Qual a melhor candidata a vice-prefeita de Santarém? Pesquisa simula cenário com 4 nomes
Marcela, Maria José, Socorro e Fabrícia

A enfermeira, ex-vereadora e atual diretora do 9º Centro Regional de Saúde/Sespa em Santarém, Marcela Tolentino, é o nome mais forte para uma eventual candidatura a vice-prefeita do município no próximo ano, de acordo com a mais recente pesquisa Blog do Jeso/Doxa.

621 pessoas foram entrevistadas, de 19 a 21 de julho. Eleitores e eleitoras das áreas urbana, onde reside cerca de 70% da população do município, e das regiões de Rios e Planalto.

De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, quase 52% do eleitorado de Santarém é feminino — dados de janeiro deste ano.

 

No levantamento do tipo estimulado, em que os nomes de 4 mulheres foram relacionados, perguntou-se em qual candidato a prefeito o (a) eleitor (a) votaria caso uma delas aparecesse como vice-prefeita na chapa.

A mais mencionada foi Marcela Tolentino (26%). Em 2016, a enfermeira foi candidata ao cargo na chapa encabeçada pelo então prefeito Alexandre Von (PSDB).

Em 2º lugar aparece Maria José Maia (13,5%), vereadora do DEM e irmã do ex-prefeito multicondenado Lira Maia. Ela ocupou o cargo de vice no período de 2013 a 2016, no mandato do ex-prefeito Von.

PROFESSORA

Nesse cenário com 4 mulheres, Socorro Pena, professora universitária filiada ao PT, ocupa a 3ª posição (11%). Ela foi candidata a prefeita nas eleições municipais de 2016. Ficou na 4ª colocação entre os 5 concorrentes ao cargo.

Fabrícia Barrudada (PRTB), pré-candidata a prefeita em 2020, foi a 4ª opção dos entrevistados (7,5%). Ela é esposa do empresário Paulo Barrudada, que vem tido atuação ativa em todas as eleições realizadas no município nos últimos 10 anos.

21,6% da população respondeu que não votaria em nenhuma das 4 mulheres, enquanto que 20% não sabem/não responderam.

https://3.bp.blogspot.com/-tTrGEdYnXQI/XUbr-lh-V7I/AAAAAAAAdYY/Hg3szAU4bLgE18ey-DJzHJnz9IYWIQnQgCLcBGAs/s1600/apoio.JPG
O resultado do levantamento estimulado entre 4 mulheres

— LEIA também sobre a pesquisa: PT, PSDB, MDB e PSL são os partidos preferidos pela população santarena, diz pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *