Malária: leitora denuncia falta de medicamento

Publicado em por em Comentários, Saúde

Da leitora que se assina Joana Darc Maria de Oliveira:

Jeso,

Moro em Crepurizão (Itaituba) e estou escrevendo para o seu blog para denunciar a falta de medicamento para malária aqui.

Há muitas pessoas que estão fazendo exame porque estão com malária, mas não recebem o tratamento. Pergunto: a saúde é um direito nosso? Sei que MP [Ministério Público] de Jacareacanga está tomando providências.

E nós de Itaituba? E as pessoas de Novo Progresso e outros município que não têm como falar porque moram longe e não sabem como denunciar, cobrar?

Outro dia liguei para a Sespa (endemias) e o diretor me disse que não estava nem aí, que procurasse meus direitos, que a imprensa podia divulgar que quem tinha colocado ele lá era um deputado e que ia ficar lá até quando esse deputado quisesse.

Esse servidor deveria estar providenciando o medicamento e não somente se preocupando com seu cargo. Quando visitei a endemias via várias caixas no corredor, perguntei e me disseram que era medicamento vencido. Enquanto vence, aí guardado e vai ser queimado, nós vamos sofrendo com a falta deste aqui.


Publicado por:

6 Comentários em Malária: leitora denuncia falta de medicamento

  • Para Publicação

    Ao Jeso Carneiro e todo público leitor

    Com meus cumprimentos, vimos através deste seu respeitado instrumento esclarecer a população em geral em relação a situação da falta de medicamentos da málaria para os municípios de Itaituba, Novo Progresso e Jacareaganga.
    Após sermos notificados pelo Ministério Público do Município de Jacareaganga, respondemos ao Exclentíssimo Senhor Promotor de Justiça a real situação da falta do medicamneto da malária, pois aconteceu devido o atraso do envio pelo Ministério da Saúde para SESPA-PARÁ, e consequentemente para os Centros Regionais, devido o grande aumento não esperado do número de casos no Estado e a ocorrência de um surto epidêmico da doença em outros municípios, exemplo Anajás, o que prejudicou a regularidade desses envios, nos meses de outubro e Dezembro de 2009, na oportunidade esta Regional solcitou ao nível central apoio de medicação para a malária, afim de combate imediato.
    Em Janeiro de 2010, esta Regional através de seus Diretores, conseguiram regularizar a dispensação da medicação a esses municípios. informo também que o Vereador de Itaituba Peninha, esteve na divisão de endemias buscando informações, e a direção dessa divisão foi muito cordial e lhe apresentou a real situação da carência de medicamentos e na oportunidade a direção do 9º CRS, comprometeu-se em 10 dias enviar o referido medicamento, fato este atendido pelo níivel central da SESPA-ENDEMIAS.
    Esperamos estar satisfazendo o questionado neste blog, bem como agradecemos pela publicidade de nossa administração a qual é voltada para a população, conforme orientação do GOVERNO DO ESTADO.
    Quanto ao Diretor da Endemias, gostariamos que a pesoa que acusou-lhe de mal atendimento, fizesse uma denuncia na ouvidoria do SUS ou da SESPA para apuração, pois este GOVERNO junto com esta administração não compactua com mal atendimento.
    Esperamos estar satisfazendo a população em geral e colocamo-nos a inteira disposição da sociedade para quaisquer esclarecimentos.
    Cordialmente
    Direção do 9º CRS

  • Poxa que pena, eu tambem estou comedo dessa situação, eu trabalho com vendas na região dos garimpos, e todos os meus colegas estão doentes, e ninguem faz nada, essa governadora Ana Burra, deveria dar mais atenção a essa situação, morreram dois amigos meus, tenho certeza que foi de malária, morreram amingua sem atendimento nenhum, mando aqui a minha indignação, nos temos que mudar isso no voto, pôs eles agora soquerem saber de votos e não de se preocupar com as pessoas, vamos tirar essa governadora com essas deputados suga sugas daí!!!!!!!!!!

  • O nome do deputado é Antonio Rocha.Os nomes dos Chefes lambisgóias são estes ditos pelo Jeso.Infelizmente no acordo eleitoral,a 9ª regional da SESPA quem deveria indicar era o PMDB,aí este peçonhento deputado é quem ficou responsável pela indicação.

    1. Guilherme, o PMDB, do qual o deputado Antônio Rocha faz parte, é da base de sustentação do governo Ana Júlia. Ele, como integrante do partido, teve direito de fazer as indicações políticos entre os que lhe são aliados. É como cá em Santarém, em que o PMDB é quem apita na pasta da Saúde, via José Antônio Rocha.

  • Caro Jeso.
    A leitora esta corretissima. Na região Garimpeira de Itaituba, estão todos à Míngua, pois já fazem meses que estamos por aqui sem remedios para Malaria. Trabalho em uma empresa de Mineração e tenho acompanhado este descaso da saude publica na região; em Jardim do Ouro por exemplo, ja fazem mais de 02 meses que esta sem remedios para malaria (de um dos tipos dela-não sei qual) sendo que tivemos que comprar nas farmacias de Itaituba, isso mesmo, COMPRAR o medicamento para malaria e inclusive nas famacias também já não dispõe deste medicamento. Interessante é que Nenhuma Autoridade daqui se manifesta, nem vereador, prefeito, pessoal da saude, imprensa local etc… Chega a ser VERGONHOSA a situação, pois como pode uma região garimpeira tão grande como esta ficar sem remedios justamente para a doença mais comum nesta região. É inaceitavel…

  • Leitores do blogs, os números 1 e 2 da Sespa/9º Centro Regional, Edson Ferreira e Esequiel Aquino, respectivamente, bem que poderiam dar explicações à leitora sobre essa falta de medicamentos em Itaituba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *