Saúde: Santarém entra em situação de emergência

Publicado em por em cidade, Saúde

HMSCom data do dia 18 (segunda-feira), mas só tornado público hoje (20), o prefeito de Santarém, Alexandre Von (PSDB), assinou decreto (nº 237/2013) em que declara o município em situação de emergência na área da saúde.

O decreto tem efeitos retroativos a 7 de janeiro – 7 dias depois dele ter assumido o cargo. Tem vigência de 90 dias.

Neste link, a íntegra do decreto.

Entre as 11 razões enumeradas pelo prefeito para tomar essa decisão, está a “insuficiência de insumos, medicações e descartáveis na rede municipal de saúde, inclusive para suprimentos das demandas do Hospital Municipal”.

Também relata que o HMS (Hospital Municipal de Santarém) não “conta com número suficiente de ambulâncias, e devido o grande número de atendimentos, passa por dificuldades de funcionamento, manutenção e abastecimento”.

E ainda: que “um número significativo de pacientes que são transferidos para a capital do Estado e lá evoluem a óbito, são trazidos de volta, às expensas do município, o que importa em grande dispêndio de recursos, fazendo com que, atualmente, não haja mais cobertura para pagamento de transporte funerário”.

Leia também:
Prefeito do PSDB ignora morte de Almir.


Publicado por:

27 Comentários em Saúde: Santarém entra em situação de emergência

  • Olha só o MALA SEM ALÇA que nossos manos elegeram. Muitas cagadas à vista. É só esperar pra ver.

  • a izocalândia tá se acabando aos poucos !!!! o futuro é Altamira !!! ô lugaerzinho ruim de se viver meu !!!

  • Só para constar: Dia 9 de dezembro de 2012, dia do Recirio de Nossa Senhora da Conceição, sofri um pequeno acidente domestico. Procurei o pronto socorro municipal, e o medico receitou a sutura do local e diclofenaco….. Neste dia, fiz apenas a sutura, pois a enfermeira do plantão informou q não havia o diclofenaco para injetar….

    E segundo um médico informou depois, o tal diclofenado, é um rémedio basico do basico.

  • So pra efeito de conhecimento tanto do blogueiro quanto dos comentaristas nenhum hospital em santarem publico ou particular possui ambulancia. isso sobrecarrega o samu que vive tranportando doentes pra exames e atende mal nas ruas, sendo que seus funcionarios vivem de status de trabalhar no samu mas recebem apenas 700 reais de salario.

  • Empresário, pode esperar sentado que tu não vais ver os convites para licitação para compra de medicamentos. O atual Prefeito está comprometido com seu ex-sócio (IORGUTE), que é fornecedor de medicamentos e investiu muito na sua capanha. Não é CARA DE PINTO?

  • Os comentários nas ruas dão conta que o prefeito decretou situação de emergência, para entregar a Secretaria Municipal de Saúde ao Rogério Cunha, que na verdade é quem manda na Semsa. Faz o seguinte Alexandre chama teus amigos Bruno Moura e Erick Jennings para comandar a pasta, não eram eles que tinham solução para todos os problemas de saúde na cidade? Cadê a turma de médicos que te paparicava e garantia que iriam dar solução a todos os problemas da saúde em Santarém? Onde estão? Já pularam da tua canoa, Von. Levanta da rede a vai trabalhar um pouco.

    1. nada a ver esse teu comentario Barao… tsc tsc
      A area da saude ja ia de mal a pior… ou melhor, a saude ja estava na uti ha muito tempo. Acho que o prefeito errou em demorar a decretar estado de emergencia, pois ja era notorio a falta de pessoas e medicamento para atender a demanda. Os amigos Bruno Moura e Erick Jennings continuam dando total apoio ao Von, mas permita-me me dizer que o PT deixou a pasta numa situaçao em que nao ha a menor possibilidade de ser resolvido em 2 meses. 8 anos de merda nao serao corrigidos em 2 meses, entendeu ou quer que desenhe?

    2. Não acredito que o Prefeito vá entrar nessa de favorecimento a empresário do ramo farmacêutico.O Sr Rogério é um cidadão corretíssimo, ganha dinheiro trabalhando.Certa vez encontraram medicamentos do SUS EM SUA CLÍNICA,VENCIDO.Parece que foi uma armação dos invejosos e caluniadores.Me falaram que na Clínica Albany tem-se praticado atendimentos filantrópicos, pouco se propaga.Penso, a calúnia é a arma dos invejosos e recalcados.Essa do Prefeito favorecer a empresário do ramo farmacêutico não tem a menor possibilidade.Vamos dar tempo ao tempo, Deus queira que o Von não se macule andando e convivendo com indivíduos suspeitos de improbidade.

  • O prefeito Alexandre DBom,com seu metodo de administrar kamikase ta parecendo mais um boneco de Olinda,no primeiro dia de trabalho foi no pronto socorro,abraçou,carregou muleque cagado de caganeira e sorriu no canto da boca,agora diz que ta ruim e decreta estado de urgencia,gentalha psiuuuu.ei….gentalha..quero ver daqui um ano ele ir lá…duvido pois vai estar a mesma coisa,e a limpeza na rua?andando como um capataz..kakakakaka…gentalha tenho pena de vcs tapuio..gentalha feia….vou contar Santareno e gente feia e metida kakakakakakak

    1. Preconceituoso, baixo e insensato o comentário dessa paraense Kara Pinto que deve ser “linda”, já imagino até a foto. Jeso, por favor, não permita comentários desse naipe, pois nós Tapajônicos não merecemos ler esse tipo de asneira, aliás essa turma preconceituosa teve oportunidade de se livrar o Tapajós e disse não, agora ficam nos hostilizando, qual é?

      1. BG, esse é o nível das críticas dos anti-tapajônicos, em sua grande maioria. Salvo, honrosas exceções.

  • Fiquei me perguntando o que na prática isso significa?
    Pois bem, achei algumas respostas por ser um decreto de emergência, vejamos:
    1. permite ao governo contratar médicos e profissionais da saúde sem concurso público;
    2. a medida autoriza ainda a compra de remédios, equipamentos e serviços da área médica sem processo licitatório (prevista no art. 24, IV da Lei de Licitações e Contratos Administrativos).
    Vamos aguardar cenas do próximo capítulo…antes de tirar qualquer conclusão.

  • Mas a Maria disse que deixou 40 milhões, como é isso? Pra onde foi esta grana Jeso????

  • Jogada ensaiada do Prefeito. Demorou demais para tornar publico tal decreto. Quer enganar quem?

  • Essa PORCARIA de prefeito ainda nem completou 60 dias de governo e já está arranjando justificativas para não fazer seu dever: GARANTIR SAÚDE A POPULAÇÃO SANTARENA.

    Durante a campanha eleitoral esse M… meteu pau no antigo governo, sempre se referindo à saúde, que iria melhorar, construir novas unidades de atendimento, adquirir insumos para HMS, e agora vem com essa DESCULPA ESFARRAPADA!!!

    Ta na hora dos seus paus mandados, CORRUPTOS, começarem a trabalhar, porque até o momento quem tá tocando os serviços da prefeitura em todas as secretarias são os servidores do antigo governo, os quais sofrem pressão dos secretários e seus subalternos TOTALMENTE PERDIDOS.

    Estamos bem F****** com esse governo!!!

  • Muito curioso. Antes de Von assumir a prefeitura, colocou uma equipe de transição, integrada por atuais secretários e coordenadores de governo para “tomar pé” de como receberiam o poder Executivo Municipal a partir de 1º de janeiro de 2013, e só no segundo mês de governo, após nomear e empossar duas secretárias de Saúde, é que VON percebeu que o estado era de emergência neste setor? Só agora justificar o Decreto de Emergência por falta de insumos, macas, ambulâncias… no Hospital Municipal, se o assunto foi tão explorado durante a campanha eleitoral por ele? Isso é um absurdo. Esse governo tem sido muito inerte e quer, após denúncias que começam a encher as pautas da imprensa sobre esse desgoverno, justicar seus atos (ou omissões), pois até agora, não colocou nada em prática do que prometeu. Digo justificar no sentido de “tapear” a população sobre a recente notícia de que, medicamentos vencidos haviam sido encontrados ontem(19 de fevereiro) no hospital Municipal, e que a administração de VON não tomou a atitude de, ainda no primeiro mês de governo, incinirar os mesmos. AGUARDEM. O PIOR PrA STM NESSA GESTÃO DE VON SERÁ RECORD

  • Espero que a competência e preparo “de uma vida”, alardiados durante a campanha municipal, apareça em algum momento e esse prefeito consiga ao menos se achar dentro das estrutura municipal e para de prejudicar ainda mais a população Santarena com sua inércia.

  • A situação no Hospital Municipal de Santarém é calamitosa,falta tudo , mesmo assim o Prefeito fez contratação de Enfermeiros e Médicos, estes novos Médicos ficam fiscalizando os Médicos antigos .Na Enfermagem não é diferente.Se fosse Médico ou Enfermeiro negar-me-ia em ficar colocando a vida de pacientes el alto risco.Essa história de pacientes irem a Belém, falecerem e voltarem às custas do erário público municipal , onerando a SEMSA, não entendo .O que sei, o Hospital Regional tem absorvido muitos pacientes de Santarém, principalmente HMS, outras localidades também enviam muitos enfermos.Outro fator de grande relevância para tornar o serviço público catastrófico é o grande número de pacientes vindos de outros municípios, seus gestores não se dispõem a investir no tratamento de saúde de seus munícipes.

  • Prefeito, tenha a humildade de vir a público e dizer que V. Excia.pisou na bola na escolha do seu secretariado, senão vejamos: Saúde (estado de emergencia), Sema (só lambança), SMT (estão em dúvida se é a igreja da paz ou uma secretaria), SEminfra (só falta o senhor trazer de Belém o Sandro Matos). Tenha DÓ!!!!

    1. Torcedor, você esqueceu de falar do estudio, ops, quero dizer da secretaria de cultura, que com tantos “músicos” parece um estúdio de gravação.

  • O pior ainda está por vir, pois algumas coordenações e assessorias da saúde estão nas mãos e sob o poder repressivo de pessoas que nao estão comprometidas com a saúde e sim com seus “afilhados”. É perceptivel isso nas atitudes de duas SENHORAS (assessora e coordenadora) que, segundo parece, foram ali postas para colocar no olho da rua profissionais que sempre contribuiram muito com a saúde do nosso municipio. O impressionante é que de acordo com suas atitudes, parecem estar mais acima que a secretária de saúde e sua adjunta, que por sinal merecem elogios pela forma de como tem recebido os que as procuram. Atitudes de assessores e coordenadores que agem assim fazem com que as pessoas trabalhem desistimuladas, sob pressão e com medo. Até quando vamos viver esse tipo de situação em SANTARÉM, NO BRASIL???

  • Jeso, decreto com data retroativa?., não seria pra corrigir erros ja cometido?, tipo,. justificar ausencia de licitação, por exemplo?

      1. Jeso, ouvi falar que os processos licitatórios da prefeitura estão sendo feitos todos fechados com as empresas que apoiaram a campanha do von, isso é permitido?

        Pergunto, porque desde o inicio do ano, quase que diariamente tenho ido a prefeitura verificar os convites de licitação, mas até o momento não vi nenhum. Sendo que, no antigo governo os convites de licitação ficavam afixados no mural da prefeitura.

      2. Jeso o argumento da tatiana procede, esse decreto abre caminho para dispensa de licitação, e com data retroativa, volta ao fato gerador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *