O italiano dom Flávio Giovenale (foto), 58, anos, é o novo bispo de Santarém. Ele foi nomeado hoje de manhã (19) pelo papa Bento 16.
Giovenale, da ordem dos salesianos, tem chegada prevista para Santarém no dia 15. Sua posse está marcada para o dia seguinte, na igreja de São Francisco de Assis, no bairro do Caranazal.
Ele estava à frente da diocese de Abaetetuba.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Assume o lugar de dom Esmeraldo Farias, nomeado arcebispo de Porto Velho no final do ano passado. Desde então a diocese de Santarém vinha sendo dirigida, interinamente, pelo padre diocesano Luís Pinto, 67 anos, .
Natural da cidade de Murello, Giovenale iniciou sua vida religiosa em 1971. Dez anos depois, em Murello, foi ordenado padre. É bispo há 15 anos.

Acredito que esse italiano deve estar pagando algum pecado pois vai ter que enfrentar muita coisa feia e de mau gosto que tem na cidade. O catolicismo está ligado à beleza. Como italiano deve mostrar aos moradores de Santarém que a beleza também salva.
foi a melhor coisa que aconteceu em várzea city nos últimos 50 anos !!!! conheço pessoalmente D. Flávio , é um bispo engajado “linha de frente” na defesa dos oprimidos e necessitados !!! e se a elite podre politica local fizer besteira terão pela frente um guardião da ética e da moralidade !!! que deus ajude o bispo no seu trabalho em prol da mudança social e da dignidade que os mocorongos mais humildes tanto precisam !!!
Bispo! Será que precisamos dele???
Essa é apenas uma função administrativa. Ele não é o Pastor de Santarém (como alguns pensam). Ele é unicamente o chefe da Igreja Catolica. Com Ele ou sem Ele as coisas funcionam da mesma. Apenas quem sente a sua falta ou presença são as ordens religiosas. Aliás, a única vez que me senti perto de um bispo foi quando fui menbro de uma congregação.
Mas a sua raiva tem que ser defecada caro amigo…
Falou besteira!
Tanto Padre aqui no Brasil, conhecedor dos problemas locais e vem mais um italiano, não tenho aversão a pessoas ádvenas ,pelo amor de Deus.Padres conhecedores das necessidades amazônicas como o ilustre Edilberto Sena, Padre Pinto e tantos outros mereciam ser olhados com mais carinho pela poderosa Igreja Católica Apostólica Romana.
Antonio Jequitibá, os designios de Deus sao bem maiores que a nossa capacidade de entendimento pode compreender. Voce deve observar a missao tanto dos citados por vc assim como muitos outros padres e bispos amazonidas desempenham no local para onde foram enviados. Nossa missao como catolicos e povo de Deus he receber, acolher e nos dispor para ajudar o nosso bispo, o santo padre, Bento XVI, junto com todo o colegiado catolico, faz um longo estudo para chegar a um nome que possa contribuir mais com o povo de Deus. he o espirito santo quem o ilumina nesta decisao final.
SEJA BEM VINDO DOM FLAVIO, SANTAREM LHE AGUARDA COM ALEGRIA.
Antônio, Dom Flávio é um grande conhecedor dos problemas de nossa região, mais do que você imagina. Já contribui por aqui há muitos anos. Você pelo que posso perceber não conhece o trabalho de Dom Flávio, saiba que ele é bispo de referência na educação deste País, vc pode pesquisar na CNBB. Abaetetuba por sinal está hoje muito diferente, os católicos estão um pouco órfãos…
CNBB FALANDO QUE SEU BISPO É REFERENCIA EM EDUCAÇÃO NESSE PAÍS?Bincadeira!,,,,u!!!!!
Querido irmao, deverias tambem conhecer o mundo, talvez esiste vida alem do teu umbigo!
Creio que essa Ana não sabe o que fala, não tem conhecimento da Palavra de Deus e muito menos dos documentos da Igreja…
Se não sabes, nenhum Igreja tem padres, bispos, leigos, fixos… Estão a serviço do Reino de Deus, eles enquanto SERVOS DE DEUS sabem, que aonde forem chamados devem ir.
A palavra de Deus é muito clara “Eis-me aqui, envia-me a mim” Isaías 6.8”
Assim como também foi com D. Esmeraldo, escutou novamente o chamado de Deus e clamor do povo de Deus sedento de um PASTOR e dom Esmeraldo foi e awui nós ficamos, enem por isso ficam falando o que não deve, viu ANA.
Portanto: Dom Flávio Giovenale, SANTARÉM está com CORAÇÃO ALEGRE, e ACOLHE COM FELICIDADESSSSS, O NOVO PASTOR!!!!! o/o/
DomFlávio assumiu os desafios locais de aprofundar o proceso de vangelização e pastoral das comunidades do centro (zona rural), Ilhas e cidade de Abaetetuba. — Enfrentou muitas resistências de caráter social e político, assimcomo encontrou numerosas pessoas, de diferentes opções religiosas e políticas, dspostas a colaborar nos desafos de ‘Pastor’ da Igreja local —- Desde sua chegada em Abaetetuba empenhou-se para promover uma educação de qualidade nas escolas da diocese, em regime de convênio com o Estado e o Municípo — Apoiou as atividades da Pasotral do Menor além de se dedicar na defesa dos direitos humanos da população —- Incansável nas visitas às paróquias da diocese, caracterizou pelo jeito humano e simples de se relacionar com crianças, jovens e adultos…. — como Cristo, foi tb ‘sinal de contradição’,,, pois as coisas humanas avançam historicamente de forma dialética … pois ninguém é dono absoluto das verdades da convivência socal. — Desejo garra e coragem para seguir desempenhando suas atividades de ‘Pastor’ do Povo de Deus que vive e labuta em Santarém —- Ficará a lembranças de um ‘homem justo’ (em termos bílblicos) que deu tudo de si para colaborar na construção do Reino de Deus… com obras e palavras. — Os novos desafios pastorais darão a medida de sua fé, determinação e dedicação. —- Valeu, amigão!
o que essa ana aí quer dizer com este comentário sem sentido? concerteza ele não pertençe e unica e verdadeira igreja de Cristo! obrigado Senhor por eu ser catolico!
Calma Rui desarme seu coração, esta Ana pode ser la de Abaetetuba, falando que eles agora estão sem bispo.
Oi Rui… Iniciar uma guerra santa num momento em que seu coração deveria estar feliz, faz algum sentido?
A verdadeira igreja de Cristo, é o corpo de Cristo…
Saulo tinha suas convicções religiosas, era fiel à tradição e à sua religião a ponto de matar em nome da fé. Até o dia em que teve sobre si um encontro com Cristo revelado e só ali, compreendeu o projeto de Deus para sua vida. Teve uma experiência agora não mais religiosa, mas pessoal com Jesus, a ponto de mudar seu nome para Paulo e um dia nos deixar esse ensinamento: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”.
Felicidades Rui. E que bom que estão felizes com essa conquista de vocês.
Abraço!
Graças a Deus teremos um novo pastor! Que Nossa Senhora da Conceição o abençõe e ilumine para guiar a Diocesse de Santarém…
Santarém receberá um grande bispo, uma pessoa realmente iluminada, ficará a saudade na Diocese de Abaetetuba, mas confiamos em Deus e logo teremos novo Bispo. Boa sorte D. Flávio.
Pensou-se em Santarem e nós como ficamos????