O deputado federal Celso Sabino (PSDB), eleito pela 1ª para o cargo no ano passado, é o campeão de solicitações de passaporte diplomáticos à Câmara dos Deputados, no total de 6 — para ele, a esposa e 4 filhos.
O privilégio é antigo na Casa, e vai na contramão das novas práticas políticas pregadas nas eleições do ano passado. Pior: fere a legislação.
“Além de um decreto de 2006, uma portaria do Itamaraty de 2011 regula a emissão do documento. A regra diz que a concessão e a utilização do passaporte especial para parentes ‘estará vinculada à missão oficial do titular e, portanto, terá validade pelo prazo da missão”’, dizem os jornalistas Bruno Góes e Eduardo Bresciani, que assinam uma reportagem de O Globo sobre o caso.
Segundo o jornal cariocoa, não há nenhum registro no site da Câmara que Celso Sabino irá participar de missão oficial internacional.
“Não pretendo usar, a não ser em missão oficial”, justificou o parlamentar paraense.
O portador de passaporte diplomático tem privilégios no exterior, como a dispensa de filas e visto para alguns países e tratamento menos rigoroso de autoridades.
Leia neste link a íntegra da reportagem (para assinantes).
Leia também:
Juiz aceita denúncia, e mais 4 investigados viram réus na Perfuga; 3 são empresários
Celso Sabino com sua postura de bom moço, só engana quem não o conhece pessoalmente, ou trabalhou com ele intimamente. Sua dissimulação e prepotência são sem igual, quem o conhece de verdade sabe do que estou falando. Pagava inúmeras bolsas de estágio para pessoas se passarem por ele nas redes sociais, durante as eleições, utilizando assim de forma duvidosa do erário. Até suas alianças com candidatos a deputados estaduais e até ao senado, foram vítimas do seu sarcasmo e cinismo.
Risos Jeso, risos. O deputado vai rever isso ai, com certeza que vai. Penso que foi um mau-entendido…
Celso é inteligente e muitíssimo capacitado , não precisa disso é Rico nasceu em Berço de ouro..Sensacionalismo barato
Faz uma pesquisa pra vc conhecer sobre o deputado Celso Sabin. O primeiro deputado federal do Norte a Criar um gabinete para ficar próximo do povo, está fazendo a primeira seleção publica do norte do Brasil para cargos, Projeto de Lei n° 74/2016 institui que a criação de hospitais públicos para animais com oferta de consultas, tratamentos e cirurgias e muitas outras coisas. E assim mesmo quando não tem matérias importante para posta, colocam essa para tenta manchar a carreira das pessoas
Como se diz aqui no Pará..é PAVULAGEM.
Puro exibicionismo próprio de gente deslumbrada.
Mas não era esse o líder do NÃO AO TAPAJOS …. algoz do Estado do Tapajos?
Sim, foi Celson Sabino o vocal mais estridente contra a ciração do estado do Tapajós.
Gostaria de saber se tu e Paraense
Gostaria de saber se tu e Paraense
ele foi bem apoiado aqui em santarem e itaituba nestas eleições..