
Com o objetivo de fortalecer a produção aquícola no oeste do estado, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realizou a entrega de 240 mil alevinos de tambaqui durante a primeira quinzena de julho de 2025.
A ação contemplou piscicultores de Vitória do Xingu, Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, o que deve movimentar mais de R$ 1,5 milhão na economia regional.
Do total, 200 mil alevinos foram entregues ao município de Vitória do Xingu, que tem uma estação municipal com dois tanques e maternidade própria para acolhimento e distribuição dos peixes aos criadores locais.
Outros 40 mil alevinos foram destinados a piscicultores familiares da região metropolitana de Santarém. O transporte dos alevinos até Vitória do Xingu foi realizado com caminhão equipado com caixas oxigenadas, garantindo a qualidade e segurança dos animais durante o trajeto.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Supervisão e apoio técnico da Sedap
A ação é acompanhada tecnicamente por equipes da Sedap, sob a coordenação do biólogo Zacarias Marques, profissional com mais de 30 anos de experiência na área aquícola. O apoio técnico contínuo tem sido essencial para garantir o bom manejo e o sucesso da produção, especialmente junto aos pequenos piscicultores.
Coordenador da Sedap em Santarém, Otávio Macedo também celebrou o impacto positivo da iniciativa.
“A entrega dos alevinos é uma ação estratégica, que se soma a um trabalho técnico contínuo de assistência aos piscicultores. A gente vê na prática o quanto isso contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura familiar na região. É o governo do estado chegando com presença e resultados”, afirmou.
Impacto direito na agricultura familiar
Para o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Nélio Aguiar, a entrega dos alevinos reafirma o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento sustentável da região.
“Essa é mais uma ação concreta da gestão do governador Helder em favor da agricultura familiar e da economia rural do Baixo Amazonas. Estamos falando de um investimento que gera impacto direto na vida de centenas de famílias, movimenta a economia e promove dignidade no campo. A piscicultura é uma vocação natural da nossa região, e o Estado tem feito a sua parte para dar todo o suporte necessário”, frisou Nélio.
A entrega dos alevinos foi realizada na Estação de Piscicultura Santa Rosa, da Sedap, no município de Santarém. A unidade é uma das principais referências na produção de alevinos na região e cumpre papel fundamental na interiorização do desenvolvimento sustentável.
Com ações como essa, o Governo do Pará segue avançando no fortalecimento da aquicultura como vetor estratégico para o desenvolvimento regional, ampliando oportunidades, renda e segurança alimentar para milhares de famílias paraenses.

Com informações da Agência Pará de Notícias
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário