O curso de Educação Física ministrado pela Uepa (Universidade do Estado do Pará) no campus Tapajós, em Santarém, é o recordista em número de abandonos entre todos os campus da instituição onde mesmo curso é ofertado no Pará.
Os dados, de 2018, foram revelados pela própria Uepa ao Blog do Jeso através da Lei de Acesso à Informação.
No ano passado, 20 estudantes abandonaram o curso em Santarém. Em Belém (campus III), não foi registrado nenhuma desistência.
A Uepa oferece Educação Física também em Altamira (11 abandonos em 2018) Tucuruí (3) e Conceição de Araguaia (9).
— ARTIGOS RELACIONADOS
Medicina, o mais concorrido curso do campus Tapajós, não foi registrada nenhuma desistência em 2018. Confira o ranking de abandono entre os 5 cursos ministrados pela Uepa em Santarém.
Ranking 2018 – Abandono
1º lugar: Educação Física – 20
2º lugar: Enfermagem: 09
3º lugar: Fisioterapia: 07
4º lugar: Música: 05
5º lugar: Medicina: zero
— LEIA também: Pastor que comanda Seel completa 1º ano sem direcionar projetos a Santarém
curse universidade mais fracos que caldo de gó….
Segundo o censo da educação superior 2018. No ano analisado, ingressaram em cursos de graduação no Brasil 3,4 milhões de estudantes. Por sua vez, no mesmo período apenas 1,2 milhão de estudantes concluíram a graduação. Esses dados apontam uma imensa evasão nos cursos superiores brasileiros.
O curso de Educação Física da Uepa oferta anualmente no seu processo seletivo 40 vagas. Nem todas são preenchidas, mas imaginemos que todas foram preenchidas, e sabendo que se formaram na turma de egressos do curso de Educação Física em 2018, 25 concluintes. Temos então uma taxa de 62,5% em relação aos 40 que ingressaram.
Observando os índices nacionais onde o número de formandos em 2018 está em torno de 35% em relação aos de ingressantes nos cursos de graduação. Concluímos que a evasão ao longo do curso de Educação Física da Uepa está bem abaixo dos níveis brasileiros.
Isto não quer dizer, porém, que a universidade e seu quadro de professores estão apáticos e despreocupados em relação a evasão dos acadêmicos. Muito pelo contrário, o curso conta com um quadro de professores qualificados, todos mestres e doutores, que no conjunto da universidade desenvolvem inúmeras ações, projetos e programas de incentivo a permanência dos acadêmicos na universidade. Por outro lado, estudos científicos ainda são necessários para analisar as causas da evasão dos estudantes de Educação Física da UEPA, a fim de que medidas ainda mais eficazes sejam tomadas no combate a esse problema.
Erivelton Ferreira Sá
Professor Substituto do curso de Educação Física da UEPA/ campus Tapajós.
Oportuna e inteligente análise, professor. Parabéns!