Comissão Mista de Orçamento aprova relatório final da LDO de 2023

Publicado em por em Política

Comissão Mista de Orçamento aprova relatório final da LDO de 2023
O presidente da comissão é o deputado federal paraense Celso Sabino (UB). Fotos: Reprodução

Foram mais de três horas de sessão na Comissão Mista de Orçamento (CMO) até se chegar à aprovação, nesta quarta-feira (29), do relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que determina os gastos públicos do ano que vem e oferece os critérios para a elaboração do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.

O presidente da CMO, deputado federal Celso Sabino (União Brasil) anunciou medidas para dar maior transparência ao Sistema de Indicação Orçamentária (Sindorc), que apresenta informações sobre as emendas de relator-geral, conhecidas como RP 9.

“O relatório final do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 determina que as emendas RP 9 deverão sempre indicar o nome do parlamentar solicitante, ainda que o pedido tenha sido apresentado por demanda de agentes públicos ou representantes da sociedade civil”, explicou Sabino.

Atualmente, qualquer cidadão já pode obter informações sobre o autor das solicitações de despesas com emendas de relator, incluindo valores e modalidade de aplicação.

Com as mudanças no sistema, será possível obter relatórios sobre empenho e pagamento das indicações, além de identificar os prefeitos que fizeram indicações como usuários externos.

O relator da LDO – PLN 5/22, senador Marcos do Val (Podemos-ES), agradeceu o apoio do presidente da CMO e destacou o trabalho do parlamentar paraense.

Celso Sabino foi elogiado pelo relator da CMO, senador Marcos do Val

“Está muito fácil executar o meu trabalho com um presidente tão competente como o deputado Celso Sabino, sem dúvidas que isso irá dar um rumo certo ao orçamento do país”, afirmou o relator.

Dentre os pontos destacados no texto está a autorização de reestruturação salarial das polícias Federal, Rodoviária Federal, Penitenciária, Civil e Militar, além dos Bombeiros Militares do Distrito Federal.

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.