Mudança no comando do Terra Legal Amazônia, em Santarém.
Sai, exonerado, o engenheiro agrônomo Ivo Ledo, entra Helinelson Paranatinga.
Terra Legal é um programa de regularização fundiária, coordenado pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Foi criado em 2009.
Paranatinga, conforme o blog apurou, é indicação do deputado federal Cláudio Puty (PT).
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também:
PT de Santarém dá 3º mandato a Juca Pimentel.
não entendo estes ongueiros,O INCRA E TERRA LEGAL , está cheio deles,ou seja o incra tá com 12 anos sem titular ,ai cria o terra legal,ai,já vem eles contra,é fácil ,mudem a lei , gostei PETISTA NELES. VALEU PUTY
MPF – Ministério Publico Federal neles ! e no PUTY!
Apesar de extremamente questionado por movimentos sociais e organizações ambientais, o Programa Terra Legal foi apresentado pelo governo federal como a principal ferramenta para por fim ao caos fundiário instituído na Amazônia. Com a justificativa de regularizar a questão fundiária de pequenos proprietários de terras, o programa contém inconsistências que estão levando os Terra Legal a estender o benefício a proprietários de grandes extensões de terras e que ainda configuram como infratores da legislação ambiental brasileira, explorando irregularmente terras públicas . A tendência e piorar muito com a politização do órgão em Santarém.
O TERRA LEGAL criado com objetivo anunciado de regularizar antigas ocupações legítimas na Amazônia, dando prioridade a pequenos produtores e a comunidades locais. Mas, como já havia sido previsto por movimentos sociais e ONGs, o programa está também beneficiando grileiros, latifundiários e aqueles que desmatam a floresta apostando na impunidade ao invés de legalizar as terras dos agricultores familiares com este petista a coisa deve piorar muito.
O Programa Terra Legal, do governo federal, estaria regularizando terras que foram embargadas por desmatamento ilegal do Ibama. Segundo as regras do programa, estas terras não deveriam ser regularizadas.
Que tal o Terra Legal investigar?
Sera que vai mudar?
Amazônia sustentável
Governo titula terras que foram desmatadas ilegalmente?
“https://amazoniasustentavel.wordpress.com/”
A área em nome do Romanholi tem um processo de regularização no Terra Legal :
OSVALDO ROMANHOLI – CPF nº 272.769.611-68
Coordenadas: UTM N: 9203893 E: 680734
Área: 1.124,0000 ha
Data do Processo: 2009-11-26
O mais triste é que provavelmente será titulada, pois o MDA-TERRA LEGAL TITULA ÁREAS COM EMBARGO PELO IBAMA.