Toninho, um boto que seduz há 11 anos

Publicado em por em Sairé 2010

Foto: Jeso Carneiro
Toninho Araújo, o boto Tucuxi - Foto: Jeso Carneiro

por Giullia Malcher (*)

O reinado dele é longevo: 11 anos. Ou seja, desde que a disputa dos botos na Festa do Sairé começou.

Toninho Araújo, o Toninho das Águas, 33 anos, ao entrar no sairódromo neste ano estará batendo uma nova marca: 12 anos no papel de protagonista dessa ópera cabocla encenada às margens do rio Tapajós, na praia mais linda do Brasil, Alter do Chão.

Turismólogo, ele é o boto sedutor do espetáculo apresentado pelo Tucuxi.

85 kg e 1,79 de altura, seu bailado é inconfundível. Nascido em Santarém, Toninho tem estilo próprio de sedução, sendo por isso reconhecido e respeitado. A longa quilometragem no papel o transformou num ícone, ao ponto de ganhar até música em sua homenagem.

Coleciona fãs, que lhe vem à reboque do carisma e simpatia com quem trata a todos. Tanto fora como dentro da agremiação cultural que defende.

– O nosso diferencial é a união e a amizade que temos um pelo outro. O Toninho é prova disso. O boto é a peça central do nosso festival, ele é o principal personagem da lenda e nem por isso deixa de ser simples e de um caráter incrível – declara Fabiano Alencar, 32 anos, que representa o papel de curandeiro do Tucuxi.

Ana Waghon, a coordenadora do item “Boto homem” do festival, frisa que Toninho deixa para tirar férias do seu trabalho só em setembro, e então se dedicar totalmente à Festa do Sairé.

– Como Toninho trabalha numa empresa de aviação, poderia viajar em suas férias para qualquer lugar, mas prefere ficar, para dar todo seu brilho na sua apresentação – elogia Ana.

Para ele, que ensaia desde do final de julho, 2010 é o ano do Tucuxi. “Com certeza iremos vencer, a vitória será bem merecida”. Vitória com nota 10 no item que ele irá representar pela 12ª vez consecutiva, prevê.

————————————————

* É estudante do curso de Jornalismo/Iespes e estagiária do Blog do Jeso.


Publicado por:

8 Responses to Toninho, um boto que seduz há 11 anos

  • Parabéns belissima reportagem e foto, adorei!!! e claro Toninho merece sempre um grande e maravilhoso destaque, aliás ele é quem bomba no tucuxi………

  • Muito legal o post da Giullia.
    Esse boto faz sucesso pelo carisma, pela energia que passa durante sua apresentação e que cativa o público do Sairé.
    Bom Sairé para todos.

  • É ISSO AEH GAROTA!!!
    CAPRICHE EM SEU TEXTO QUE ESTÁ BOM E SUA MATÉRIA TÁ MUITO BOA!!!
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Eu tenho uma opnião formada deste Toninho como personagem Boto Homem. Pra mim ele não encarna um boto sedutor, é muito dançarino, muito aparecido. O boto homem tem que ser aquele kra sedutor e ao mesmo tempo misterioso, o Toninho não consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo, quando é sedutor não é nada misterioso e vice-versa. É tão aparecido que se impolga fácil e acaba acontecendo alguns deslises, literalmente, já chegou a cair durante apresentação e tudo. Lembro de um ano que caiu de uma altura de mais ou menos 2 metros ou mais… Mas olha kra, continua tentando um dia você consegue encarnar do jeito que deve ser um BOTO HOMEM. E parabéns pelo 12º ano no Festival.

  • Parabéns Toninho,pelo seu trabalho e dedicação no Boto Tucuxi.

    Beijo pro Jeso e Sucesso pra estagiária Giullia Malcher.

  • Quando vejo o Toninho no Sairé me vem a imagem do amigo maravilhoso que nos deixou há muito, seu pai Antonio Walter, o carisma que o Toninho tem com certeza herdou do pai que era uma pessoa muito querida e que todos gostavam… vá com tudo Toninho, vc mereçe ganhar toda glória no Festival do Sairé, sucesso!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *