Ótimo e oportuno o artigo do sociólogo Marcos Coimbra levado ao ar hoje (3) no Blog do Noblat sob o título Pesquisas na reta final.
Ele ensina como o eleitor, a eleitora deve ler uma pesquisa. São 4 ótimas dicas.
– Nas eleições gerais, especialmente presidenciais, a maioria das pessoas decide cedo, o que torna possível identificar, até com grande antecedência, o provável vencedor. Ainda assim, como vimos em 2010, muitos só se resolvem na última hora, o que pode provocar surpresas – como o desempenho de Marina Silva. Nas eleições municipais, acontece o contrário. A decisão é tardia. Pelo que temos visto, é grande a proporção dos que escolhem a caminho da urna – escreve Coimbra.
Leia também:
Pesquisa registra empate técnico entre PT e PSDB.
Texto didático e bem esclarecedor. A pesquisa de opinião é, sem dúvida, uma ferramenta importante em todo e qualquer processo, inclusive no eleitoral e sua compreensão metodológica é fundamental para uma leitura atenta, crítica e responsável. Muito boa a sua recomendação Jeso.
Boa tarde Jeso,
estou passando pra deixar uma dica. Seu site está todo escuro nas páginas, só fica bom quando clicamos na notícia para ler. Fica difícil de se ler, a sensação que está passando é: “Se vc quer realmente ler, se esforce”.
Então a dica é para mudar o fundo para uma cor clara, assim como tá na Home e nas notícias.
Obrigado por poder deixar minha opnião
Parabéns alcançar um excelente nível de acesso/dia.
Allan, verifiquei aqui, e solicitei que a vários leitores, sobre a sua informação. Mas não detectei nada de anormal. Ainda sim vamos verificar o problema com mais vagar. Obrigado!