
A vereadora Thaís Nascimento (PL), em parceria com Associação TEA’S do Xingu, realizou ação social neste final de semana em Altamira (PA) voltada para o autismo. A iniciativa teve apoio do Governo do Pará, através da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa).
A ação foi realizada no shopping Serra Dourada, no sábado (3), com oferta de vários serviços e palestras – entrega de CIPTEA (carteira de identificação da pessoa com TEA), palestra para capacitação de profissionais que atuam com o autismo e público geral, emissão de credencial de estacionamento para pessoas com deficiência, apresentações culturais, entre outras atividades.
- Fraude à licitação: Altamira: MP pede afastamento do prefeito após graves denúncias de vereadora.
“Nosso objetivo é capacitar cada vez mais pessoas para que realizem atendimentos adaptados e sejam replicadores de conhecimento. O atendimento de pessoas com autismo possui especificidades que nós temos que estar atentos, pois isso é fundamental para garantir o bem-estar e a dignidade deles”, disse Nayara Barbalho, coordenadora da Cepa.
Documento fundamental
— ARTIGOS RELACIONADOS
Foram entregues mais de 100 carteiras do tipo Ciptea, “fundamental principalmente em locais em que a gente precisa de atendimento e nós temos que justificar que nosso filho é uma criança atípica. Às vezes em uma consulta, por exemplo, eu preciso pedir que ele seja atendido com prioridade e ouço que ele não tem nada”, explicou Cleide Laura Santos, mãe de uma criança com autismo.

A Feira do Empreendedorismo Inclusivo, espaço voltado para que pessoas com autismo, familiares e associações divulguem e vendam seus produtos também fez parte da programação.
“Quando conheci o projeto, fiquei encantada. Vi como algo muito positivo para Altamira, pois estamos movimentando a economia local e contribuindo com a divulgação dos produtos e serviços ofertados pelas famílias dos nossos TEA’S”, destacou a vereadora Thais Nascimento.
“Agradeço imensamente ao nosso governador Helder e a Drª Nayara Barbalho pelo trabalho espetacular e inclusivo que é realizado em nosso estado. Em Altamira, procuramos sempre fortalecer e trabalhar a pauta da inclusão através do nosso mandato”.

Sonho e impacto
Allana Trzeciak, mãe de autista e presidente da associação TEA’S do Xingu se emocionou ao ver a proporção do evento.
“Quero agradecer a todos que participaram de mais uma ação. Confesso que a feira do empreendedorismo era um sonho e ver as mamães participando e vendendo os seus produtos, que impacta diretamente na vida das nossas crianças, me emocionou muito”, destacou Allana.
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário