Santarém ganha aplicativo para pedir iluminação pública pelo celular

Publicado em por em Política, Santarém

Santarém lança aplicativo para pedir iluminação pública pelo celular
Orla de Santarém em frente ao Centro Cultural João Fona. Foto: Reprodução

“Santarém IP” é o novo aplicativo para solicitação dos serviços de manutenção da iluminação pública do município. O lançamento é iniciativa da Prefeitura de Santarém (PA), gestão do prefeito Nélio Aguiar, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Samurb).

O app dará mais celeridade às solicitações do cidadão que necessita do serviço e está disponível tanto no sistema Android, quanto no IOs.

“Estamos sempre modernizado os serviços que a Semurb oferece a população. O aplicativo é de fácil acesso, foi elaborado para ser o mais direto, mais simples possível quanto ao preenchimento do formulário virtual, portanto, a prestação de serviços será efetuada de forma mais ágil”, explica o secretário da Semurb, Jean Murilo.

“Ele vem somar aos demais canais de atendimento. Continuamos disponibilizando os canais por telefone, temos o 0800 042 0952, e em breve teremos o whatsapp para contribuir na solicitação dos serviços”.

Para acessar o aplicativo Santarém IP o cidadão deverá seguir os seguintes passos:

1. Acessar a loja de aplicativos do celular;

2. Na opção de pesquisa digitar: “Santarém IP” e clicar para baixar;

3. Clicar no ícone: instalar;

4. Após instalar, clicar no ícone: abrir;

5. Ao abrir, ativar a permissão para o acesso da localização;

6. Na tela aparecerá o ambiente virtual para o acesso as solicitações “Cadastrar notificação” e “Consultar notificação”;

7. Se caso for “Cadastrar notificação”, o usuário entrará nos ambiente e terá acesso a três opções para localizar o ponto que necessita de manutenção;

7.1. A primeira opção solicita o número que fica em uma plaqueta no braço da luminária ou no poste. A plaqueta tem o fundo amarelo com os números em azul. O número será lido pelo sistema que irá buscar os dados da luminária;

7.2. A segunda opção é a busca da luminária pelo google maps, com um clique no mapa para escolher um ponto, para preenchimento automático da localização;

7.3. A última opção o usuário pode inserir o endereço da reclamação que o sistema identificará o local a ser realizado o serviço;

Obs.: Ao utilizar uma das opções, clicar no ícone “próximo”.

8. O próximo ambiente é o de selecionar o tipo de ocorrência. Na tela aparecerá imagens que dão acesso aos serviços oferecidos no aplicativo;

9. Ao selecionar a imagem do serviço, clicar no ícone “próximo”;

10. No próximo ambiente terá a opção para o preenchimento de dados pessoais do solicitante, além da opção “marcar” para manter seus dados no registro, se caso necessitar fazer próximas ocorrências, após que para prosseguir no ícone “próximo”;

11. No ambiente seguinte terá as opções para informar sobre as condições de acesso da rua, a referência do local e caso o usuário queira informar outras observações. Para prosseguir clicar em “Próximo”;

12. Na próxima tela será apresentado o resumo do registro para conferência das informações preenchidas e após a conferencia clicar na opção “enviar”, para encaminhar as informações.

13. É gerado o número do protocolo do atendimento.

Se caso não quiser utilizar o aplicativo, a Semurb dispõe do número 0800 042 0952 e, em breve, outros canais serão disponibilizados para solicitação dos serviços.

O aplicativo esteve em fase de teste desde o dia 14 de maio, para o sistema Android e desde o dia 23 de maio para o IOS. Agora, o app está em pleno funcionamento.

Com informações da Agência Santarém

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