por Tiberio Alloggio (*)
Enquanto nacionalmente as eleições confirmaram o favoritismo de Dilma (agora a menos de 4 pontos percentuais para ser a primeira mulher a presidir o Brasil) a abertura das urnas no Pará reservaram uma surpresa desagradável para a governadora petista Ana Júlia.
Na contramão da onda nacional, caracterizado pela vitória do “continuísmo politico” na maioria dos governos estaduais, Ana Júlia saiu do primeiro turno sofrendo uma derrota pra lá de humilhante.
Uma reprovação que só não foi definitiva graças a um providencial ponto em percentual aparecido milagrosamente no último instante da apuração.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Casos parecidos ao do Pará, só no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, mas lá a derrota do situacionismo já estava amplamente prevista por causa dos escândalos políticos que envolveram aqueles governos.
Todavia esse desfecho eleitoral não chegou a gerar grandes surpresas no meio político paraense. Problemas políticos, oriundos de prioridades programáticas inconsistentes, já davam como favas contadas uma derrota politica petista ainda no primeiro turno. Só não se tinha ciência da proporção de tamanha pancada.
É uma derrota que põe à vista toda a incompetência do núcleo duro do comando de governo. Sua incapacidade de construir alianças político-programáticas sólidas, que pudessem oferecer soluções de médio e longo prazo ao Pará.
Uma incompetência que levou o PT a praticar alianças políticas inconsistentes, que pesaram como uma montanha na hora de abrir as urnas.
Mas com um núcleo-duro do calibre de Cláudio Puty, Aníbal Picanço e dos irmãos Monteiro o resultado não poderia ter sido diferente. Trata-se de um “quarteto fantástico” que, somados, não dá um estrategista de “meia tigela”.
Um grupo político incapaz de pensar estrategicamente, cujo maior trunfo foi conseguir priorizar a disputa interna, por dentro da base, inviabilizar a aliança com o PMDB e estremecer as relações internas ao próprio PT.
Foi nessa guerrilha interna, que se criaram as principais condições que levaram o governo Ana Júlia à derrota nesse primeiro turno. Uma derrota que se somou ao naufrágio da candidatura de Paulo Rocha ao Senado.
Enfim, a eleição majoritária do 3 de outubro, representou o maior fiasco politico na história politica do PT no Pará.
Se nas eleições majoritárias, o resultado do PT foi um fiasco, no proporcional, o PT colhe o melhor resultado de sua historia elegendo a maior bancada da Assembleia Legislativa e aumentando o número de seus representantes na Câmara Federal.
Por isso, fiasco ou não, os adversários do PT não tem muito a comemorar, pois suas bancadas caíram pela metade e o DEM no estado continua em franco processo de extinção. Apenas o ruralista Lira Maia conseguiu se manter vivo no congresso nacional.
Num cenário desses, no segundo turno tudo é possível, inclusive uma virada que possa levar a governadora a uma vitória no dia 31 de outubro.
Em política, como se sabe, nada é impossível, mas convenhamos, o fato de ser possível não significa que isso seja provável.
E nessa altura do campeonato as probabilidades de Ana Júlia são mínimas. Mesmo que o “quarteto fantástico” consiga costurar tudo aquilo que desconstruiu ao longo do mandato todo.
Outro grande problema é o sumiço da militância politica do PT, hoje muito mais acomodada ao emprego que não aos seus ideais.
Esse fenômeno foi muito claro em Santarém, a maior cidade do Pará administrada pelo PT, onde ninguém viu mobilização para Dilma e para Ana Júlia.
Quem fez campanha foram apenas os candidatos ao proporcional, entre eles o meia tigela Cláudio Puty, o maior responsável pela derrota de Ana Júlia, e que graça a máquina do governo conseguiu até vaga de deputado
Muito pouco para vencer eleições majoritárias.
——————————————————–
* Sociólogo, reside em Santarém. Escreve regularmente neste blog.
Tibério o PT não é mais o mesmo.
A ideologia tão trabalhada antes do poder caiu por terra quando chegaram lá no topo. A qui em Santarém foi pior, pois ficou nas mãos de parte da “elite santarena”, quem não pisa no chão desde que assumiram.
Grande parte das pessoas que lutaram pelo PT que tinham um ideal voltado para o bem de todos afastaram-se pela decepção com a corrupção ou estão humilhados trabalhando ainda no partido, alguns até devem ter morrido de desgosto. Aquelas pessoas de menos poder aquisitivo que lutavam pelo PT para chegar hoje perto de um “companheiro”, como se chamavam antes é preciso enfrentar 1000 burocracias. O que tem de PT aqui em Santarém mesmo é uma elite filhos de papai que só trabalham pensando no futuro da “panela”!
Nesses momentos tensos em que a mãe está venda visando a manutenção do poder vamos rir um pouco …….
Um cidadão entra numa Delegacia em Brasília e diz ao delegado:
– Vim entregar-me, cometi um crime e desde então não consigo viver em paz.
– Fique calmo… o que o senhor fez!?
– Atropelei um petista na estrada de Taguatinga.
– Ora meu amigo, como o senhor pode se culpar se esses petistas atravessam as ruas e as estradas a todo o momento?
– Mas ele estava no acostamento!
– Sinal que iria atravessar…!!! Se não fosse o senhor seria outro qualquer.
– Mas não tive sequer coragem de avisar a família dele!
– Meu amigo, se o senhor tivesse avisado haveria manifestação de repúdio, passeatas com apoio da CUT, MST, pancadaria e morreria muito mais gente; então o senhor fez muito bem, portou-se como um pacifista.
– Mas doutor, eu enterrei o pobre homem ali mesmo, na beira da estrada!
– O senhor realmente me parece uma pessoa de bem. Enterrar um petista é postura de benfeitor. Outro qualquer o abandonaria ali mesmo para ser comido por urubus.
– Mas enquanto eu o enterrava, ele gritava : Estou vivo, estou vivo!
– Tudo mentira, esses petistas mentem muito…
Piada de péssimo gosto, não da nem para classificar como humor negro.
Interessante o pensamento tucano. No pleito para deputado federal na maioria dos estados a oposição demoníaca/tucanalha foi reduzida a pó, por exemplo, CE, AC, AL, AM, ES, RO e SE, foi eleito apenas 1 deputado da oposição, no DF os representantes federais são todos aliados, a nível nacional foram eleitos aproximadamente 402 deputados aliados contra aproximadamente 111 da oposição. Em STM o PT de fato levou uma surra, mas no cenário eleitoral nacional isso não ocorreu. SS você precisa avaliar a situação deixando o emocional de lado.
Obs. acho a maioria da base aliada tão bandida quanto a oposição.
O maior cabo eleitoral do Lira Maia é a Maria do Carmo, e o alexandre cresceu em votos por falta de opção para Estadual de Santarém, até eu quase votava nele até que me lembrei do Marcio Pinto,
mas foi uma grande perda não elegermos o Carlos Martins, só uma pergunta em quatro anos de deputado o que o Lira conseguiu pra santarém?
Tibério, falta pouco para vc responsabilizar esses “4 cabeças pensantes” do PT pelos fracassos do Partido em Santarém. A inoperância do governo Maria do Carmo com certeza é obra desses 4 rapazes malvados.
Paulo,
Sobre o PT em Santarém escreví o seguinte:
“Outro grande problema é o sumiço da militância politica do PT, hoje muito mais acomodada ao emprego que não aos seus ideais.
Esse fenômeno foi muito claro em Santarém, a maior cidade do Pará administrada pelo PT, onde ninguém viu mobilização para Dilma e para Ana Júlia.
Quem fez campanha foram apenas os candidatos ao proporcional, entre eles o meia tigela Cláudio Puty, o maior responsável pela derrota de Ana Júlia, e que graça a máquina do governo conseguiu até vaga de deputado”
Muito pouco para vencer eleições majoritárias.
abs
Tiberio Alloggio
PS
Agora você está confundindo “inoperancia política” do PT, com o Governo Maria do Carmo que ao contrário do que você pensa está sim operando e vai estar operando até 2012.
Mas isso eu entendo…. antipetista querer tirar uma lasquinha faz parte do jogo politico.
Elbio…Elbio…Elbio…
Politica não é futebol, Partidos não são times e os eleitores não são torcedores.
Dilma aplicou uma surra no Serra… 47% a 32%
Agora o Serra encontra-se na previdencia social do 2 turno (graças a otima performance de Marina Silva) … até o 31 de outubro… e de lá só sai para a aposentadoria.
O PT foi o Partido que mais cresceu no Brasil. Maioria na camâra e Vice-Maioria no Senado.
Ganhou na grande maioria dos Estados junto a toda a base Lulista.
No proprio Pará, mesmo perdendo no majoritário, o PT se tornou o maior partido no Estado, elegendo a maior bamcada na Alepa e junto ao PMDB elegeu a maior bancada na Camara Federal.
A oposição demo tucana encolheu brutalmente, seus caciques foram varridos do cenário politico. Os que sobreviveram (inclusive aqui no Pará) ou mudam de estilo ou desaparecerão naturalmente.
Enfim, tem que se ter a coragem de admitir as derrotas….Não é azulino? Afinal Santarém representa apenas um pequeno pontinho no mapa do Brasil.
No Pará o PT, apesar da conjuntura extremamente favoravel, foi na contramão do cenário nacional.
Jatene aplicou uma surra inesquecivel na Ana Júlia…. e o PT perdeu a eleição majoritária.
Tem que admitir a derrota, pois saber perder é mais importante que ganhar.
Mas todos temos a obrigação de tentar entender o porque.
Justamente aquilo que tentei fazer no artigo
Tiberio Alloggio
Contra o cenario nacional ? Minas , São Paulo , Rio Grande do Norte , Santa Catarina , o Brasil está acordando , deixando de votar pela barriga .
Serra não foi para segundo turno pelos votos da Marina , Serra foi para segundo pois Dilma caiu, o PT pode até levar , mas não foi facil , e não sem dinheiro , imagine Marina com a estrutura de campanha da Dilma ?
O PSDB sumir ? os maiores colegios eleitorais do Brasil dizem o contrario .
Enfim , só tempo para mandar para sepultura o PT , o PMDB vai continuar pois sempre está ao lado de quem vence .
Mais uma coisa Ptibério .
SURRA foi o que FHC deu no Lulla que nem deixou o cidadão ir para o segundo turno .
Esses tucanos do demo são mesmo incorrigíveis masoquistas. Reclamam de quê mesmo? De não terem sido derrotados de uma só vez? Querem apanhar mais, é?
Tá um a zero. É segundo turno, e vai ser dois a zero.
Duas pauladas na moleira do Serrote. E surra demulher, só pra criar vergonha na cara!
Se teu Lulla pensase assim não seria presidente , quantas surras levou antes de conseguir ?
espetáculo de nonsense.
Tio Bério , o que está acontecendo?
Discordo de que segundo turno é outra eleição. Não é mesmo. Não acredito em grandes mudanças em relação ao que houve no primeiro. Basta relembrar dos outros “segundo turnos” que já ocorreram.
Sem dúvida, o fiasco do PT em Santarém se deve às instâncias mais próximas do eleitor: prefeitura e governo do estado.
As opnioes de tiberio são infundadas e tendenciosas, aprenda a ler a realidade a sua volta e faça uma analise do seu ponto de vista, pois falta muito pra vocë tercer comentarios nesse tipo de midia. conselho – estude mais.
Sou simpático ao PT e antipático à direita caretona. Mas o PT do Pará pelamordedeus.
De fato o resultados das urnas no primeiro turno refletem a insatisfação do povo paraense. Porém, como já dito, o segundo turno é outra eleição. Vergonha maior se dar ao oeste paraense e principalmente a Santarém, que vêr sua representação ceifada por abuso politico e ignorância politica de um povo que prefere votar em candidatos de fora aos de casa. As contas são bem claras, se os votos ao PUTY em Santarém e região tivessem sido ao Carlos, nós teríamo dois federais, dois deputados federais que, poderiam “brigar” por melhorias em nosso estado. No âmbito estadual, nossos representantes são os mesmo que já estava, com a troca de Carlos por Hilton Aguiar, que entra pela janela do quociente eleitoral/partidário, que sequer se aproxima dos 22 e 20 mil votos de Reginaldo e Nélio. Consciência é o que falta ao nosso povo. Até agora eu me pergunto, onde estavam os defensores do Estado do Tapajós nesta campanha? Onde está a consciência e memória deste povo? O PSDB nos deixou em uma escuridão politica e de recursos durante 8 anos por conta da briga entre os governos e o então prefeito LIra Maia, que brandava contra aos 4 ventos e agora se coloca ao lado dos que antes massacraram Santarém. Assim como em São PAulo, nós também elegemos nossos TIRIRICAS, palhaços “sem graças” que não nos fazem rir e sim agonizar num estado deixado as traças.
A galera do contra tá rindo a toa, mas estão sumindo do mapa politico
Coligação Juntos com o Povo
– Arnaldo Jordy (PPS)
– Zenaldo Coutinho (PSDB)
– Nilson Pinto (PSDB)
– Lira Maia (DEM)
– Wandenkolk (PSDB)
Coligação Acelera Pará
– Beto Faro (PT)
– Zequinha Marinho (PSC)
– Lúcio Vale (PR)
– Miriquinho Batista (PT)
– Cláudio Puty (PT)
– Zé Geraldo (PT)
– Josué Bengtson (PTB)
DEPUTADOS ESTADUAIS
Coligação Acelera Pará
– Chico da Pesca (PT)
– Carlos Bordalo (PT)
– Valdir Ganzer (PT)
– Edilson Moura (PT)
– Bernadete Tem Caten (PT)
– Airton Faleiro (PT)
– Milton Zimmer (PT)
– Alfredo Costa (PT)
– ZÉ Maria (PT)
PSDB e DEM
– Márcio Miranda (DEM)
– Pioneiro (PSDB)
– Sidney Rosa (PSDB)
– Alexandre Von (PSDB)
– Cilene Couto (PSDB)
– Megale (PSDB)
– Ana Cunha (PSDB)
Tibério e o Alexandre Von que você disse que estava praticamente morto? Que se estava procurando novos grupos políticos para resssucitar? Ein, ein? Deu um banho naqueles que gastaram milhões para se eleger, sendo que uns nem se elegeram.
Faça sua brilhante análise da política local pós eleições…
De olho, o Alexandre deve agredecer de joelho o apoio que teve do Lira Maia, pois se não fosse isso…
Ainda bem que foi do LM , imagine se fosse dependar da tua Ana ou mesmo da nossa prefeita.
Reamente o Lira Maia é tão bom de votos ……………………………
o resultado das urnas reflete o sentimento do povo,principalmente do oeste paraense, infelizmente entrou na mesma barca o carlos martins, que nao tem nada aver com essa pessima governadora. mas num contesto geral santarem saiu ganhando, mesmo perdendo a representatividade(carlos martins), acho improvavel nossa governadora da as caras po aqui nesse segundo turno. será que vem?
Eu acho que vou começar a pedir palpites do Elbio para jogar na Mega Sena….Quanto a vc Tiberio…segundo turno é outra eleição. A Dilma está igual a piada do Joaozinho. Joaozinho chegou na escola e disse pra professora: Lá em casa nasceram 8 cachorrinhos, todos os oito vão votar na Dilma. Dias depois, Joaozinho chega na escola e diz pra professora: Lá em casa nasceram 8 cachorrinhos, 3 vão votar na Dilma. A professora espantada pergunta: Semana passada vc disse que todos os oito iam votar na Dilma. O que aconteceu? Joaozinho responde: Professora, é que 5 já abriram os olhos. A população ja esta começando a conhecer e ver quem realmente é essa Dilma.
Quanto ao~”fisco,acho que vc quiz dizer “FIASCO”.
Tiberio..Tiberio…Tiberio
Chegou tarde……. NÃO ERA FAVAS CONTADAS, pro cavalo Paraguaio????
O Oba oba já era comemorado, ……Bye….Bye Serra….. etc etc etc . Agora Tiberio, vão ter que fazer um Kilo Certinho, porque 950 gramas, NÃO SERVE.
VÃO TER QUE COMER ESSA JACA MANTEIGA……Legal…..Bem feito.
Nada que não foi avisado por aqui…. Ou não?
Poxa Elbio , coitado do Tibério , alivia um pouco , segundo as más linguas as caminhadas solitarias na praia do Pajuçara tem sido mais constante.
De repente o bye-bye Serra ficou engatado , não tá tão facil de dizer .
Arruma prozac para o Tibério .
Pela primeira vez o Tibério escreve um artigo sensato. Com uma exceção: Historicamente, desde a desvinculação do voto, o grupo no poder (seja estadual, federal ou municipal), sempre faz a maioria proporcional, independente do resultado da majoritária. Isso porque os candidatos são sempre secretários, ministros e ocupantes de cargos importantes, que passaram o governo todo construindo uma “network” política, com permanente atividade da máquina, que pavimenta a captação de votos. Chegam nas eleições conhecidos, com grupos políticos amplos e, sempre, montando na máquina. Portanto a maioria parlamentar construída pelo partido ocupante do executivo só é considerada vitoriosa e extraordinária para analistas pouco conhecedores da dinâmica eleitoral.
As vezes uma surra é a melhor maneira para voltar à realidade
Acorda PT!
Tibério não sou analista politico , por isso pergunto e naõ afirmo nessa área ;
O povão que vota não sabia desses probelmas aqui relatados sob o Puty portanto o que isso tem haver ?
E a rejeição da Ana , é muito alta para alguem tão proxima ao presidente .
Enfim , essa rejeição nas urnas nesse primeiro turno não seria fruto da falta de ação do governo do PT no estado ?
Resolveu acordar, Tibério??
Ei JESO,
Será que o TIBÉRIO já está se preparando para pular do barco? qual o motivo?