliar tudo, quero fortalecer minha atuação no mercado de Santarém, durante a semana”, revela.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Ela atua na área desde o ano de 2011, quando passou por um curso técnico em depilação. Hoje trabalha com estética facial, desenvolvendo tratamentos em cicatrizes de acnes, manchas, limpeza profunda facial, entre outros.
O falecimento do pai, que sempre foi o seu maior incentivador, a distância de cerca de 45 quilômetros entre Belterra e Santarém, enfrentada diariamente, e a rotina de conciliar trabalho e estudo foram alguns obstáculos enfrentados para a realização do sonho de se formar em Estética e Cosmética.
“Sempre quis estudar Estética. Na época em que terminei o ensino médio, não tinha o curso. Nossa cidade é carente disso. Eu tenho vocação e gosto do que faço. É uma área que todo dia se renova”, observa.
SERVIÇOS
A coordenadora do curso, Alessandra Camargo ressalta que o mercado da Estética está em constante crescimento. Para ela, a formação de novas profissionais contribui significativamente para a qualidade dos serviços prestados em Santarém e região.
“Desde o primeiro semestre, o curso dá acesso a atividades práticas em laboratórios, eventos com profissionais renomados e visitas técnicas que permitem a formação de profissionais com amplo conhecimento técnico-científico, essas experiências capacitam os estudantes para o que há de mais atual na área, com uma visão completa das possibilidades de atuação desse profissional”.
Alessandra destaca a formação humanizada, a partir dos atendimentos gratuitos realizados por alunos em estágio, que o Spa Esperança, criado para o curso de Estética e Cosmética, disponibiliza para a comunidade.
“Só no semestre passado, em média 300 atendimentos foram realizados por mês, oportunidade de aprendizado para os estudantes, e benefício à população, um dos diferenciais do nosso curso”.
MERCADO
O mercado na área da estética está em crescimento. Um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), juntamente com o Instituto FSB Pesquisa, em maio deste ano, mostra que o Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, e da China o consumo mundial no mercado de estética.
Ainda de acordo com a Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, até o ano de 2020 o Brasil terá um aumento acumulado que chegará a 14,3%, uma média de 2,7% a cada ano.
CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA – FORMANDAS
| 1 | ALLINE REGO VIEIRA |
| 2 | ANA PAULA PONCHEO DE FREITAS |
| 3 | ARIANE CARVALHO SÁ |
| 4 | CRISTIANE DOS SANTOS ALMEIDA |
| 5 | DAIANE PITON SOARES ALMEIDA |
| 6 | DAILCE COSTA GONÇALVES |
| 7 | DANIELA RIBEIRO PALUDO |
| 8 | GEISIANA CRISTINA DA SILVA COELHO |
| 9 | GLEICIANE BARBOSA GALVÃO |
| 10 | ISADORA PASSOS DA SILVA |
| 11 | JOSIANE MARQUES VASCONCELOS |
| 12 | LARISSA BATISTA DA MOTA |
| 13 | LIANETE PAULINE EGEWARTH |
| 14 | LILIAN AZEVEDO DE AGUIAR |
| 15 | LUCIENE SILVA SCHMITT |
| 16 | MARCILENE FERREIRA DA SILVA |
| 17 | NAJARA REGINA SANTOS DE SOUSA |
| 18 | NINA GABRIELA DOS SANTOS FERREIRA |
| 19 | ROSILENE SILVA DE AS |
| 20 | SEICY HELEN MARINHO MARTINS |
| 21 | TAYNA AZEVEDO DOS SANTOS BARRAL |
| 22 | TAYNARA AGUIAR VALENTIN |
| 23 | VIRGINIA BRANCO DO SANTOS |
FORMATURA DE GABINETE
| 01 | JAYNARA THAYSE PASSOS DE OLIVEIRA |
| 02 | RAYANNE DIAS SANTANA OLIVEIRA |
Com informações do Iespes
Leia também:
Aurora Punk Rock fará a abertura do festival de rock TPM, neste sábado
Deixe um comentário