Prefeitura abre licitação para retomada de hospital materno infantil em Santarém

Publicado em por em Pará, Santarém, Saúde

Prefeitura abre licitação para retomada de hospital materno infantil em Santarém
Maquete do materno infantil em Santarém: hospital com 128 leitos. Foto: PMS

Após liberação da Caixa Econômica Federal (CEF), a Prefeitura de Santarém (PA) iniciou o novo processo licitatório para contratação da empresa que irá retomar os trabalhos da obra do hospital materno infantil. Projetado em uma área de 7.400 m², a unidade terá em sua estrutura o total de 128 leitos e possui 72% de obras executadas.

O contrato anterior havia sido rescindido em fevereiro deste ano.

“Sexta, 11,  agora, lançamos a licitação para contratar nova empresa após ok da Caixa. A obra envolve recursos federal, estadual e do município. Por isso, sendo complexa a sua retomada. Não dependia só da prefeitura, mas, também, de órgãos estaduais e federais. Aval e análise de projetos. Até dia 12 de dezembro, devemos retomar a obra e concluir para a população ano que vem”, explicou o prefeito Nélio Aguiar.

Existe um saldo em conta de mais de R$ 17 milhões para ser usado na retomada dos trabalhos. “Foram muitos obstáculos superados, mas nunca perdemos de vista o objetivo maior: proporcionar um espaço moderno, equipado e acolhedor para a saúde materno-infantil em Santarém. Essa obra não é apenas concreto e estrutura, é um compromisso com o futuro, é um símbolo do nosso cuidado com as vidas que se formam e se desenvolvem em nossa cidade. Agradeço imensamente a todos que contribuíram para que este momento fosse possível, desde a comunidade que acreditou em nosso trabalho até as equipes dedicadas que, mesmo diante dos desafios, persistiram”, completou Nélio.

600 partos por mês

Quando for entregue à população, serão realizados mais de 600 partos por mês, atendendo Santarém e mais 19 municípios da região. Serão vários setores que cuidarão de mamães e de seus bebês, com atendimentos em obstetrícia; parto; puerpério; neonatologia; pediatria; internação hospitalar; urgência/emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo assim o agravamento dos casos e a mortalidade materno-infantil na região.

Com informações da Agência Santarém de Notícias

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

2 Comentários em Prefeitura abre licitação para retomada de hospital materno infantil em Santarém

  • Jeso, lembro que essa obra foi iniciada ainda no governo da ex-prefeita Maria do Carmo, no ano de 2013. De lá para cá, passaram-se 10 anos, dois prefeitos diferentes e nenhum foi competente para concluir a obra. O que se viu em uma década foi um verdadeiro descaso com o dinheiro público, pois mais de 20 milhões já foram gastos numa estrutura que, até agora, nenhum benefício trouxe para a população santarena. E como se isso não bastasse, recentemente o espaço onde funciona do Hospital Municipal, simplesmente pegou fogo, o que mais uma vez deixa claro a falta de competência da gestão municipal com a saúde pública. Penso que se o Hospital Materno Infantil estivesse funcionando, as cenas dramáticas vivenciadas na noite do incêndio, como aquela de uma enfermeira carregando três recém-nascidos de uma só vez, teriam sido evitadas. E pensar que o prefeito é um médico…

  • Isso é o cúmulo da incompetência, já se vão mais de DEZ ANOS de obra. Será que o incompetente perguntou aos chineses como eles conseguem construir hospital em duas semanas????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *