Destak aponta liderança de Osvaldinho para Prefeitura de Xinguara

Publicado em por em Pará, Política

Destak aponta liderança de Osvaldinho para Prefeitura de Xinguara
Osvaldino, do MDB, lidera a disputa majoritária em Xinguara, segundo a Destak. Foto: Reprodução

Uma nova pesquisa realizada pela Destak revela o cenário das intenções de voto para a Prefeitura de Xinguara, no sudeste do Pará. O candidato Osvaldinho (MDB) lidera com ampla vantagem sobre o segundo colocado, Enric Lauriano (PL).

O levantamento, que ouviu 480 eleitores entre os dias 13 e 14 deste mês, apresenta margem de erro de 4,4% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número 00049-2024.

Espontânea

No cenário espontâneo, em que o eleitor responde livremente sem a apresentação de nomes, Osvaldinho lidera com 44,0% das intenções de voto, seguido por Enric Lauriano com 21% e Dr. Moacir (UB) com 18%.

Os eleitores indecisos ou que não souberam responder somam 17%.

Estimulada

Já na pesquisa estimulada, em que os candidatos são apresentados aos entrevistados, a liderança de Osvaldinho se amplia, alcançando 51% das intenções de voto.

Enric Lauriano aparece em segundo lugar, com 23%, enquanto Dr. Moacir registra 20%.

O percentual de eleitores indecisos ou que preferem não responder fica em 6%. Nenhum eleitor afirmou que pretende votar em branco ou anular o voto.

Rejeição

Quando a pergunta é sobre quem os eleitores rejeitam para ocupar o cargo de prefeito, Dr. Moacir aparece com a maior taxa de rejeição, com 34%.

Enric Lauriano tem 28%, e Osvaldinho, 17%.

Outros 6% afirmam que não rejeitam nenhum dos candidatos, enquanto 14% preferiram não opinar ou não souberam responder.

Avaliação da atual gestão

A Destak também mediu a aprovação do atual prefeito, Dr. Moacir, que busca a reeleição. Seu governo é desaprovado por 56% dos entrevistados, enquanto 23% aprovam sua administração.

Os que não souberam ou não quiseram responder somam 21%.

Próximo prefeito

Independente de suas intenções de voto, os entrevistados também foram questionados sobre quem acreditam que será o próximo prefeito de Xinguara.

A maioria, 57%, aponta Osvaldinho como o provável vencedor. Enric Lauriano foi citado por 23% dos eleitores, e Dr. Moacir, por 20%.

Cenário eleitoral

Os resultados mostram que Osvaldinho desponta como o favorito para a disputa eleitoral em Xinguara, com vantagem significativa nas intenções de voto, tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.

No entanto, o alto índice de rejeição ao atual prefeito Dr. Moacir e a significativa parcela de indecisos indicam que o cenário pode ainda se modificar até o dia das eleições.

Ficha técnica da pesquisa

Nível de Confiança: 95%.
Registro Eleitoral: Registro nº 00049-2024 (Tribunal Regional Eleitoral do Pará)
Estatístico responsável: Luiz Carlos Ferreira Feitosa
Margem de erro: 4.4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 480 entrevistas
Período: 13 a 14 de setembro de 2024.

Com informações, gráficos e percentuais da Destak

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *