Zé Maria Tapajos, do MDB, lidera o percentual de rejeição entre os 5 candidatos à Prefeitura de Santarém (PA), o terceiro maior colégio eleitoral do estado, com mais de 240 mil eleitores aptos a votar nas eleições deste ano.
O candidato governista cravou 25,0% de rejeição, de acordo com a mais nova pesquisa da Doxa, publicada neste domingo (15).
Zé Maria faz parte de uma aliança governista que reúne 13 partidos, entre os quais o MDB do governador Helder Barbalho, o PT da deputada Maria do Carmo e o União Brasil do prefeito Nélio Aguiar.
Doutor em matemática
— ARTIGOS RELACIONADOS
O segundo mais rejeitado, conforme a Doxa, é JK do Povão (PL), com pouco mais de 19%. Seguido pelo Delegado Jardel (Solidariedade), com 10,6%.
Izabel Sales (PSOL), estreante na disputa, tem rejeição de 9%.
Doutor em matemática, ex-reitor da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), Hugo Diniz (PSDB) é o menos rejeitado dos postulantes ao cargo de prefeito: 7,5%.
18,5% dos entrevistados, ainda de acordo com a Doxa, não rejeitam nenhum dos candidatos, e 10,6% não souberem responder ou não se manifestaram.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre 9 e 14 deste mês, com 800 eleitores entrevistados tanto da zona urbana quanto da zona rural. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará sob o número PA-06891/2024 e possui uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Essa rejeição do Tapajós é a síntese do momento político atual em Santarém: o povo está cansado das oligarquias de sempre, que agora estão unidas. Pena que esse descontentamento se reflita no voto em um rinoceronte Cacareco.
Quanto ao Hugo ter a menor rejeição, é porque é insípido, inexpressivo. Não fede, nem cheira.