Análise das eleições 2022 no 1º turno em Marabá. Por Fabiano Rodrigues

Publicado em por em Opinião, Pará, Política

Análise das eleições 2022 no 1º turno em Marabá. Por Fabiano Rodrigues
Marabá, uma das mais importantes e estratégicas cidades do Pará. Foto: Reprodução

Nas eleições de primeiro turno em Marabá (PA), em termos numéricos Bolsonaro (PL) venceu com 5.923 votos a mais que Lula (PT), porém é importante lembrar que desde sempre a base bolsonarista esteve mobilizada no município, inclusive sendo bancada por empresários e fazendeiros. Além de o próprio Bolsonaro ter vindo nessa terra querida e em cidades ao entorno pelo menos em três ocasiões.

Marabá também abriga um significativo contingente de militares, que é um público que certamente tem tendências mais ao atual presidente do que ao o ex-presidente Lula.

Do ponto de vista eleitoral das candidaturas ao parlamento estadual, somente Dirceu ten Caten (PT) era declaradamente Lula, sendo que 2 candidatos domiciliados ou pelo menos com fortes bases eleitorais aqui foram eleitos e um outro que recebeu uma votação expressiva são declaradamente bolsominions.

Na votação para deputado federal, entre os 10 mais votados no município, apenas Airton Faleiro (PT) é declaradamente Lula. Nessa lista aparecem nomes do bolsonarismo raiz no estado, inclusive alguns que foram eleitos para a próxima legislatura.

Para senador, o mais votado em Marabá também foi o candidato bolsonarista, mas que no final foi derrotado no estado por Beto Faro (PT), candidato de Lula.

Na votação para o governo estadual, essa tendência de organização de uma base política bolsonarista também se mostrou, tendo em vista que o candidato declaradamente bolsonarista obteve mais de quarenta por cento dos votos, ficando muito acima da média que teve em todo o estado.

Isso demonstra que mesmo diante de todo o aparato financeiro, eleitoral e político, Bolsonaro não ultrapassou 6 mil votos de diferença para Lula.

Tal fato, inclusive, parece que preocupou importantes meios de comunicação, haja vista que o principal jornal da cidade publicou uma matéria apenas dizendo que Bolsonaro havia ganho, mas sem apresentar qualquer detalhamento numérico e analítico.

Por fim, ficou demonstrado que o eleitorado de Lula no município resistiu e reagiu muito bem, contribuindo para que no estado Lula vencesse com 52,22% dos votos válidos.

Joniel Abreu
Joniel Abreu

Advogado militante. Especialista em Ciências Sociais e em Direito pela UFPA. Mestre em Educação pela UFPA. Doutorando em Direito pelo PPGD-UNESA/RJ. Professor na Graduação e Pós-Graduação de cursos de Direito. E-mail: jonielabreu@hotmail.com.

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

One Response to Análise das eleições 2022 no 1º turno em Marabá. Por Fabiano Rodrigues

  • Bela leitura do nobre Sociólogo Fabiano Rodrigues que retrata de forma técnica e translúcida as eleições no Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *