Servidores públicos municipais estão em pé de guerra com o prefeito de Monte Alegre (PA), Júnior Hage (PP). É que o mandatário reeleito no ano passado decidiu reduzir a gratificação por escolaridade da categoria – benefício incluído em lei municipal (4.662/2006) que vigora há quase 20 anos.
De acordo com a lei, servidores “ocupantes de cargos cuja escolaridade exigida é de nível superior” têm direito a 80% de gratificação sobre o salário-base.
A gratificação dos servidores de cargos com ensino médio é de 50%, e dos de ensino fundamental, 20%.
Nas redes sociais, Júnior Hage justificou a medida, que ainda depende de aprovação da Câmara de Vereadores, como contenção de gastos do município que já superaram o percentual máximo fixado na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), que é de 60% da receita líquida corrente.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Acrescenta também que a sua decisão é “um desejo de mudança” da população. Veja a íntegra do vídeo que Júnior Hage postou.
Reação
Duas das principais lideranças da categoria rebateram as declarações do prefeito: Jesiel Batista, do Sintepp, sindicato que congrega os trabalhadores da educação, e Ádria Simone Albuquerque, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Monte Alegre.
Os dois são unânimes em afirmar que Júnior Hage, eleito com 69,5% dos votos válidos, atua com escancarada perseguição contra os servidores municipais ao decidir por adotar a redução das gratificações.
Veja o vídeo de Jesiel e Ádria.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Seria correto acontecer essa contenção de gastos e justificável se o prefeito jr hage Nao aumentasse seu salário e dos vereadores ! Essa semana ele criou 50 cargos comissionados! Todos os dias tem edital o prefeito de monte alegre contratando! Que contenção essa ? Isso é perseguição aos funcionários públicos! O estado do Pará através da seduc paga 80% de gratificação! É vários municípios do Pará pagam ex Oriximiná!
É outra como os gestores que antecederam esse governo sempre pagaram e ainda davam abono salarial e construiram hospital escolas e a prefeitura!
Agora imagine vc sendo profissional e receber uma redução abrupta por mera perseguição! De 3450,00 de desconto! É mais a três meses a trás o governador do estado helder barbalho vez isso mandou pra alepa projeto de lei para reduzir salários dos professores e deputados com helder tem um governo de coalizão votaram pra redução salarial! Houve greve e o governador voltou a traz !quem é Jr Hage ? Maior que governador ? Existia uma ordem em monte alegre votaram na desordem!
Concordamos com o prefeito de que a cidade precisa de melhorias, mas que se busque recursos pra isso, como outros gestores anteriores fizeram! Não é momento de retirar direitos! A cidade necessita de investimento em todas as áreas! O impacto social desses descontos recairá em toda a população! POPULAÇÃO PINTACUIA NÃO SE DEIXEM ILUDIR COM FALÁCIAS! todos seremos afetados. REFLITAM.