
O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (3), no Diário Oficial da União, a portaria que autoriza a Santa Casa do Pará a realizar a retirada e transplante de fígado.
A autorização reforça o pioneirismo da Santa Casa no atendimento, via SUS, de pacientes com doenças hepáticas na região Norte. O hospital ofertará 11 leitos aos pacientes que se submeterem a cirurgia de transplante.
Para o médico cirurgião Rafael Romero Garcia, que coordena o Serviço de Transplante Hepático na Santa Casa, a publicação da portaria é um marco para a instituição e traduz anos de trabalho para adequação de estrutura e capacitação profissional do hospital.
“Isso foi reconhecido pelo Ministério da Saúde e Sistema Nacional de Transplantes após visita técnica realizada em fevereiro deste ano. Muito provavelmente até julho devemos realizar o primeiro transplante”, frisou o médico.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“A Santa Casa tem capacidade instalada para realizar pelo menos um transplante por semana. São pelo menos 20 profissionais diretamente envolvidos com o procedimento e indiretamente toda a Santa Casa, pois mobiliza desde o bloco cirúrgico, UTI, laboratório, setor de imagem, hotelaria, nutrição, limpeza, enfim toda a instituição trabalha para fazer o serviço melhor”.
Rafael Garcia destaca ainda:
“Posso afirmar com segurança que hoje a Santa Casa é um dos hospitais mais equipados da região Norte, se não for o mais equipado. E isso só é possível com o apoio integral da equipe e da direção”.
De alta complexidade
Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, destaca que a autorização do Ministério da Saúde irá possibilitar o fortalecimento no atendimento aos usuários do SUS e consolidar a instituição como um centro transplantador.
“Dentro das políticas públicas do estado e das estratégias da Santa Casa, esse é o segundo serviço de transplante implantado na instituição, para que a gente possa atender cada dia melhor a nossa população e evitar que os pacientes tenham que se deslocar para outros estados para realizar esse tratamento que é longo e de alta complexidade”, pontua.
O secretário estadual de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, enfatiza o trabalho da Sespa para contribuir com projetos que aperfeiçoam a área da saúde.
“Com a portaria, a Santa Casa irá começar a realizar transplantes de fígado para a nossa população. É uma conquista muito grande poder oferecer isso ao povo paraense. Acompanhamos alguns casos de pacientes que necessitavam de transplantes que precisavam passar por processos muito delicados de traslado e espera nas filas. Esperamos que essa novidade traga celeridade e sucesso para quem precisa.”

Referência no Norte
O Centro Estadual em Doenças do Fígado da Fundação Santa Casa do Pará é referência para a assistência e o ensino no Pará e na região Norte. O centro realiza, em média, 6 mil consultas por ano, 200 internações e 80 cirurgias de grande porte.
Atende pacientes com doenças hepáticas, como cirrose e hepatite viral, além de acompanhar 60 pacientes transplantados em outros estados e ser, atualmente, o único serviço a realizar exames especializados pelo SUS no Pará, como elastografia hepática (exame semelhante à ultrassonografia, que avalia a saúde do fígado) e tromboelastometria (que avalia a coagulação do paciente).
A Santa Casa também se destaca na promoção de medidas de prevenção de doenças hepáticas, atualização vacinal e hábitos de vida saudáveis, como exercícios físicos, alimentação equilibrada e consumo moderado de álcool. As medidas incluem ainda a utilização correta de preservativos, higienização e cozimento correto dos alimentos.
Central de Transplante
Além da autorização para a realização do transplante hepático pela Santa Casa, outra melhoria para a captação de órgãos e realização de transplantes está modernização da Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA), que passará a funcionar ainda neste semestre em um novo espaço físico localizado na Santa Casa.
Entre suas atribuições a central tem a de fornecer o apoio necessário à captação do órgão que foi doado e será usado no transplante, com materiais e equipe de profissionais qualificada para fazer a captação.
“Em breve, vamos inaugurar a nova sede da Central Estadual de Transplantes justamente dentro da Santa Casa. Esse novo espaço vai trazer maior excelência e humanidade na nossa rede de saúde neste processo que envolve etapas tão delicadas.” disse o secretário, Rômulo Rodovalho.
Com informações da Agência Pará
.
Deixe um comentário