Governo entrega nesta 4ª comenda Egídio Sales Filho de Direitos Humanos; veja os ganhadores

Publicado em por em Pará, Política

Governo entrega nesta 4ª comenda Egídio Sales Filho de Direitos Humanos; veja os ganhadores
Egídio Machado Sales Filho, advogado morto em 2020: nome da comenda. Foto: reprodução

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que transcorre hoje (10), o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), entrega nesta quarta-feira (11), a comenda “Egídio Machado Sales Filho de Defesa dos Direitos Humanos”.

A comenda é entregue anualmente a personalidades e instituições que se destacaram na luta pelos direitos humanos no estado, e que tiveram relação com a história de Egídio Machado Sales Filho, advogado e ativista da causa, que também presidiu a Comissão Estadual da Verdade e Memória do Pará.

Os homenageados com a comenda nesta ano serão:

1 – Paulo César Fonteles de Lima (in memoriam); 2. Paulo Roberto Monteiro Rodrigues; 3. Humberto Rocha Cunha; 4. Paulo de Tarso Vannuchi; 5. Rosemiro Salgado Canto Filho; 6. Luiz Gonzaga da Costa Neto; 7. Hecilda Mery Ferreira Veiga; 8. Carlos Alberto Barros Bordalo; 9. Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa); 10. Sociedade Paraense de Defesa Direitos Humanos (SDDH).

A honraria entregue pelo governo terá a forma de diploma, assinado pelo secretário estadual de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos.

A solenidade, a ser realizada a partir das 9h, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), será aberta ao público, e também contará com atrações culturais.

Quem é

O advogado Egídio Machado Sales Filho foi de uma família tradicional de juristas do estado, e militante dos direitos humanos. Foi professor de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) e procurador do município de Belém.

Antes de falecer, em 2020, idealizou e presidiu a Comissão Estadual da Verdade e Memória do Pará, cujo objetivo foi examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no Estado do Pará no período da ditadura militar no Brasil, de 1964 a 1985. 

Com informações da Agência Pará de Notícias

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *