Lula mantém 44% e Bolsonaro cai de 32% para 31%, segundo Ipec

Publicado em por em Política

Lula mantém 44% e Bolsonaro cai de 32% para 31%, segundo Ipec
Lula versus Bolsonaro: o candidato manteve os números da última pesquisa. Foto: Reprodução

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (5) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa ao Palácio do Planalto, com 44% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%.

No levantamento anterior, Lula tinha 44%, contra 32% de Bolsonaro. Dessa forma, a distância entre os candidatos líderes das pesquisas oscilou para baixo, em 1 ponto dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esta é a terceira rodada da pesquisa desde que as candidaturas à Presidência foram oficializadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os dados são da pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. O levantamento ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios de todo o país.

Veja o resultado completo:

  • Lula: 44% (44% na anterior)
  • Jair Bolsonaro: 31% (32% na anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 8% (7% na anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 4% (3% na anterior)
  • Felipe D’Avila (Novo): 1% (1% na anterior)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (0% na anterior)

Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Roberto Jefferson (PTB) foram citados, mas não somaram pontos.

Brancos e nulos são 6% (eram 7% na pesquisa anterior). Não sabem ou não responderam são 5% (antes, eram 6%).

Desde o último levantamento, Jair Bolsonaro participou de sabatina na RedeTV, enquanto Felipe D’Avila, Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke foram sabatinados na CNN.

O instituto também questionou as intenções de voto em um eventual segundo turno entre os dois candidatos que mais pontuaram na pesquisa. Nesse cenário, Lula também aparece na dianteira, com 52% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 36%.

Na pesquisa anterior, Lula tinha 50% contra 37% de Bolsonaro. Brancos e nulos eram 9%, enquanto quem não sabia ou não respondeu somava 4%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula tem 42%, contra 30% de Bolsonaro. Na sondagem anterior, o petista pontuou 40%, e Bolsonaro, 31%.

Também pontuaram Ciro Gomes (com 5% na atual pesquisa e 4% na pesquisa anterior) e Simone Tebet (2% na pesquisa atual, 2% na pesquisa anterior).

Brancos ou nulos são 13%, contra 9% no último levantamento. Não sabem ou não responderam são 7%, contra 14% da última pesquisa.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.

Rejeição

O instituto também questionou eleitores sobre os níveis de rejeição a cada candidato. O presidente Bolsonaro lidera o ranking, com 49% (na pesquisa anterior, era 47%). Em segundo lugar, está Lula, com 36% (ante 36% no último levantamento).

Ciro Gomes tem 17% de rejeição (antes era 16%). Não sabem ou não responderam são 7% (na pesquisa anterior, 8%).

Avaliação do governo Bolsonaro

Sobre o atual governo, a reprovação e a aprovação seguem no mesmo percentual registrado na pesquisa anterior. São 57% que desaprovam, enquanto 38% aprovam e 5% não sabem.

Questionados sobre a atual administração, 43% julgam ser ruim ou péssima, enquanto 30% acreditam que é ótima ou boa — um ponto a menos que a última pesquisa, mas dentro da margem de erro.

A avaliação regular foi de 24% para 25%; e os que não sabem passaram de 2% para 1%.

Com informações do portal Metrópole

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

2 Responses to Lula mantém 44% e Bolsonaro cai de 32% para 31%, segundo Ipec

  • OS 40 DO Lula será sempre isso, enquanto os 31 dele + 29 do outros, como na última eleição, é a verdadeira conta da eleição,. O resto é babosieira

  • O GENOCIDA ( esse termo foi liberado pelo STF) JAIR BOLSOBOSTA, NA ERA OLAVO DE CARVALHO PENSOU NO GOLPE. COMO ELE É COVARDE E ARREGÃO, SÓ DA UMA DE MACHÃO PARA CIMA DE JORNALISTAS MULHERES, DESISTIU E ADERIU A VELHA POLÍTICA DA CORRUPÇÃO, VIA CENTRÃO . AGORA USA A MICHEQUE PARA AMELHOAR VOTOS DOS EVANJEGUES. TARDE DEMAIS MEU CAMARADA , NEM DANDO GASOLINA DE GRAÇA O CAPETÃO VAI REVERTER , O QUADRO TÁ CONSUMADO: É DERROTA E CADEIA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *