Quem é Deborah Jordanna de Almeida Costa, da equipe jurídica do candidato a prefeito de Santarém (PA) Zé Maria Tapajós (MDB)?
Ela foi uma das advogadas que assinou a petição de censura à Doxa e ao JC protocolada na Justiça Eleitoral pela divulgação de uma pesquisa de intenção de votos que aponta a vitória no 1º turno, se as eleições fossem hoje, do candidato do PL, JK do Povão.
O pedido de liminar (decisão urgente) de Zé Maria Tapajós foi rechaçado pelos juízes Sidney Pomar Falcão (1ª instância) e Airton Portela (2ª instância).
Deborah Jordanna Costa é filha do vereador Erasmo Maia (União Brasil), integrantes da oligarquia Maia, que há quase 30 anos se reveza no poder político em Santarém com a oligarquia dos Martins. Neste ano, as duas famílias se uniram em torno da candidatura de Zé Maria Tapajós.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Em 2017, pouco mais de 30 dias após a posse de Nélio Aguiar no cargo de prefeito (primeiro mandato), Deborah Costa ganhou na prefeitura. Foi lotada no cargo de analista de controle interno da Controladoria Geral do Município (CGM). Na época, o pai dela era Chefe de Gabinete do Prefeito.
O caso foi denunciado pelo JC.
Pouco tempo depois, a advogada foi exonerada. Reapareceu em cargo público na Prefeitura de Belterra (PA), na função de procuradora do município.
Negócios
As conexões familiares da advogada Deborah Jordana Costa se estendem além da política. Seu irmão, o engenheiro Douglas Jordan de Almeida Costa é operador construtora DPV Engenharia e Serviços.
A empresa é apontada como uma das empresas que fazem parte de um cartel de construtoras que são contempladas com a maioria das obras e serviços de engenharia licitados pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Santarém. A pasta é comandada pela professora Maria José Maia.
Maria José é tia do vereador Erasmo Maia. A secretária é irmã do ex-prefeito Lira Maia, que controla há 7 anos a Semed. Proscrito da política, após ser condenado pela Justiça Federal por desvio de recursos públicos e associação criminosa, Maia foi quem indicou a irmã para o cargo.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Se fosse só essa cambada.
Filho (a) de peixe, peixinho é. Essa cambada adora mamar nas tetas da PMS.