O MDB realiza sua convenção nacional no dia 5 de outubro, em Brasília. O deputado federal Baleia Rossi (SP) será reconduzido ao cargo de presidente, que ocupa desde 2019.
Filho do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, ele ficará no cargo por mais dois anos e terá o desafio de manter o MDB como o partido com mais prefeituras nas eleições de 2024.
Em 2020, o partido continuou a ser o detentor de maior número de prefeitos, apesar de ter tido uma queda de 25% em relação a 2016.
- Leia também de João Salame: Cenários para eleições 2024 em Bannach e Rio Maria.
Nessa nova Executiva Nacional do MDB, o governador Helder Barbalho deverá ocupar a vaga de vice-presidente.
— ARTIGOS RELACIONADOS
No entanto, já há um consenso entre as principais lideranças do partido, com o aval do ex-presidente Michel Temer, para que Helder assuma a presidência da legenda no biênio seguinte, posicionando-se em local estratégico para direcionar os rumos do partido nas eleições de 2026, quando pretende dar voos maiores no cenário nacional.
Pacajá
Instituto Doxa realizou pesquisa no município de Pacajá, na Transamazônica. A gestão do prefeito André Rezende é aprovada por 55,9% e reprovada por 40,4% dos entrevistados.
Sobre intenção de votos para a disputa da prefeitura, a Doxa colheu os seguintes resultados: André Rezende com 41,2%, ex-prefeito Chico Tozetti (MDB) com 33,2%, ex-prefeito Padre Edmir com 4,4%, Leandro Reis com 2,2%, ex-prefeito Tonico Doido com 1,9%, Cida Bertunes com 1,5%, Ademar Renascer com 1,2% e Miguel Noronha com 1,1%.
O nome do poeta Orlando Nascimento não foi colocado no formulário da Doxa para averiguação. Ele pretende ser candidato.
João Salame
É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Helder barbalho liderança nacional