Vereador revela suposto esquema ilegal de cobrança na Procuradoria Fiscal de Santarém
Vereador Alexandre Maduro: denúncia em sessão online da Câmara de Santarém. Foto: Divulgação/Facebook | Alexandre Maduro

Recém-empossado no cargo, o vereador Alexandre Maduro (MDB) revelou na Câmara de Santarém (PA) um suposto esquema ilegal de cobrança de honorários em vigor na PFM (Procuradoria Fiscal do Município), órgão vinculado ao Poder Executivo.

A denúncia foi feita em sessão por videoconferência da Casa nesta semana. Ele não citou nomes de envolvidos no suposto esquema. Veja o vídeo no final da matéria.

 

Desde 2017, a PFM é dirigida pelo advogado José Olivar. Ele foi reconduzido para o cargo pelo prefeito reeleito Nélio Aguiar (DEM).

De acordo com Alexandre Maduro, a Secretaria Municipal de Finanças está exigindo que se pague honorários, em conta particular do procurador fiscal, antes do contribuinte ter acesso a documentos sobre sua dívida.

— LEIA também: Com 2 ex-vereadores derrotados na área, sobe o nº de blogueiros por metro quadrado

Essa prática, segundo o vereador emedebista, que é pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Gestão Pública, não é a adotada em casos similares pela União ou o Estado do Pará.

Eis o interior teor da manifestação de Maduro sobre o caso.

Maduro protocolou requerimento (nº 092/2021), aprovado à unanimidade, para que 2ª Comissão Finanças, Contas, Constituição, Justiça e Redação, da Câmara de Santarém, elabore um parecer e estudo “com relação aos procuradores da Secretaria de Finanças do Município” sobre esse tipo de cobrança em curso na PFM.

Procurada, a assessoria da Prefeitura de Santarém não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço para o contraponto continua aberto.


📹 Assine o canal do Blog do Jeso no Youtube, e assista a dezenas e dezenas de vídeos.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

11 Comentários em: Vereador revela suposto esquema ilegal de cobrança na Procuradoria Fiscal de Santarém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Manuel disse:

    Parabéns ao Vereador Maduro por estar fazendo exatamente a função para a qual ele e os outros vinte foram eleitos, que é fiscalizar os atos e ações do governo municipal.

  • Maurício lima disse:

    Eu já avisei que a turma que está lá tem forte vocação para a corrupção faz muito tempo !! Quando o Prefeito se der conta estará enrolado até o pescoço !!

  • Manuel disse:

    É bom que nesta legislatura da Câmara tem vereadores que vão dizer NÃO aos caprichos do prefeito, ao contrário da passada quando os 21 só sabiam dizer SIM senhor.

  • Jose roberto dos Santos disse:

    Com a palavra conselho de ética da oab, prefeito nelio aguiar. Se bem que esse procurador do município é defensor ferrenho do Bolsonaro, aí já viu, Santarém acima de todos.

    1. FELIPE disse:

      Eu queria saber o que tem a ver ser defensor do Bolsonaro com qualquer outra coisa?
      Atualmente o povo mistura ideologia com partido e tudo se procura um ‘mi mi mi’ pra dizer que fulano é assim por diz e aquilo outro.
      Engraçando é que se fosse o comentarista sendo julgado iria achar ruim, diria que é perseguição por alguma causa que defende e etc e tal.

      fica a reflexão: arremessar pedra no telhado do vizinho é muito bom, ruim é quando respinga ou volta pro nosso.

      O Brasil está assim pelo fato dos juízes de internet julgarem sem conhecer nada, e fica o esclarecimento que não estou defendendo a Procuradoria e sim rebatendo o comentário nada a ver do leitor.

      1. Jose roberto dos Santos disse:

        Sabe porque meu amigo, porque os hipócritas, gente de bem, os patriotas da marca do Bolsonaro e os defensores dele não passam de enganação, gostam de falar dos erros dos outros e não olham os seus ,e tem mais, não gostam de ser criticados. Esses que enchiam e enchem a boca pra chamar o lula de ladrão são os piores. Reflita

  • Pedro disse:

    O veterno ex-vereador Reginaldo Campos ao assumir a presidência da Câmara de Vereadores caiu na besteira de tirar um agiota de dentro da Câmara. Acontece que o agiota é poderoso e manda mais que o prefeito, acabou com o Reginaldo sem mandato e tendo que amargar uns tempos atrás das grades.

    É bom o novato Alexandre Maduro tomar cuidado com quem ele mexe. Tem gente com muito poder dentro da Procuradoria Fiscal e pode ser que queira fazer com o Maduro o mesmo que fizeram com o Reginaldo.

    1. Manoel Gregório disse:

      Há indícios que o senhor, seu Pedro, é apoiador e beneficiário da cúpula citada. Cuidado que tem que ter, é você!

      Não se corrompa, vereador Maduro.

    2. Jose roberto dos Santos disse:

      Meu caro, quando aparece um vereador pra fazer o papel do vereador, ainda recebe ameaças? Diga quem são esses poderosos.

    3. Joana disse:

      Tem um velho deitado que diz: Quem tem telhado de vidro não atira pedra no telhado do vizinho. O Maduro não é esse santo todo e vai ficar bem quietinho é só esperar. A essa altura o chefe dos dois, do procurador e do vereador, já chamou os dois na chincha para pararem de meninice.

      O Vereador, que esta Maduro, já foi colhido direitinho pelo homem que manda, que já deu um puxão de orelhas no vereador para ele não mexer mais com seu jurídico e parar de graça.

      Só não contavam com a ausência do MP que já entrou na jogada e agora quer saber direitinho dessa história.

      O vereador é frouxo, fez uma denúncia sem citar o nome de quem seria o Procurador beneficiado pelo suposto esquema. Acontece que segundo o Procurador Fiscal Olivar, que parece ter vestido a carapuça solta pelo Madura, disse em suas redes sociais que o Vereador só deu com a língua nos dentes em defesa de interesses próprios.

      Será que é esquema em cima de esquema dentro da Procuradoria Fiscal? Vamos aguardar a investigação do MP para saber a verdade dos fatos.

      Quero ver o Maduro ter coragem de citar o nome do Olivar quando for chamado no MP, vai é ficar caladinho e dizer que ouviu falar que era assim e que não sabe de mais nada.

  • Mario disse:

    Parabéns pela coragem do vereador.