Ex-secretário pede “ousadia” para UPA

Publicado em por em Comentários, Saúde

Ex-titular da pasta municipal de Saúde (Semsa) em Santarém, José Antônio Rocha comenta o post Dilma quer mais médicos no país:

Meu caro Jeso,

Blog do Jeso | José Antônio Rocha
José Antônio pede ousadia

Os prefeitos e secretários de Saúde no Brasil têm que ser ousados e destemidos, se não as coisas não avançam no seu município. Tive a felicidade de ser secretário de Saúde no governo Maria II ( primeiro secretário não médico do município) e sou prova viva que se você não se encorajar e tentar sair da mesmice a população padece.

Conseguimos ainda em 2010, no final dos governos Lula e ministro Temporão, iniciar a construção naquele momento da primeira UPA da região Norte e Nordeste do Brasil. A UPA do que falo é a tipo III, a maior da sua modalidade e que tem capacidade de oferecer assistência 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Elas funcionam como unidades intermediárias aos hospitais e ajudam a desafogar os prontos socorros. Apresentam estruturas de até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas por dia, com inúmeras vantagens. O governo federal repassa o valor para a construção e equipamentos de acordo com o porte de cada uma.

Compromete-se, ainda, com o repasse de recursos para a manutenção das atividades, após a inauguração dos serviços. Além de trazermos a UPA III, construída no bairro da Cohab, ainda em 2010 deixamos encaminhado no Ministério da Saúde a UPA da Fernando Guilhon e a UPA da Cuiabá, planejamento estratégico feito na minha gestão ainda como secretário.

No decorrer da propaganda eleitoral obrigatória, a UPA foi bandeira de pelo menos quatro dos cinco candidatos. Defendo a UPA e acho que com um grupo técnico e força política em Brasília dá pra Santarém acompanhar o Brasil no quesito crescimento.


Publicado por:

61 Responses to Ex-secretário pede “ousadia” para UPA

  • As UPAS funcionarão a pleno vapor quando os Médicos cubanos chegarem, tenham certeza.Quanto aos Barcos Abarés, terão Médicos cubanos atendendo diariamente às várias comunidades ribeirinhas.Penso, as técnicas de enfermagem que atendem no interior serão substituidas por Medicos formados, especialistas em Saúde. da Família.A ONG Saúde e Alegria que fazia esse trabalho, será deslocada para países carentes, como por exemplo, africanos.Os países europeus estão suspendendo ajuda financeira às Ongs , algumas, pelo motivo de que o Brasil já tem condições de gerir seus problemas sociais sozinho.Fazemos parte, atualmente, do BRICS.

    1. Imaginem vcs o que não vai acontecer em uma consulta com os médicos importados atendendo a população da Amazônia quando o paciente chegar e dizer:

      “Dr. To com dor na pente……
      Dr. Não desisto a uma semana…….
      Dr. tenho dor na precisão do marido………
      Dr. to com um pereba e uma cuíra pelo corpo……
      Dr. Eu estou baudiando todo dia….
      Dr. Estou com dor nos quartos…
      Nem quero pensar nas respostas dos médicos portugueses….Hora pois! kkkkk
      imaginem os cubanos???????
      Acho que precisamos urgente escrever um manual ilustrado, vamos enviar um projeto pra acessar os recursos federais urgente, ou será que não da mais tempo?

  • Ao invés de Tito Viana, porque não Benedito Guimarães ao prédio da prefeitura????ou deveríamos escolher um político que se destacou entre nós!!!!

  • Jeso, a prefeitura retirou sem planejamento nenhum , a cooperativa que trazia médicos de Belém e tinha em seu quadro a maioria de profissionais de Santarém. Resultado cada médico pra receber seu dinheiro tem que trazer uma empresa” laranja” pra que seja empenhado os plantões e esse profissional venha a receber. Te pergunto isso não esta errado? Cadê aquele MP do tempo da Maria, Aquele Conselho de saúde atuante, aqueles vereadores e vereadora destemidos. Acho que a gestão esta descendo ladeira abaixo.

    1. Meu caro Médico Indignado, não entendí muito bem a sua explanação sôbre Cooperativa, Médicos de Belém e empresa laranja.Como leitor leigo, fiquei confuso.

      1. Esperançoso, a secretaria de saúde possui uma licitação tipo pregão pra fornecimento de médicos para o PSM , principalmente urgência e emergência(que é a carne de pescoço da saúde) como alternativa de suprir aqueles espaços. A empresa que prestava serviço era a COOMEB de recife que recrutava médicos de Belém pra passar principalmente finais de semana aqui fazendo atendimento, dentre esses profissionais de fora, existem vários cooperados médicos de Santarém fazendo o mesmo serviço, inclusive esse mesma cooperativa presta serviço para o hospital sagrada família . Pra resumir, o governo reincidiu o contrato, deve pagar multa a prestadora e mais, ficou sem meios legais de fazer o pagamento mensal dos plantões prestados a secretaria. A única alternativa foi solicitar que cada profissional arrumasse uma empresa sem restrições para que fosse empenhado( não sei de que forma) o valor correspondente a esses plantões dados, na esperança dos médicos santarenos formarem uma cooperativa tapajônica. Entendeu??? Não concordei de receber dessa forma, mais vários colegas pactuaram dessa proposta Ilegal e imoral. Isso meu caro é recurso federal e a secretária não sabe que angú ela vai comer. É só aguardar!

        1. Os enfermeiros, por exemplo e os outros profissionais da saúde concursados em 2008, estão recebendo salario base de 700 e alguma coisa reais, dobrando esse valor com a gratificação, porque os médicos que passaram no mesmo concurso, que por acaso tinha o mesmo salário base, nunca receberam esse salário de fome? E hj no governo do atual prefeito continuam ganhando muito mais….Onde esta o ministério público e os sindicatos de classes, que nada fazer pelos profissionais de saúde? que não são contratados por cooperativas? pois é como eles podem justificar os salários abusivos em Santarém….vamos fazer uma cooperativa de profissionais de saúde de assistência e cuidados, para tentar ganhar salários dignos ao trabalho que são realizados por todos nós na assistência aos pacientes em Santarém, formando o quartel como os médicos fazem, assim talvez seremos ouvidos e bem remunerados.

  • Realmente pneu velho nas praças, substituição do vatapá e pizza por mapará do parazinho pitiú. E demissão de técnicos capacitados por apadrinhados políticos. Começou mal, esta indo mal e dificilmente se arruma. Esse é meu ponto de vista.

  • Se as crianças engolirem espinha de mapará, coitadas a UPA 24 HORAS PARADA de Santarém , nada poderá fazer!!!!

  • Perseguição se fez com a Dra Osmarina Pires do CTA, capacitada desde a época do ex prefeito Lira Maia, governo Maria I e II e demitida pelo governo VON. Osmarina Pires é uma das mais competentes administradora de CTA/AIDS do Brasil. Se nascer uma criança com AIDS em Santarém, filho de mãe portadora . Aí eu vou pro MP contra esse prefeito, porque faz 8 anos que nenhuma criança nasceu com AIDS no nosso município . Há se eu vou!!!!!!

  • A retirada do Abaré de Belterra e Aveiro mostra a falta de parceria entre os três prefeitos( VON, Dilma e Fusica) enquanto isso o povo dos 3 municipios irmãos sofrem. Ignoram que serviço de prevenção, evita que as pessoas adoeçam.

  • Jeso, a perseguição pela SEMINFRA aos empresários do setor comercial continua. O ditado popular ” pros amigos os favores da lei e pros inimigos os rigores” é fato em Santarém, imposto pelo secretário Edilson (Importado do parazinho) e sua trupe.

  • Além dessa UPA parada, precisa-se urgentemente da Volta do Abaré Pras comunidades do Tapajós. O gestor municipal tem que resolver ou arrumar alguém que resolva essa situação.

  • Nosso Posto médico esta prestes a fechar por falta de remédio , médico e material de limpeza. Socorrooooooo.

  • O homem é bom de papo ou não é? Casar com uma mulher bonita , viuva e rica e se eleger prefeito. Bobo de quem caiu no conto do gordo.Kkkkkkkkkkkkkkk. Agora é só esperar quatro anos e que passem rápido

  • Conheço o modus operandis da UPA. É uma válvula de escape para os prontos socorros não se abarrotarem. A população precisa cobrar do conselho de saúde e os gestores entenderem que o beneficio pra população em termo de saúde é incalculável . Só tem perdedores, durante esse espaço ficar parado.

  • A UPA deveria funcionar urgente pra atender principalmente as pessoas do planalto. Faço um apelo ao Deputado Lira Maia que tem transito livre com o prefeito. Vamos deputado, vamos prefeito, por falta de atendimento em minuto, se perde uma vida.

  • Jeso, tem um vereador Pré candidato a Dep. Estadual , que tem medo de tribuna ou seja de falar em público e paga o colega Vereador e também pré candidato com passagens de navio Pra falar em seu lugar. O cabra , ……….PQP ………o quer fazer em Belém ????meu Deus, pagar Mico ou Legislat em causa própria.

  • Não entendo , a Moaçara já foi trabalhada mais de 5 vezes, nesses quatro meses e continua uma M…… no quesito trafegabilidade. ou tem muito combustivel na SEMINFRA e pouco Asfalto. Ou não sei oque passa na cabeça desse secretário. Secretário traga o Asfalto de uma vez e resolva. Ou entregue para o Mario Maues que conhece a cidade e é mais competente que o sr., só o Prefeito que não vê.

  • Me solidarizo a Santarém. Aqui em Ananindeua a UPA funciona a todo vapor, é exemplo de atendimento de emergência. Presionem o Prefeito, botem o conselho de saúde de vcs pra funcionar , Santarém não pode perder essa oportunidade , Ananindeua trabalha a possibilidade de funcionar mais 2 UPAS este ano e correr atráz de mais equipamentos de saúde como a ampliação de academias nas praças que por sinal devem ter aí na cidade de vcs. Abraços

  • A UPA sabe quando vai funcionar? quando chegar os médicos de Cuba no Brasil. Ou seja daqui a 4 Anos !

  • Crianças misturadas com adultos no pronto Socorro tá um caos só. Ali esta um verdadeiro inferno. Só Deus Pra contar nesses momentos dificéis. Prefeito visite o municipal constantemente, porque a Valdenira e Livia só fazem visitas e não trabalham com exclusividade. Falta humanização Pra equipe
    Nova que entrou.

  • Não esperem nada desse governo , além de pneu Velho reciclado. O secretário de infraestrutura importado do Parazinho, se eu não me enganar vai fazer dessa sua bandeira. Vá frente 4 Anos é muito Pra em her os espaços públicos de porcaria.

  • UPA , unidades de saúde, escolas, Porto . Tudo VON tudo parado na cidade. Cadê o secretário importado do parazinho que é um ótimo pintor de pneu velho?

  • O Alexandre Von deveria trocar as siglas UPA – unidade de pronto atendimento 24 horas para UC – unidade de comtemplação 24 horas . Boa idéia se é pra isso que ela esta servindo.

  • Coitado dos agentes de trânsito, estão trabalhando no inverno sem capa de chuva e a secretária Heloisa nada faz pra resolver. Cadê o MP?

    1. MP não lê blog, a população tem que formalizar denúncias, isso vale pra quem esta dentro das secretarias vê dos compras sem processos licitatório, para benefícios de empresários locais, enquanto brigam dizendo que o Von esta beneficiando empresas do Parazinho ele só esta engordando alguns daqui mesmo, mas roubo é roubo, cade os vereadores? Que estão calados demais, minha mãe diz, que não sabe patê Palma e é isso que eles fazem, moção de aplauso, kkkkk e ficam olhando sem nada entender…..
      Por exemplo a pasta da coordenação da licitação na SEMED, da Irene é PMDBISTA, será que a caçada continua aos vermelhinhos? Solta a voz Ronanzinho vc tem potencial…..vc não sabe, mas meu voto foi seu.

      1. Outra pasta forte do PMDB é da coordenação de licitação da SMT, nora do Arnaldo Lopes…..a senhora era braço direito do secretario de saúde da Maria. Hum hum…

  • O prefeito esta acompanhado de lúnaticos, falta só ele chamar o Odair Corrêa, aí a M….. Tá feita.kkkkkkk

  • Quero ver ele tentar a reeleição, se conseguiir não ser cassado até lá. Mentira tem perna curta, as eleições desse ano vão trazer a tona o PSDB do não e os políticos também do não. Muita água ainda vai rolar. Quem viver verá.

  • Não é só a população que esta insastifeita com o caos na saúde. Nós médicos, enfermeiros, ACS, etc….demos Prazo para as secretárias nos darem pelo menos condições de salário. Mais te confesso que a paciência está se esgotando.

  • Jeso, é um absurdo caminhando pro ridiculo a quantidade de obras parada . Te lanço um desafio de informar quantas obras tem parada no municipio, só te garanto que nao são poucas. E dar o direito de resposta ao governo Municipal.

  • Opa!!!
    Aplausos a vc Itaitubense
    Finalmente alguém se manisfestou da forma que eu esperava pois, todos os municípios injetam dinheiro e muito em Santarém. Essa historia de que os municipios visinhos estão ocupando os serviços em Santarém não cola porque se os administradores do PSM não sabem nós,dos municípios vizinhos não recebemos nem um terço dos serviços pelos quais pagamos à Santarém

  • Jeso, deixaram de atender meu vizinho no pronto Socorro q estava com problema no coração, receita ndo apenas dipirona. Resultado não mediram a pressão e o pobre voltou Pra casa Pra morrer. Lembro que a pauta desse Prefeito era melhorar a saúde ou alguém já esqueceu? Prefeito acc oooorrrdddeeee, levante, trabalhe, honre os votos que o sr recebeu. Demita essas secretárias que nada fazem para melhorar a saúde da cidade, dei condições aos médicos que reclamam para os pacientes por melhores condições de trabalho. Nós ficamos e continuamos revoltados com o estado em que a saúde se encontra hoje e pelo jeito esta caminho pra pior.

  • Cadê o Abaré Prefeito Von? só estamos vendo ele atracado na orla da cidade . Enquanto as comunidades do tapajós estão sem assistência. Não tem Abaré, não tem ambulancha , não tem médico, não tem remédio. Voltamos agora a consultar com o pai de santo Pedrinho de Óbidos ou seu Estelino. São eles que nos socorrem.

  • Quero deixar claro a esse governo que o repasse de mais de 2 milhões mês que Santarém recebe Pra manter o hospital Municipal é fruto da pactuação de vários municipios do oeste do pará. Então tem dinheiro de todo mundo, não adianta dar desculpa furadanque não cola.

  • Essa falta de competência já era esperada como o assunto é a área de saúde, temos a lamentar a paralisação das obras de diversas Unidades Básicas de Saúde, entre elas as dos bairros: Interventoria, Santo André, Uruará, Vila de São Braz etc… Obras que demonstram total despreparo do gestor municipal e sua pooooooooobre equipe. Só temos a lamentar e aguardar mais um atraso de pelo menos 20 anos o que estes próximos 4 anos vão representar para o futuro de nosso município.
    Volta Maria!!!!!!!

    1. Onde está a gestão? Von precisamos de ação, esperamos trabalho, ou abriremos um processo de impeachment, pois esperar 4 anos é retroceder, FORA VON. Ou você não acredita no poder do povo? A campanha pelo impeachment está aberta, vamos ao MP porque fatos tem de sobra, falta coragem de nós santarenos…….Se nós queremos estado do Tapajós, a hora chegou, temos que mostrar para o mundo, que gestor que não faz em 6 meses, tem que prestar conta a população e não trabalhar um ano pra procurar erros do governo anterior……IMPEACHMENT JÁ, PRÓ TAPAJÓS, a luta começa agora.

  • Essa é a pura realidade, falavam que a Maria não mandava e agora o menos que manda é o Prefeito. E ele não pode se mexer muito, e nem bater o pé . O presidente da camara é Sobrinho do MAIA e a vice Prefeita irmã. Enquanto isso, seus secretários fazem lambanças com diárias a custa do povo.

  • É fato triste o não funcionamento desse espaço de saúde e lamentavél. Lembro que o Atual Prefeito foi vice por 8 Anos e a única coissa que o seu desgoverno fez, foi botar um cadeado ou vários na porta do PSM. Agora ele recebeu além dessa UPA pronta, um novo Pronto Socorro, um CAPS AD, 5 unidades 24 Horas, abaré I, Abaré II , inumeras unidades de saúde novas etc…..5 meses depois faço um balanço UPA fechada, Abaré IeII parados, falta remédio, falta médico, falta limpeza, falta também dialogo e boa vontade. Ou o Prefeito se mexe ou nós estamos perdidos.

  • Aqui no Mararú o cemitério comunitário não esta suportando a demanda. Pra avacalhar tem uma lagoa que obriga os carros a parar uns 50 metros de distância do portão, isso já esta fazendo 4 meses Acredito que o secretário IMPORTADO do parazinho Sr. Edilson não conhece ainda a cidade em que ele presta serviços.

  • Não é só a UPA da cohab que esta paralisada, nossa unidade de saúde iniciada no governo anterior e a creche do nosso bairro estão criando mato, há 4 meses essas obras não Sabem oque é um Saco de cimento.

      1. Ou o conselho esta omisso ou os gestores não estão respeitando as politicas pública de saúde. Pelo que sei todas as UPAs no Brasil estão em Pleno funcionamento, com excessão a de Santarém. O q esta havendo com a saúde de nossa cidade?

  • Tanta gente morrendo no hospital municipal e a UPA fechada ?? Quanta imcompetência?? Acordam secretárias Valdenira e Livia, botam esse negocio Pra funcionar ou estão com medo dos médicos Das clinicas particulares, seus colegas? Ou pedem Pra sair.

  • Jeso, em baixo da foto do ex-secretário esta grafado José Antonia. Corrija que o cabra é macho. Rsrsrs

  • Jeso, no site do vereador licenciado Mathias jr. Ele cobra ainda em 2011 o funcionamento da UPA do governo MARIA. E agora com o VON comeu abiu. Quem quiser constatar é só procurar no google , mathias jr, acessar seu site e constatar. Fui!

  • Quem disse que não tá funcionamdo tem um Vigia 24 horas por dia, todos os dias da semana. Kkkkkkkkkk

  • Concordo com o José, Moro no bairro da cohab e desde 2010 começaram a construção da UPA e o governo Maria e o secretário Emanoel Silva inauguraram e deixaram pro Von fazer do jeito que ele bem intendesse e lá se vai 6 meses de inauguração e nada de funcionar. O Jatene fez o Hospital Regional e nem porisso o PT deixou de botar Pra funcionar, pense nisso Prefeito e cumpra sua promessas. Não venha alegar que esta rachada, que não tem equipamentos que não vamos aceitar. A UPA tem que funcionar já.

    1. Lamentavél , lamentavél . Ele deve ter Plano de saúde , enquanto nos mortais estamos condenados a ver o descaso. Meus pesames a esse governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *