Agência Pará
O caminho para a cura do Alzheimer, doença degenerativa cujo sintoma primário é a perda de memória, pode estar aqui no Pará.
Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) descobriram uma substância presente no Cumaru, planta típica da região amazônica que mostrou propriedades neurogênicas e, segundo a pesquisa, ao ser aplicada de forma intravenosa induz as células-tronco, que são responsáveis pela produção de neurônios, a induzirem a formação de novos neurônios.
Leia também:
Sanclin investe R$ 3 milhões em nova máquina.
O resultado da pesquisa, além de apontar um tratamento para diminuir o declínio cognitivo das pessoas afetadas pelo Alzheimer ou demência, também acena para o desenvolvimento de uma nova economia para o Pará, como fornecedor de matéria-prima e sede de laboratórios farmacêuticos e fitoterápicos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alberto Arruda, contou que a substância foi patenteada nos Estados Unidos, e que essa patente é dividida entre o Governo do Estado e a UFPA.
Leia mais em Planta amazônica pode ser a chave para a cura do Alzheimer e base para polo farmacêutico no Pará.
Acho um absurdo o derrubamento de plantas medicinais ate pq eh delas que se extrai a cura de varias doenças isso pra mim eh um crime ambiental
Essas notícias são raras no nosso país. Quem dera, aquelas muitas manchetes diárias sobre a desgraça na saúde, segurança e ética, na pior fase da história que o País já atravessou, dessem mais espaço para notícias como essa. Tomara que nas Universidades existam, também, mais espaço para a pesquisas ao invés de acirradas refregas ideológicas.
Esta é mais uma prova de que em se tratando de nossa (irresponsável, ambiciosa, entreguista, inescrupulosa e assassina) economia de exportaçao madeireira, estamos invertendo a lógica do capitalismo e vendendo lebre por gato!…
Quantas e quantas árvores de cumuru já foram derrubadas e exportadas como madeira a preço de banana?…
Defendo a imediata proibiçao da derrubada do CUMARU, COPAIBA, ANDIROBA, PAUDARCO, E TODOS AS ESPÉCIES QUE PRODUZEM RESINA TIPO BREU…
Cadê o Ministério (ou Mistério?) do Meio Ambiente?… Será que nao tem ninguém aí que entende de Amazonia?
Ou vcs estao com um monte de amazonólogos tipo daqueles que aceitam comer um churrasco de avium?