Recebeu parecer favorável do deputado Eduardo Gomes, do PSDB de Tocantins, relator da CCTCI (Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática) da Câmara Federal, o projeto de lei que prevê a realização de consulta popular, neste ano, sobre o fuso horário em vigor na região oeste do Pará desde 2008.
A matéria é de autoria do senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB).
Com o referendo, a população poderá opinar se concorda com alteração do fuso horário (hoje com a mesma hora de Brasília) ou se prefere a volta do horário antigo (com 1 hora a menos que Brasília).
Agora, o parecer de Eduardo Gomes será submetido à votação na CCTCI.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Se aprovado, a proposta deverá ainda passar pela CCJ (Comissão e Constituição e Justiça) e, então, seguir a plenário.
Na Câmara, o projeto chegou no dia 9 de dezembro do ano passado. No Senado, onde já foi aprovado, entre a apresentação e aprovação passaram-se exatos 14 dias. Um recorde em rapidez.
Porque pra mudar não perguntaram nada, absolutamente nada pra população e agora eles tem que perguntar se nós queremos nos acordar mais cedo pra fazer a vontade de alguns. Físicamente algumas cidades sofrem mais do que outras como é o caso de Juruti em relação a altamira por exemplo por esta mais a oeste do globo terrestre levando-se em consideração a rotação da terra onde amanhece mais cedo em determinada região. Ou seja em juruti só amanhece mais ou menos 6h35min dependendo da epoca do ano. As vezes vejo pelas ruas crianças indo para a escola 6:30 pra poder chegar a tempo pq aqui não tem onibus as vezes. Entende é preoculpante as pessoas não podem mais fazer caminhadas cedo pq ta muito escuro ou então os alunos da noite(queainda é tarde) tem que chegar ainda esta sol no ceu. Sem contar que algumas cidades são rurais e os alunos vivem e trabalham nesssas areas e o que manda quando se trata de vida no campo não é o relogio e sim o sol. Perdemos muitos alunos pq tem que trabalhar ate escurecer então elesdão preferencia ao trabalho para ganhar dinheiro ao ter que sair de cas 4h da tarde o qu era no horario antigo pra poder chegar a escola muitas vezes, algun s tem que utilizar dois tipos de comdução logo tem que sair pelo menos2h antes do horario da aula ou seja quando o sol ainda está a pino. Quem decidiu sobre a mudança do horario aposto que nunca veio em nossa região pra ver os modos de vidada população melhor nunca precisou acordar cedo pra trabalhar pq deve ser politico mesmo.
o horário tem que continuar como está,será que os que não concordam nunca vão viajar para outras cidades. ou quem sabe ate dispensariam um emprego com salario de digamos r§ 20.000, porque querem dormir mais uma hora que tal Rio Branco-Ac, com 3 horas de fuso.
Jeso, tem como vc fazer uma enquete sobre o assunto…para gente saber quem é a favor e contra.
!!!!!
E TOMARA QUE O PLEBISCITO NÃO SEJA MANIPULADO e nós amazônidas voltemos à “Nossa Programação” normal.
Deixei de caminhar às 6h, com receio de ser assaltada ou de encontrar “restos de festas” pelas ruas de tão escuro que ainda está, e passei a encontrar as tardes mais longas da minha vida, encerrando o expediente ‘produtivo’ às 19h ao ver o sol se pôr.
Ou seja, SOU TOTALMENTE CONTRA ESSE FUSO!!!!
Eu acho muito bom que mude esse horário, porque estamos acordando cedo demais e dormindo muito tarde. Temos que ficar ligado para o plebiscito.
Que bom!! Eu não aguento esse horário muito fora da nossa realidade. Mas, nós como bons santarenos que somos precisamos estar bem atentos quanto a realização do plebiscito.
Não vejo em que; equiparar o horario com Brasilia traga algum progresso pra nossa região, isto é uma burrice,
tem que ser o horario determinado pelo fuso.
vamos votar pelo horario normal. Não esta aberração criada pelo lira e elcione.
por falar nele, Jeso voçe que é um cara sempre plugado, conheces algum projeto desse deputado que seja relevante para região fora monções de aplauso e protesto?
João Alberto, Maia ainda não mostrou serviço na Câmara. E nem vai mostrar. É bem limitado, ética e intelectualmente, para tal.
Caro JESO
Decididamente vc é o cara, porra, também não era preciso detalhar tanto pois o povo é inteligente o suficiente para tirar sua conclusões. Valeu baixinho ………..
Santarém não pode fica no atrazo com o resto do pais, por isso tem que manter o horário. Estou em Manaus e vejo que as pessoas estão insatisfeito em ter sua programação na tv toda com uma hora de atrazo. Vamos evoluir e não regredir.
Caro Alexandre, que a TV se adapte ao nosso fuso horário, e não o contrário. E mais: a programação da TV brasileira não é um bom parâmetro para se medir a evolução do povo amazônida.
Jeso, vc nunca foi tão preciso nas suas palavras…
Parabéns Jeso, essa foi no ponto ‘X’ da questão! Infelizmente o Alexandre e mais uma multidão de pessoas não sabem, mas o lobby para a mudança do fuso foi justamente das Tv’s para não ter que se adaptar aos diferentes fusos do país. Eles que se adaptem à nós!!!
Caro Jeso, antes tarde e atrasado, do que nunca. O povo só é o primeiro a ser consultado, nas eleições, pois sem o voto do povo, não existe candidato eleito. Para outras situações, o povo que se lixe. quer um exemplo? Em relação a Usina de Belo Monte, foi feito consulta popular? ou passaram por cima da vontade do povo?