A primeira pesquisa da Doxa de 2024 registrada na Justiça Eleitoral mostra a supremacia eleitoral do atual prefeito de Ananindeua (PA), Dr. Daniel (MDB) que aparece com 81,6% de intenções de voto. Ele é candidato à reeleição.
Além disso, a aprovação do governo do médico chega a mais de 87%. O levantamento foi realizado de 1º a 3 deste mês em todos os bairros de Ananindeua, com uma amostra de 400 entrevistas. A pesquisa está registrada sob o nº PA-04658/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais, para mais ou para menos dos resultados encontrados.
Nessa pesquisa, a Doxa testou 4 nomes que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na sondagem espontânea, Dr. Daniel aparece à frente com 42,8% de intenções de voto. O segundo colocado é o ex-deputado Miro Sanova, recém-filiado ao PT, que aparece com 0,7%. Professora Nilse obteve 0,5% e Eliel Faustino, 0,2%. Outros 50,7% não indicaram nenhum nome.
Na pesquisa estimulada, os votos flutuantes caem significativamente, migrando para o atual prefeito, que cravou o primeiro lugar com 81,6% das intenções de voto.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A Professora Nilse está em 2º com 3,0%, seguido por Miro Sanova, 2,5%. Eliel Faustino aparece com apenas 0,5%. Outros 12,4% estão indecisos ou pretendem anular o voto.
Rejeição
Quando se trata de rejeição, o atual deputado estadual Eliel Faustino é o mais rejeitado, aparecendo com 22,1%. Miro Sanova é segundo mais rejeitado, com 11,7% de rejeição.
A Professora Nilse vem com 8,7% e Dr. Daniel com 3,5% de rejeição. Outros 16,4% não se manifestaram e 37,6% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos.
Análise do cientista político Dornélio Silva sobre essa pesquisa:
“O que se percebe nessa primeira pesquisa da Doxa registrada no TRE é que o cenário administrativo e eleitoral de Ananindeua está bastante favorável ao atual prefeito que busca sua reeleição. Há uma presença robusta do prefeito Dr. Daniel, encobrindo os demais atores que participam desse momento no cenário eleitoral.
Dr. Daniel está com uma aprovação de 87,8% de seu governo. Isto remete excelente vantagem na questão eleitoral, chegando a 81,6% de eleitores que votariam nele se a eleição fosse hoje.
Faltando um pouco mais de seis meses para as próximas eleições, tudo indica que o desenho está traçado para Dr. Daniel. Com esses pretensos candidatos testados na pesquisa, o atual prefeito terá poucos atores competitivos para jogar no campo eleitoral do próximo ano.
Isso significa, que sua reeleição para mais quatro anos está garantida.
Com informações e números da Doxa
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário