Globo aponta deputado do PA como campeão de pedidos  de passaportes diplomáticos, Celso Sabino, deputado federal
Celso Sabino, estreante na Câmara dos Deputados

O deputado federal Celso Sabino (PSDB), eleito pela 1ª para o cargo no ano passado, é o campeão de solicitações de passaporte diplomáticos à Câmara dos Deputados, no total de 6 — para ele, a esposa e 4 filhos.

O privilégio é antigo na Casa, e vai na contramão das novas práticas políticas pregadas nas eleições do ano passado. Pior: fere a legislação.

“Além de um decreto de 2006, uma portaria do Itamaraty de 2011 regula a emissão do documento. A regra diz que a concessão e a utilização do passaporte especial para parentes ‘estará vinculada à missão oficial do titular e, portanto, terá validade pelo prazo da missão”’, dizem os jornalistas Bruno Góes e Eduardo Bresciani, que assinam uma brasil/metade-dos-passaportes-especiais-concedidos-pela-camara-para-parentes-de-deputados-pratica-irregular-23509567" target="_blank">reportagem de O Globo sobre o caso.

passaporte 2
Fonte: O Globo

Segundo o jornal cariocoa, não há nenhum registro no site da Câmara que Celso Sabino irá participar de missão oficial internacional.

“Não pretendo usar, a não ser em missão oficial”, justificou o parlamentar paraense.

O portador de passaporte diplomático tem privilégios no exterior, como a dispensa de filas e visto para alguns países e tratamento menos rigoroso de autoridades.

Leia brasil/metade-dos-passaportes-especiais-concedidos-pela-camara-para-parentes-de-deputados-pratica-irregular-23509567" target="_blank">neste link a íntegra da reportagem (para assinantes).

Leia também:
Juiz aceita denúncia, e mais 4 investigados viram réus na Perfuga; 3 são empresários

  • 163
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

10 Comentários em: Globo aponta deputado do PA como campeão de pedidos de passaportes diplomáticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Vilson disse:

    Celso Sabino com sua postura de bom moço, só engana quem não o conhece pessoalmente, ou trabalhou com ele intimamente. Sua dissimulação e prepotência são sem igual, quem o conhece de verdade sabe do que estou falando. Pagava inúmeras bolsas de estágio para pessoas se passarem por ele nas redes sociais, durante as eleições, utilizando assim de forma duvidosa do erário. Até suas alianças com candidatos a deputados estaduais e até ao senado, foram vítimas do seu sarcasmo e cinismo.

  • Marcos Paulo disse:

    Risos Jeso, risos. O deputado vai rever isso ai, com certeza que vai. Penso que foi um mau-entendido…

  • Cinthia Campos disse:

    Celso é inteligente e muitíssimo capacitado , não precisa disso é Rico nasceu em Berço de ouro..Sensacionalismo barato

    1. Rafael disse:

      Faz uma pesquisa pra vc conhecer sobre o deputado Celso Sabin. O primeiro deputado federal do Norte a Criar um gabinete para ficar próximo do povo, está fazendo a primeira seleção publica do norte do Brasil para cargos, Projeto de Lei n° 74/2016 institui que a criação de hospitais públicos para animais com oferta de consultas, tratamentos e cirurgias e muitas outras coisas. E assim mesmo quando não tem matérias importante para posta, colocam essa para tenta manchar a carreira das pessoas

  • Onizes Araujo disse:

    Como se diz aqui no Pará..é PAVULAGEM.
    Puro exibicionismo próprio de gente deslumbrada.

  • Mário Enno disse:

    Mas não era esse o líder do NÃO AO TAPAJOS …. algoz do Estado do Tapajos?

    1. Jeso Carneiro disse:

      Sim, foi Celson Sabino o vocal mais estridente contra a ciração do estado do Tapajós.

      1. Jose oda disse:

        Gostaria de saber se tu e Paraense

    2. Jose oda disse:

      Gostaria de saber se tu e Paraense

    3. emanel bentes disse:

      ele foi bem apoiado aqui em santarem e itaituba nestas eleições..