O povo cubano luta pelo que historicamente lhe foi tirado: a liberdade. Por Gustavo Freitas

Publicado em por em Internacional, Opinião

O povo cubano luta o que historicamente lhe foi tirado: sua liberdade. Por Gustavo Freitas
Manifestantes foram às ruas em Cuba sem medo de repressão. O povo cubano está cansado. Foto: Reprodução

Nos últimos dias aconteceram diversas manifestações ao redor da ilha de Cuba, o que por si só é um espanto, já que no país as críticas do povo ao governo nunca são bem vindas.

O que acontece é que uma parcela da população decidiu encarar o medo da repressão e saíram pelas ruas para denunciar o descaso em que se encontra o país e, como esperado, o autoritário presidente cubano culpou os Estados Unidos por tudo o que está acontecendo.

 

A insatisfação da população cubana vinha se acumulando, o país passa pela sua mais grave crise desde a queda da União Soviética, são frequentes os apagões de energia, o aumento da inflação, além da escassez de alimentos básicos e remédios.

Para piorar, Cuba vive um momento extremamente conturbado por conta da pandemia, os hospitais estão superlotados e há diversos relatos de pacientes que morreram sem sequer conseguir atendimento.

Todas as vezes que a atenção internacional se vira para Cuba, o partido comunista cubano sempre termina responsabilizando o mesmo alvo: o embargo econômico dos Estados Unidos.

Para quem não sabe, logo após a revolução cubana o então líder do país, Fidel Castro, estatizou diversas empresas americanas estabelecidas no país e que acabaram gerando um prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares para os Estados Unidos. Em resposta, o presidente John Kennedy impôs uma série de sanções econômicas a Cuba que foram ampliadas no governo de Bill Clinton.


— LEIA também de Gustavo Freitas: O fim da mais longa guerra dos EUA é também alento ao Talibã.


O embargo está em vigor há mais de 60 anos, amplamente denunciado pela ONU, que corretamente alega ser incabível que essas medidas continuem em vigor. O embargo atrapalha Cuba, mas jamais pode ser entendido como único culpado pelo fracasso da ilha.

O país constantemente desrespeita os direitos humanos e viola a liberdade do seu povo em detrimento de uma família que comanda o país desde 1959. Até 2018 a ilha estava diretamente na mão da família Castro, já que Fidel comandou o país até 2008, passando o poder para seu irmão Raúl Castro, que largou de mão da presidência há três anos.

Desde então, quem comanda a ilha é Miguel Díaz-Canel, homem de confiança da família Castro e revolucionário ferrenho. Apesar de não estar mais no comando, Raúl Castro continua altamente influente no comando de Cuba.

O povo cubano está cada vez mais cansado, sedento por liberdade e, embora ainda não tenha conseguido conquistá-la, começa a enxergar que o preço de ser livre é algo que vale a pena pagar. Custe o que custar.

<strong>Gustavo Freitas</strong>
Gustavo Freitas

É estudante de Relações Internacionais e escreve regularmente no BJ sobre política internacional.


Publicado por:

12 Responses to O povo cubano luta pelo que historicamente lhe foi tirado: a liberdade. Por Gustavo Freitas

  • Os cubanos são reprimidos a anos pela ditadura. São proibidos de votar e escolher livremente um presidente

  • E concordo com sr paulo. Antes da tal revolução sanguinária de che e fidel era a mafia italiana que mandava e desmandava, apoiava regime de fulgencio batista cujo inicio do seu governo foi na mesma epoca do fascismo de benito Mussolini ditador italiano. Mas fidel e che culpavam EUA. Depois uniao sovietica dominou e hoje a pobreza domina cuba. Miseria se instalou na venezuela, nicaragua. Comunismo nao existe em nenhum pais do mundo. Alias o maior simbolo do capitalismo é a china.
    Artistas e intelectuais de esquerda nao querem viver nesses paises. Preferem morar nos EUA, Londres, frança, portugal. Socialismo pra eles é bom só nas redes sociais

  • Inclusive o governo mandou prender jornalista da espanha que estava fazendo cobertura dos protestos

  • Na América Latina a esquerda levou paises a extrema pobreza. Precisa andar direito né? Quem anda direito é da direita

  • Um país pequeno, nunca conseguiu se auto se sustentar, viveu de ciclos de cana de açucarm, cassinos mantidos pela máfia italiana, e depois com o comunismo a URSS, depois Venezuela e até o Brasil´, a mantiveram. Sistema repressor , com beneficios à classe mandante. Comunismo nunca deu certo em lugar nenhum, não seria em Cuba.

  • Cuba a ditadura onde povo não tem direito a voto. Nao tem eleições e nem liberdade de expressão

  • Fidel e che se apossaram de tudo. Estatizou empresas, se apossaram dad terras e produção dos camponeses, transformaram cuba numa prisão e perseguição a liberdade de expressão. Quem pensasse diferente era morto e enterrado. Fidel e che Transformaram cuba num país de miseria e muito luxo. E culpam EUA. Sempre se fazendo de vitimas.

  • A lei do retorno cobrou de Che gue vara pelos milhares de inocentes que Ele metralhou e assassinou a sangue frio. Che assassinava por prazer e ódio dentro dele. Ninguém escapa da Lei do Retorno. Como nos ensina o Divino Mestre Jesus na senha de ouro: não faças aos outros o que não queres que te façam.

  • E a tal cuba libre sempre foi mentira. Raul Castro mandou prender jornalista espanhola por fazer cobertura da insatisfação dos cubanos com a miséria e ditadura em cuba. Agora raul castro culpa EUA pelo que está acontecendo. Lula diz também que leva jato e impeachment da dilma é obra dos EUA.
    Che gue vara e fidel armados assumiram a força o poder em cuba culpando EUA. Mas o que eles queriam é poder, ganância de poder e assassinaram milhares de camponeses que viram suas plantações serem tomadas e saqueadas pelo regime sanguinário de Che e fidel. Mataram até crianças e jovens. Mataram muitos religiosos também. Che e fidel alinhados com união soviética viam a religião uma ameaça. A lei do retorno cobroucde Che gue vara pelos milhares de inocentes que Ele mergulhou. Che assassinada por prazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *