Em Canaã dos Carajás, uma das cidades que mais cresce no estado, a prefeita Josemira Gadelha (MDB), que está muito bem avaliada na opinião pública, vê a figura do ex-prefeito Jeová Andrade, que foi seu padrinho político nas últimas eleições, se erguer como possível adversário no pleito do ano que vem.
Escorado na força do bolsonarismo no município (Bolsonaro teve 62,96% dos votos no segundo turno em Canaã) e no seu legado como prefeito, Jeová tem ensaiado retorno ao cargo.
Como não há um rompimento definitivo entre prefeita e ex-prefeito, muitos bombeiros atuam para evitar o confronto. Comenta-se que uma das iniciativas teria sido articulada junto ao governador Helder Barbalho.
- Leia também de João Salame: Hana Ghassan, a candidata de Helder para sucedê-lo.
Jeová é primeiro suplente de deputado estadual do MDB e lhe teria sido sugerido que assumisse o mandato, com a convocação de algum deputado para ocupar cargo no governo. O próprio Jeová teria desestimulado a iniciativa.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A se confirmar o rompimento, operadores do ex-prefeito pensam na filiação em bloco de seguidores de Jeová ao Partido Liberal (PL). E sonham com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em Canaã para abonar a ficha de filiação de Andrade.
Ou seja, daqui até o ano que vem, prazo limite para as filiações, fortes emoções deverão povoar o imaginário das lideranças políticas do município.
Vale e minério de ferro
Pelo sim pelo não, Josemira tem pisado forte no acelerador da sua gestão. Tendo o município com os cofres turbinados graças a exploração do minério de ferro pela Vale, a prefeitura tem pavimentado diversas estradas vicinais, melhorado o visual da cidade e implementado diversos programas sociais que beneficiam a população de baixa renda.
Ao mesmo tempo é uma gestora que aposta no diálogo com os diversos setores da sociedade. O resultado é uma popularidade em alta.
João Salame
É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário