
A Doxa, empresa com sede em Belém (PA) e com mais de 30 anos de atuação no segmento de pesquisas de opinião e de mercado, consolidou sua posição de destaque nas eleições municipais deste ano. O instituto realizou, em 2024, 479 pesquisas em mais de 100 municípios, abrangendo não apenas o Pará, mas também Maranhão, Amapá e Goiás.
No Pará, a Doxa esteve presente em 75% dos municípios, totalizando 108 localidades. No Maranhão, apontou a vitória de prefeitos em 3 dos 4 municípios pesquisados. No Amapá, a previsão de vitória foi confirmada em 4 dos 5 municípios analisados. A margem de acerto dessas pesquisas registradas e publicadas alcançou 76%.
Entre os municípios paraenses onde as previsões da Doxa se confirmaram estão Belém, Ananindeua, Parauapebas e Itaituba. Em Belém, por exemplo, o instituto previu corretamente o 2º turno entre Igor Normando (MDB) e Delegado Éder Mauro (PL).
Câmara de Belém
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Além das prefeituras, a Doxa também realizou estudos sobre as eleições para o Poder Legislativo de Belém, acertando a previsão do número de cadeiras que cada partido ocuparia.
“O índice de acerto foi de 91,5%”, afirmou Dornélio Silva, cientista político e dono da empresa. A pesquisa apontou corretamente que a federação PT/PCdoB/PV e o PSD teriam 4 cadeiras cada, enquanto a federação PSOL/Rede e União Brasil ficariam com 3 vagas.
Houve, porém, algumas discrepâncias, como no caso do PL, que superou a previsão de uma cadeira, conquistando 3. Já o MDB, previsto para obter 10 cadeiras, conquistou 9.
Do total das pesquisas registradas no Pará, isto é, em 96 municípios, a Doca indicou a vitória de 76,0% de municípios paraenses. E em 10 municípios, ou 9,3%, foram pesquisas para consumo interno.
Time de colaboradores
Dornélio Silva destacou o papel crucial dos colaboradores da Doxa. “O sucesso da empresa se deve, principalmente, ao nosso time de colaboradores, em especial cada pesquisador, que percorreu o Pará e outros estados com o compromisso com a verdade”.
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Só olhar no site da doxa, de 12 pesquisas ela errou em 8 , e com grande diferença, mojui e santarém mais de 10% de diferença do resultado final .
Errar em 25% das pesquisas é péssimo rendimento considerando que a margem de erro em geral é 3,5% para mais ou para menos