A Doxa esteve recentemente em Óbidos (PA) levantando a opinião dos eleitores da cidade e da zona rural. Com 52,2 mil habitantes, o município é governado pelo prefeito Jaime Silva (MDB).
Nas eleições de 2024, Jaime vai defender seu mandato, lutando pela reeleição. A pesquisa mostra o quadro político-eleitoral visando as eleições de próximo ano, bem como avalia o desempenho do governo de Helder Barbalho (MDB) e do presidente Lula (PT).
- Pífia e raquítica: Oposição em Óbidos ainda que unida perderia eleição para Jaime, aponta Doxa.
O levantamento foi realizado no final de agosto de 2023, abrangendo as zonas do Planalto, da Várzea, Quilombola e a zona urbana (incluindo todos os bairros) com uma amostra de 520 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais e para menos dos resultados encontrados.
Avaliação do governo
— ARTIGOS RELACIONADOS
A Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Jaime Silva?”. O resultado mostra avaliação positiva de 60,0% (somatória de Bom e Excelente).
Já a avaliação negativa chega a 11,0% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 29,1%.
Aprovação
Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Jaime governar, a Doxa mostra que a aprovação chega ao patamar de 80,4%; enquanto a desaprovação é de apenas 19,6%.
O instituto visitou todas as comunidades do Planalto, Quilombola e as comunidades da Várzea para obter com maior precisão a avaliação do governo de Jaime Silva.
O maior índice de aprovação do governo de Jaime é na região da Várzea, chegando a 93,0%. Na cidade, a aprovação do prefeito ultrapassa a 83%. Na região Quilombola, a avaliação positiva do governo de Jaime ultrapassa a 81%. No Planalto, a avaliação positiva é de 69,1%.
Lula e Helder
A pesquisa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 89,5% dos obidenses estão aprovando o governo de Helder; enquanto 6,0% desaprovam.
Já o governo de Lula está sendo aprovado por 70,9% dos eleitores de Óbidos. A sua desaprovação é de 21,7%.
Pesquisa espontânea
A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam ser candidatos a prefeito de Óbidos. Primeiramente, na questão espontânea, a pesquisa mostra uma diferença do Jaime para o segundo colocado, Chico Alfaia, de 38,0%.
Jaime aparece com 42,7% e o ex-prefeito Chico Alfaia, 4,7%. O terceiro colocado é o ex-vereador Rosinaldo Cardoso, que vem com apenas 2,1%. Gerson e Siqueira Fonseca obtiveram apenas 0,3% cada. Os votos flutuantes somam 50,0%.
Pesquisa estimulada
Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Óbidos, Jaime Silva vai para 53,4%. O segundo colocado é o ex-prefeito, Chico Alfaia, que aparece com 8,1%.
Rosinaldo Cardoso vem em seguida com 5,5%. Rose Barros tem apenas 3,9%. O vereador Jalico Aquino tem 3,7%. Ronaldinho (Parente) ficou com 1,8%. Os votos flutuantes ainda somam 23,5%.
Rejeição
Quando se trata de rejeição, o ex-prefeito Chico Alfaia é o mais rejeitado, aparecendo com 16,8% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum.
O atual prefeito, Jaime Silva, vem m seguida com 9,4% de rejeição. Jalico é rejeitado por 6,8%; Rose Barros, 4,7%; Rosinaldo é rejeitado por 4,5%; Carla Baraúna tem de rejeição 1,8% e Ronaldinho (Parente), 1,3%.
Análise
Essa é a segunda fotografia que fazemos em Óbidos em 2023. Nessa fotografia, o cenário mudou favoravelmente ao prefeito Jaime Silva, que obteve uma expressiva avaliação positiva de seu governo em relação à pesquisa anterior.
Com isso, o índice de intenção de votos também mudou para melhor. Ressalte-se que os pesquisadores da Doxa visitaram as regiões do Planalto, quilombola, várzea e os bairros da cidade. Com isso a fotografia do cenário de Óbidos foi bem mais abrangente.
Nesse sentido, as pesquisas mostram uma maior aceitação dos eleitores em relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido por Jaime Silva, impulsionando-o a continuar no cago.
A oposição, pelos dados da pesquisa, está bastante enfraquecida, tendo em vista a pouca densidade eleitoral de seus competidores. Se somarmos todos os votos obtidos pela oposição e mais os indecisos não ultrapassa os 53,4% de Jaime Silva.
A um pouco mais de um ano antes das eleições de 2024, Jaime vai se configurando como forte candidato a permanecer no poder por mais 4 anos.
Com informações e análise da Doxa/Dornélio Silva
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário