60 milhões: STJ mantém bens de Maia bloqueados

Publicado em por em Política

Família Maia
Joaquim, Erasmo e Maria: interesses familiares

Parte da fortuna, cerca de R$ 60 milhões (em valores atuais), do deputado federal Lira Maia (DEM) continuarão bloqueados pela Justiça até o final do processo em que ele aparece como réu por suposto desvio de recursos públicos quando da extinção do IPMS (Instituto de Previdência do Município de Santarém) à época em que exerceu o cargo de prefeito (1997-2004).

A decisão é do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), lavrada no dia 9 deste mês pelo ministro Benedito Gonçalves.

Neste link, a íntegra da decisão.

Essa é a quarta derrota que Lira Maia sofre na Justiça no esforço jurídico de 5 anos para desbloquear seus bens.

A ação de improbidade administrativa, cujo mérito ainda não foi julgado, é movida pela PJM (Procuradoria Jurídica do Município).

Os R$ 60 milhões cobrados do ex-prefeito é para que  o município possa repassá-lo ao INSS, o que não foi feito por Maia, ainda que tivesse esse dinheiro em caixa à época da extinção do IPMS.

O deputado federal é um dos principais aliados do prefeito eleito de Santarém, Alexandre Von (PSDB). No rateio de secretarias a partir de 2013, pleiteia no mínimo a de Educação (Semed), para entregá-la à irmã, Maria José Maia, vice-prefeita eleita.

Também exige apoio de Von à candidatura do sobrinho Erasmo Maia à presidência da Câmara de Vereadores no biênio 2013-2014.

Leia também:
Marido da prefeita é exonerado da CDP.
Transição começa dia 6.


Publicado por:

29 Responses to 60 milhões: STJ mantém bens de Maia bloqueados

  • Essa é a razão de continuarmos a não contar com serviços básicos, dentre os quais: falta de esgoto a ,ruas esburacadas, ensino deficiente, inexistencia de saúde pública e etc. Independente da sigla partidária, precisamos ter políticos que trabalhem pelo coletivo, caso não seja assim que ocorra a renovação, senão continuaremos na miséria política e social. Sou utópica por pensar assim? E mais, o patrimonio sem causa legal dos politicos e servidores publicos precisa ser fiscalizado permanentemente, pois não consigo fazer cálculos de que um salário de parlamentar consiga angariar uma fortuna de 60 milhoes! Enquanto permanecermos nos degladiando por sigla partidária não iremos avançar nas melhorias sociais. Esqueçamos a defesa partidária quando estivermos a frente de um disparate de acumulo patrimonial quando foi adquirido somente após o ingresso na política.

  • Vamos ficar ligado, apróxima secretaria de educação será a irmã do Lira Maia, a SEMED é a secretaria que mais recebe verbas federais, a irmã vai sentar na cadeira mais quem vai administrar é o Lira, por isso, a todos os professores compromissados com a educação, vamos ficar ligado, para que o IDEB de Santarém não vire cinzas.

  • o Aleijadinho pode ser feio, pode ser acusado de um monte de coisa, pode até ser processado, mas ta na moda e isso mata o pessoal do PT de Ódio. nenão Jeso?

    1. O Aleijadinho, Edy, não é um bom exemplo pra ninguém. Inclusive pra você. Assim, você estimula a corrupção, o desvio de dinheiro público, o nepotismo, a rombo nos cofres públicos. Estranho que você não comente nada, na Band, sobre essa decisão da Justiça.

  • Vejo que existem pessoas que não tem o discernimento de entender a política, ficam realizando análises e comentários tendenciosos. É natural que Alexandre Von contemple seus aliados, visto que foram eles que o ajudaram na vitória. No Brasil é quase que impossível um candidato chegar ao cargo do executivo sem selar alianças. Foi assim com o PT, PSDB e tantos outros que ainda possam surgir. Se não fosse assim, o Lula, não teria se aliado com seu eterno desafeto Maluf em São Paulo para garantir a eleição de Adad e assim será. Não seja alienado, hipócrita.

  • Oh, Joao Carlos! O que eh isso? Santarem precisa ser respeitada!! Ainda lamento que o povo desta bela cidade, nao tenha entendido o significado do voto limpo, pois Alexandre pode ser gente boa, ficha limpa e tudo mais, mas seu mentor eh figurinha repetida. Fala serio! Permitir o retorno de LM (essa seita) eh no minino querer abreviar o final do mundo por aqui.

  • Espero que o Von entregue várias secretarias para o Lira Maia e eles desviem tanto dinheiro que Santarém vire cidade modelo de corrupção. Sem mais!

  • Esse menino é tão bôbo, mas tão bôbo…Que na época do plebiscito arrumou uma defesa inexistente da frente pró Tapajós pro advogado Sábato Rosséti, deu 250.000.00 da frente pró Tapajós pra o advogado ficar só de sobreaviso, houve reclamações, mas o mesmo convenceu (o que ele é campeão de fazer), passados alguns meses, descobriram que o mesmo devia 1 milhão pra esse advogado que o defende em seus processos em Brasília…E que nada mais era do que uma manobra pra dar uma aliviada na dívida, com o dinheiro dos outros, ou seja o que ele é campeão de fazer…Desviar recursos de suas finalidades! João Carlos! João Carlos! Sai de perto meu! Olha a formação de quadrilha caboco!!!

  • Esse discurso do João Carlos é próprio do pessoal do HONESTO Lira Maia, só o que tufa é massa de bolo e os processos dele.

  • Há os que amam e os que odeiam e os que admiram Lira Maia, eu sou um; entre os 68 mil santarenos que o admiram e que votam nesse santareno, que não persegue ninguém e que representa não só Santarém, mas toda a região Oeste do Pará em Brasília e que muito tem contribuido com o desenvolvimento de Santarém. Parece que você Jeso é um dos que odeiam. Tem um ditado que diz ” Que não se atira pedra em árvores que não dá frutos”. Comparo Lira Maia, Erasmo, Maria José e quem mais você queira listar da família em seu blog, igual massa de pão, quanto mais você bate, mais eles cescem.

    1. Os líderes do tráfico no Rio de Janeiro e SP também têm admiradores no morro, tem “eleitores” e fãs cativos. E daí? Isso não quer dizer que são boas pessoas.

      1. Putz Jeso! Nocaute!!! Acho que machucaste o olho do João Carlos!!!

        1. Só quero ver quando o julgamento dos vinte e tantos processos acontecerem, para onde este deputado medalha de prata irá recorrer? quem sabe será aos sessenta e tantos mil cegos, porque só sendo cego para ainda apoiar esse tipo execrável de politico.

    2. Vc João Carlos é um dos que ele hipinotiza e ele nao ta nem ai pra vc…o interesse dele em se meter no plebiscito era só por interesse próprio, pra poder vender os millhares de terras que ele possui e tambem ser governador do estado do Tapajos…nao pense vc q ele tava dando uma de bom mocinho!!

  • ÔÔÔÔ CARA MORENA, POR VENTURA NÃO SABEIS QUE LIRA MAIA É DO DEM???? QUE O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA SÓ JULGA POLÍTICOS DO PT OU LIGADOS A ESSA SIGLA???? TENHO CERTEZA, CARA MORENA, QUE SE LIRA MAIA FOSSE DO PT, SE O MENSALÃO DE BRASÍLIA E O DE MINAS GERAIS FOSSEM DO PT OS CULPADOS JÁ TERIAM SIDO JULGADOS…..

  • Ele está preocupado!, ele gangou a eleição, agora seu amigo ALEXANDRE,é o Prefeito, amigo ficam voces se batendo,agora vamos quitar todas as pendencias,e a Honestazinha Maria FICOU INPADIDADE SE SER CANDIDATA POR 8 ANOS, O QUE FA O ANZOL É A VIOLTA.

  • Santarém está em boas mãos hein!!!!!
    Tenho até medo do que está por vir nós próximos 4 anos.

    1. ei marcos vc tem que ficar é calado, o que vc faz pelo seu bairro, afinal de conta é um bairro no centro da cidade mais tem a maioria dos moradores corruptos, afinal eles adoram vender seus votos, exemplo foi o geovani aguiar que comprou mais de 200 votos la, ai vem vc querer falar dos outros.

      1. Leleca,
        Não é porque compraram voto no meu bairro é que eu sou um deles, meu voto foi dado com consciência e não foi para nenhum dos que dominam a política em Santarém-PA, agora você para defender um ficha suja deve ter seus interesses né….

  • `e capaz de ficar parado por mais 4 anos pois a PJM vai passar a ser comandada por seus aliados no próximo mandato.

  • Então que seja julgado como no caso do mensalão !!! Já passou da hora … 5 anos … Será que o ministro Joaquim Barbosa não deveria julgar esse caso também ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *