Será lançada hoje (18) a primeira chamada pública para o Fundo Dema/Fundo Amazônia, para pequenos projetos de uso sustentável na Amazônia brasileira.
A chamada é destinada a organizações dos “povos da floresta”, num total de até 69 projetos, em um montante de cerca de R$ 2 milhões em financiamento. As organizações tem até o final de fevereiro de 2012 para se inscreverem.
O lançamento será simultâneo em Belém, em Santarém e Altamira.
Em Santarém, o lançamento ocorrerá a partir das 9h, no auditório do GDA/CEAPAC (Travessa Agripino de Matos, entre a Av. Tapajós e Rua 24 de Outubro, bairro do Salé). Organizações da sociedade civil, sindicatos e demais organizações dos povos da floresta da região Oeste foram convidadas.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Na ocasião, serão apresentados detalhes da “Primeira Chamada Pública de Projetos Socioambientais” e “Primeira Chamada Pública de Projetos Socioambientais do Fundo Dema de Apoio às Comunidades Quilombolas”, no sentido de ampla divulgação para saber quem pode concorrer e qual a documentação necessária.
Será o primeiro de três editais do fundo, para concessão de apoio financeiro não reembolsável, e que este ano abre uma faixa de financiamento inédita no país, um fundo específico de apoio à comunidades quilombolas.
Por meio do Fundo Dema/Fundo Amazônia, além das comunidades e associações quilombolas, poderão concorrer aos recursos agricultores familiares, grupos de mulheres, extrativistas, pescadores artesanais e demais grupos sociais que atuem na Amazônia paraenses e queiram desenvolver ações sustentáveis em suas regiões.
Em geral, o fundo financiará projetos que estimulem o aproveitamento dos recursos naturais florestais e não florestais e a reorientação das práticas produtivas para a manutenção da biodiversidade valorizando a floresta em pé os conhecimentos tradicionais dos chamados povos da floresta em três linhas temáticas: (1) Fortalecimento da organização e capacitação socioambiental das comunidades; (2) Fortalecimento da organização e capacitação econômica das comunidades;
(3) Manejo sustentável de recursos naturais.
O Dema, que dá nome ao fundo, é uma homenagem ao líder sindical Ademir Fredericci, o “Dema”, assassinato na cidade de Medicilândia, na região da Transamazônica.
Fonte: Dema
Deixe um comentário