
Uma nova pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto Pró-Estudo, com sede em Santarém (PA), mostra o atual cenário da corrida por vaga na Câmara dos Deputados sob a ótica do eleitorado de Alenquer, no Baixo Amazonas. O levantamento, realizado nesta semana (dias 16 e 17) revela a liderança consolidada do deputado federal José Priante (MDB).
O município possui relevância estratégica na região. Segundo o IBGE (2025), a cidade tem população estimada em 75.882 habitantes. O número de eleitores, de acordo com o TSE (novembro de 2025), é de 44.530, dos quais 51% homens, e 49%, mulheres.
↦ Leia também: 70% aprovam gestão do prefeito reeleito Tom Silva em Alenquer, aponta Pró-Estudo.
Liderança e disputa pelo segundo lugar
— ARTIGOS RELACIONADOS
De acordo com a pesquisa, no cenário estimulado — quando uma lista de nomes é apresentada aos entrevistados —, Priante aparece isolado em primeiro lugar com 27% das intenções de voto. A vantagem para o segundo colocado é de 10 pontos percentuais, indicando uma base eleitoral sólida no município ximango.
A disputa pela segunda posição é mais acirrada. Junior Ferrari (PSD) registra 17%, seguido de perto por Jader Filho (MDB), que soma 15%. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Ferrari e Jader Filho configuram um cenário de empate técnico na preferência do eleitor local.
Pelotão intermediário e pulverização
Henderson Pinto (MDB) aparece como a quarta força política em Alenquer, alcançando dois dígitos com 11% das intenções de voto.
Abaixo deste bloco principal, nota-se um distanciamento significativo. O deputado Airton Faleiro (PT) registra 6%, seguido por Chapadinha com 5%.
A lista segue com Adriana Almeida pontuando 4% e a Dra. Alessandra com 3%. Renilce Nicodemos e Olival Marques aparecem empatados com 2% cada um.
Indecisos
A pesquisa indica que o eleitor de Alenquer está com o voto cristalizado para este estágio da pré-campanha: apenas 5% dos entrevistados não souberam ou não responderam (NS/SR). Outros 3% declararam intenção de votar em nomes não listados na estimulada.
Metodologia
O instituto Pró-Estudo ouviu 400 eleitores no município de Alenquer. A pesquisa possui um intervalo de confiança representativo para a cidade, com margem de erro estimada em 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Resumo dos números (estimulada) – Alenquer:
- Priante: 27%
- Junior Ferrari: 17%
- Jader Filho: 15%
- Henderson Pinto: 11%
- Airton Faleiro: 6%
- Chapadinha: 5%
- Adriana Almeida: 4%
- Dra. Alessandra: 3%
- Renilce Nicodemos / Olival Marques: 2%
- Em Outros: 3%
- NS/SR (Indecisos): 5%
Retrovisor: os mais votados em 2022
Para fins de comparação histórica, o cenário atual reflete, em parte, o desempenho das urnas nas últimas eleições gerais. Em 2022, Priante também foi o candidato a deputado federal mais votado no município de Alenquer.
Confira o top 5 da votação para a Câmara dos Deputados em Alenquer no pleito daquele ano:
- Priante (MDB): 5.745 votos (17,81%)
- Lucelino Sousa (PODE): 4.330 votos (13,42%)
- Júnior Ferrari (PSD): 3.929 votos (12,18%)
- Elcione (MDB): 1.429 votos (4,43%)
- Henderson Pinto (MDB): 1.316 votos (4,08%)
Força política e transferência de votos
A liderança de Priante em Alenquer pode estar relacionada à performance do prefeito reeleito Tom Silva. Nessa sondagem, o Pró-Estudo mensurou o capital político do mandatário ximango.
Quando perguntado aos entrevistados sobre o potencial de voto em um candidato apoiado pelo prefeito, 37% disseram que “com certeza votariam” e outros 26% afirmaram que “poderiam votar”.
Somados, esses números indicam que Tom Silva influencia diretamente a decisão de 63% do eleitorado do município. O grupo que “não votaria de jeito nenhum” em um indicado pelo prefeito soma 33%.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário