Maria se mantém na liderança da disputa pela Prefeitura de Santarém, revela Destak

Publicado em por em Pará, Política, Santarém

Maria se mantém na liderança pela Prefeitura de Santarém, revela Destak
No sentido horário: Maria, JK, Delegado Jardel e José Maria Tapajós: os 4 mais bem posicionados na nova pesquisa da Destak. Foto montagem: JC

A deputada estadual Maria do Carmo (PT) lidera a disputa pela Prefeitura de Santarém (PA), segundo a nova pesquisa de intenção de votos da Destak – a última de 2023. A petista tem 21,6%, contra 18,0% do vereador JK do Povão (PSDB), que segue na segunda posição.

O secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós (PP), aparece em terceiro com 13,0%. A parlamentar (e ex-prefeita) assumiu a dianteira pelo cargo em setembro deste ano.

A Destak ouviu, de forma presencial, 720 eleitores com idade entre 16 a 59 anos. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o intervalo de segurança de 95%.

Maria se mantém na liderança pela Prefeitura de Santarém, revela Destak

Na pesquisa espontânea foram citados ainda outros nomes pelos eleitores: Nélio Aguiar (4,7%), Delegado Jardel (1,2%), Professor Hugo Diniz (0,9%), Alexandre Von (0,6%), Celsa Brito (0,6%), João Pingarilho (0,3%), Biga Kalahari (0,3%), Adriana Almeida (0,3%), Alba Leal (0,3%), Henderson Pinto (0,3%), e Emir Aguiar (0,3%).

Estimulada

Na pesquisa estimulada, Maria tem 33,1% das intenções de votos e aparece na frente do vereador JK do Povão, que tem 27,1%. José Maria Tapajós aparece em terceiro com 22,2%, enquanto que Delegado Jardel tem 6,3%.

A pesquisa estimulou outros nomes: João da Massamix (2,5%), Professor Hugo Diniz (1,6%), João Coragem (0,6%), Chapadinha (0,6%).

Maria se mantém na liderança pela Prefeitura de Santarém, revela Destak

Votos válidos

No cenário de votos válidos, a petista também tem a maior vantagem com 35,5%. JK do Povão vem a seguir com 28,8% e José Maria Tapajós em terceiro com 23,6%. Delegado Jardel aparece na quarta posição com 6,6%.

Neste cenário figuram ainda João da Massamix (2,7%), Professor Hugo Diniz (,17%), João Coragem (0,7%), e Chapadinha (0,7%).

Outros cenários

Em outro cenário estimulado, Maria tem 34,3%, JK do Povão tem 27,8% e José Maria Tapajós tem 24,6% são os três mais bem posicionados. Maria vence em praticamente todos os cenários estimulados para a Prefeitura de Santarém.

Com um cenário com 4 nomes, a deputada lidera com 35%, JK do Povão 29%, José Maria Tapajós 23% e João da Massamix 3%.

Estimulada e espontânea: entenda

A pesquisa espontânea ocorre quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. Esta sondagem serve para medir a lembrança da pessoa que participa do levantamento e a importância que eles dão aos questionamentos.

Na estimulada, uma lista com nomes é passada para os entrevistados escolherem uma das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas.

Com informações e números da Destak

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

6 Comentários em Maria se mantém na liderança da disputa pela Prefeitura de Santarém, revela Destak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *