Rede de atendimento às mulheres vítimas de violência foi fortalecida na gestão de Celsa

Publicado em por em Política, Santarém

Rede de atendimento às mulheres vítimas de violência foi fortalecida na gestão de Celsa
Celsa assinou convênios diversos para fortalecimento da rede de apoio às mulheres. Fotos: Reprodução

A pauta das mulheres sempre foi prioridade para Celsa Brito (MDB), candidata a deputada estadual. A primeira-dama de Santarém (PA), quando esteve à frente Semtras (Secretaria de Trabalho e Assistência Social), sempre desenvolveu políticas que priorizassem o público feminino, dando às santarenas mais oportunidades de emprego e renda, saúde e qualidade de vida.

Celsa entende que fortalecer a mulher, mãe, esposa, é fortalecer a família, já que elas são a base de uma estrutura. Mas nem tudo são flores e o número de mulheres que tem seus direitos violados ainda é acentuado. Por isso, Celsa fez questão de atuar em políticas que trouxessem segurança a todas as mulheres de Santarém e região.

Durante a sua gestão na Semtras, de 5 anos e 3 meses, o atendimento às mulheres vítimas de violência foi ampliado, com alcance na áreas ribeirinhas e fortalecimento das parcerias com a Vara da Violência Doméstica, o Ministério Público do Pará, Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam).

Foi neste período também que foi assinado o termo de cooperação entre o governo estadual, o Tribunal de Justiça do Pará, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, as Polícias Militar e Civil, a Fundação ParáPaz, bem como a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Santarém, por meio da Semtras.

Estrutura e fiscalização para atender o cumprimento de medidas protetivas às mulheres

É por meio desse programa que hoje existe a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas deferidas pela Justiça, em processos de violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como orientações e visitas às vítimas.

Além do sistema, os espaços também foram melhorados e houve fornecimento de materiais permanentes como: computadores, impressoras, mesas, cadeiras, armários, centrais de ar condicionado e outros, em todos os equipamentos socioassistenciais, dando conforto e melhores condições de trabalho àqueles que prestam os serviços a essa população.

Equipes preparadas

A equipe também foi capacitada, porque Celsa entende que é necessário estar preparado para receber demandas tão delicadas. Durante sua gestão, todas as equipes técnicas dos serviços e programas do Suas (Sistema Único de Assistência Social) em Santarém foram preparadas.

“A gente entende que esse é um assunto importante. Entendemos que proteger nossas mulheres é fundamental na sociedade em que vivemos. Muito foi feito, mas ainda há muito a se fazer. Por isso resolvi dar esse passo [ser candidata a deputada estadual] por entender que estando na Assembleia Legislativa do Estado poderei alcançar inúmeras melhorias às mulheres, não só de Santarém, mas de toda nossa região”, destacou Celsa.

Está é a primeira vez que a candidata concorre a um cargo político e vem sendo uma das candidatas mais bem aceitas na região.

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *