Prefeito ameaça blogueiro e empresário de morte. “Pilantra, safado, vagabundo”

Publicado em por em Oriximiná, Política, Segurança Pública

Prefeito ameaça blogueiro e empresário de morte. Pilantra, safado, vagabundo
Xarope e Delegado Fonseca: ameaça de morte a agressão verbal virou caso de polícia. Foto montagem: JC

O prefeito de Oriximiná (PA), Delegado Fonseca (Republicanos), fez ameaças a um blogueiro e empresário que estava a trabalho no município. O caso foi parar na delegacia de polícia, com registro de BO (Boletim de Ocorrência).

Iromarto Sobral Cardoso, o Xarope do Povo, 56 anos, foi insultado e ameaçado de morte por celular pelo mandatário e candidato à reeleição tão logo desembarcou na cidade, para coordenar um trabalho de coleta de dados em campo para uma pesquisa de intenção de votos na semana passada.

Xarope é dono da empresa Destak Publicidade, Marketing e Pesquisa, com sede em Santarém. Estava hospedado no Hotel Sapucuá, Centro de Oriximiná.

De acordo com relato do empresário à polícia, por volta das 22h00 da última segunda-feira (31) recebeu uma ligação do número (92) 98241-4*1*.

Ao atendê-la, o interlocutor teria perguntado imediatamente: “Qual o teu problema? O que tu quer, meu? Diz aí o que tu quer, pilantra, safado? O que tu faz aqui na minha cidade? Aqui quem manda sou eu. Vagabundo! Fala logo o que tu quer? Qual o teu problema?”.

Sem entender as agressões verbais e de quem se tratava, inclusive chegou a pensar que era uma ligação feita por engano, Xarope solicitou que a pessoa se identificasse. Entretanto, os insultos continuaram. Mas logo em seguida a pessoa revelou sua identidade: “Delegado Fonseca”.

Pilantra, vagabundo

Conforme o BO lavrado na Polícia Civil sobre o caso e cuja cópia o JC teve acesso, o empresário disse que, surpreso, não estava entendendo a atitude descontrolada do prefeito e tentou dissuadi-lo a parar com os ataques. Em vão. O Delegado Fonseca continuou atacá-lo. “Pilantra”, “vagabundo” e até acusá-lo de propagar “fake news”.

Xarope disse que o prefeito escalou ainda mais os ataques, ameaçando-lhe de morte. “Tu não tem medo de morrer não seu fake news? Tu achas que eu tenho medo de ti?”

Vendo que os insultos continuavam, o blogueiro disse que trataria disso na delegacia, o que supostamente teria irritado ainda mais delegado licenciado da Polícia Civil do Pará. Em uma de suas falas, Fonseca teria afirmado que, por saber onde o empresário estava hospedado, iria até o local para “arrebentá-lo de tapas e chutes”.

Pedido de retratação

Na manhã seguinte, terça-feira (1º), o dono da Destak afirmou que teria enviado uma mensagem por aplicativo ao prefeito pedindo para que se retratasse de tudo que ele havia falado na noite anterior. Mas foi ignorado.

Devido as ameaças (“Eu sei aonde tu tá. Vai eu e mais três aí, pra te arrebentar de tapa e chute”), Xarope decidiu registar o BO a fim de resguardar a sua integridade física.

O JC entrou em contato, na manhã deste domingo (6), com a assessoria do prefeito Delegado Fonseca. Que disse que, em decorrência do Círio de Santo Antônio, hoje, não teria como contactar com o mandatário e pedir dele uma manifestação sobre o caso.

O espaço no portal continuará aberto, e essa matéria será atualizada assim que o contraponto foi enviado à redação.

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

One Response to Prefeito ameaça blogueiro e empresário de morte. “Pilantra, safado, vagabundo”

  • Em pleno 2023 o tal prefeito quer dar uma de coronel. Será que ele pensa( ainda mais com o currículo que carrega) que intimida alguém?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *